sábado, 4 de agosto de 2012

Chico entra para encurtar a marcação do Coxa e impedir toque de bola do Flu

Chico e Anderson Aquino no treino do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Chico comemora a chance de poder atuar como
volante (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)

Uma mudança no meio-campo do Coritiba chamou a atenção no treino de sexta-feira, quando o técnico Marcelo Oliveira definiu os titulares para enfrentar o Fluminense, no domingo. O treinador sacou o volante Júnior Urso e vai promover Chico a titular. A opção é uma forma de dar maior poder de marcação antes da primeira linha de quatro, já que a opção tática foi em manter somente dois volantes dentro de casa.

Oliveira diz que a opção por Chico não é retaliação ao futebol de Urso. Ele argumenta que os dois jogadores canhotos têm uma características parecidas, mas a escolha é pela necessidade de encurtar o espaço do adversário, além do bom poder aéreo defensivo.

- O Chico é um jogador experiente e tem boa técnica. Chegou ao clube e teve um período de adaptação, um pouco fora de ritmo, mas já participou de algumas partidas. Temos confiança de que ele pode agregar. Uma exigência nossa para que ele possa encurtar a marcação e ter uma defesa mais efetiva. Um jogador canhoto que entra na vaga de outro canhoto, que vinha jogando bem. Não modifica muito a forma de jogar.

Eu gostei da disposição dele. Foi guerreiro e brigou muito pela bola, principalmente de cabeça"

Marcelo Oliveira

O treinador alviverde ainda preferiu não fazer avaliações baseadas nas últimas atuações do jogador, principalmente na derrota para o Grêmio, pela Sul-Americana, em que o campo alagado foi o grande obstáculo.

- O último jogo é difícil de fazer avaliação técnica e tática, pois não tinha condição de jogo. Eu gostei da disposição dele. Foi guerreiro e brigou muito pela bola, principalmente de cabeça. É um potencial que ele tem.

Chico comemora a possibilidade de atuar como volante, que é a sua posição original. Desde que chegou ao Coxa, o jogador foi constantemente improvisado no lado esquerdo suprindo a ausência de Lucas Mendes.

- Fazia tempo que eu não jogava nessa posição e lateral tem que ter muito entrosamento com a equipe, mas eu fiz bons jogos, assim como fiz outros não tão bons. O importante agora é que eu tentei ajudar e fiz o meu melhor.