quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Liga dos Boleiros: Rodrigo desbanca Caio Ribeiro e fecha julho na liderança

O zagueiro do Vitória Rodrigo venceu a disputa de julho da “Liga Boleiros - oficial” no Fantasy Game Cartola FC SporTV. Ele fechou o mês à frente do ex-jogador e atual comentarista Caio Ribeiro, com o qual travou intensa disputa ao longo dos últimos dias. O resultado foi de 434.58 pontos para o "R4 Futebol Clube" contra 404.3 do "caioba team". Após 13 rodadas do Brasileirão já disputadas, Rodrigo também leva a melhor na disputa geral, com a vantagem de 774.82 contra 762.12 na classificação do campeonato.

rodrigo vitória (Foto: Eduardo Oliveira/Tv Bahia)O céu é o limite: Rodrigo venceu a disputa de julho da Liga dos Boleiros (Foto: Eduardo Oliveira/Tv Bahia)

Outros jogadores trocaram de posição na disputa final do mês. O "PrasSempre Vasco", do goleiro Fernando Prass, roubou a quarta colocação do "Taiúva City FC", do atacante Jonas, do Valência. O "Athletic Maestro", de Paulo Henrique Ganso, do Santos, e o "JC Soccer Talents", do zagueiro João Carlos, do Anzhi, da Rússia, também subiram uma posição.

Apesar de não ter conseguido chegar à frente de Rodrigo no mês e no geral, Caio Ribeiro foi o cartoleiro que mais pontuou na liga na última rodada: fez 88.53 pontos contra os 69.17 do zagueiro. O "caioba team" tinha entre os jogadores o maior pontuador do fim de semana, o atacante Luis Fabiano, que alcançou 28.40 pontos, além de Ayrton, do Coritiba, Andrezinho, do Botafogo, e Moisés, da Portuguesa, jogadores que tiveram boas marcas.

Na disputa geral, o time do goleiro Fernando Prass pulou para a quarta posição, ultrapassando o "Vai denovo FC", do zagueiro Betão, do Dínamo de Kiev, que fechou o mês apenas na nona posição. Por outro lado, Túlio Maravilha segue na lanterna da Liga dos Boleiros. O artilheiro não escalou o time "Túlio Maravilha1000" em nenhuma rodada.

Veja abaixo a classificação final do mês de julho:

Liga Boleiros (Foto: Reprodução)



Veja os resultados desta terça da Sul-Americana, Série B e de estaduais

01/08/2012 00h09 - Atualizado em 01/08/2012 00h09

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar




Oliveira justifica ausência de titulares em razão do desgaste de jogadores

Kleber Gladiador contra o Coritiba (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Marcelo Oliveira optou por colocar um time misto
contra o Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

O técnico Marcelo Oliveira relacionou a força máxima do Coritiba para viajar para Porto Alegre. Mas, na hora de montar a escalação, preferiu deixar alguns titulares em banco. Entre os onze jogadores Chico, Gil, Everton Ribeiro e Roberto apareceram como surpresas no estádio Olímpico, na derrota por 1 a 0 contra o Grêmio. Com isso, Willian, Lincoln, Robinho e Leonardo permaneceram no banco de reservas.

Em entrevista coletiva, o técnico Marcelo Oliveira argumentou que a opção de poupar alguns atletas foi em razão da maratona de jogos em julho. Nos últimos 30 dias, o Coritiba disputou dez partidas em três competições: Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sulamericana.

- Nós jogamos três jogos em sete dias. São jogos difíceis em que o jogador se desgasta muito e agora tem um exame que tem o desgaste e recuperação dos jogadores. Além disso, optamos por jogadores que já jogaram.

Além de justificar com o desgaste, Oliveira lembra que os substitutos estão no mesmo nível dos titulares e que não interferiram na derrota. Segundo o comandante coxa-branca, se repetisse a escalação, poderia ter problemas futuros.

- O Everton Ribeiro jogou recentemente, o Demerson estava jogando, o Gil participou da final da Copa do Brasil e o Urso praticamente entra em todos os jogos. Estava absolutamente tranquilo. Isso não tem nada a ver com o resultado. Talvez, se colocássemos jogadores desde o início, teríamos lesões e uma consequência pior no Brasileiro.

Durante o segundo tempo, apenas o volante Willian e o atacante Leonardo entraram em campo na vaga de Everton Ribeiro e Roberto, respectivamente.



Com Olímpico encharcado, Coritiba tenta mudar a estratégia em campo

O primeiro duelo do confronto entre Coritiba e Grêmio foi prejudicado pela péssima condição do gramado do estádio Olímpico. As duas equipes não conseguiram praticar um futebol com a principal característica dos times sulistas: o toque de bola. Cada vez que alguma equipe tentava carregar a bola em velocidade, o lance era bruscamento parado nas poças de água.

A solução coxa-branca foi evitar o toque de bola e soltar a bola através de chutes fortes. Na frente, os atacantes Everton Costa e Roberto serviam de receptores e tentavam surpreender a zaga gremista. As melhores opções foram nas falhas do adversário, que se complicava com o campo pesado, e nos chutes de fora. No segundo tempo, o volante Gil arriscou de fora da área e passou rente à trave esquerda do goleiro Marcelo Grohe.

Grêmio x Coritiba, pela Copa Sul-Americana (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Grêmio x Coritiba, pela Copa Sul-Americana (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

A partir dos 17 minutos, o técnico Marcelo Oliveira intensificou o setor de marcação no meio-campo e cortou a ligação criativa do Coxa. Um dos motivos era a impossibilidade de criação e a constante ligação direta entre defesa e atacante. Para isso, o treinador trocou o meia Everton Ribeiro pelo volante Willian e montou o time com quatro volantes em campo. No ataque, trocou Roberto por Leonardo.

Não tinha que fazer nada a não ser entrar com um time e tentar jogar a bola na área"

Marcelo Oliveira

O treinador coritibano ressalta a impossibilidade de jogar em um gramado cheio de poças e que a jogada do time vencedor seria decidida em uma bola parada. Por isso, ele preferiu colocar o quarto volante e reforçar a marcação, já que não tinha como tocar a bola.

- Com esse tipo de campo encharcado, o time não consegue fazer um jogo técnico. O jogo foi acirrado e que sabia que seria decidido em uma bola parada, para qualquer um dos dois lados. (O campo) prejudicou os dois, não aconteceu um jogo de passes, de jogadas técnicas. Nós tínhamos no banco o Lincoln, o Robinho, mas eles não iam conseguir jogar. Não tinha que fazer nada a não ser entrar com um time e tentar jogar a bola na área. Lamentamos, mas tenho confiança que podemos reverter.

Com a entrada de Willian, Gil e Júnior Urso ficaram mais livres para descer e apoiar o ataque. O jogador conseguiu até criar uma boa jogada, mas o goleiro gremista conseguiu segurar a bola com firmeza.

- Acho que melhorou, pois o Urso se soltou mais. Se olhar, o Gil é um segundo volante que sai bastante também. Poderia ter feito mais uma substituição, colocar o Primão que se adaptaria a esse campo, mas o Emerson se machucou. Não tinha muito jeito de jogar. O Elano também não jogou,o Kleber não jogou.

O Coritiba recebe o Grêmio e decide a vaga no dia 23 de agosto, no estádio Couto Pereira. Para consgeuir passar para as oitavas de final, o time paranaense precisa vencer por dois gols ou mais de diferença.

Temporal em Grêmio x Coritiba (Foto: Hector Werlang / GLOBOESPORTE.COM)Gramado do Olímpico prejudicou as equipes em campo (Foto: Hector Werlang / GLOBOESPORTE.COM)



Sob temporal, Grêmio supera Coritiba na largada da Sul-Americana

Kleber Gladiador contra o Coritiba (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Kleber tenta superar marcaçao do Coritiba
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Sobrou água, faltou futebol. Este paralelo resume o que aconteceu, na noite desta terça-feira, no Olímpico. Sim, porque o que se viu não lembra nem de longe uma partida de futebol. Melhor para o Grêmio que soube se adaptar melhor ao gramado encharcado e, com um gol de André Lima, venceu o Coritiba por 1 a 0 no jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana.

O resultado deixa o time gaúcho em vantagem para avançar às oitavas de final. Joga por nova vitória, empate ou derrota por um gol desde que marque um. O paranaense precisa derrota-lo por dois gols. Se repetir o placar, a decisão vai aos pênaltis.

Antes de decidirem quem passa de fase, dia 23, às 19h30min, no Couto Pereira, os times volta a disputar o Brasileirão, domingo, às 16h, jogando em casa, pela 14 rodada. O Grêmio recebe o Bahia e o Coritiba, Fluminense.

Bola ao alto

O scout do jogo bem que poderia ter uma nova estatística: a de tempo de bola no ar. Afinal, este foi o expediente usado pelos jogadores para amenizar o prejuízo do campo encharcado. Chovendo desde as 16h em Porto Alegre, o gramado do Olímpico não resistiu. As inúmeras poças de água impediram tudo relacionado a uma partida normal de futebol.

Como o árbitro Ricardo Marques Ribeiro (MG) deu condições de jogo, a troca de passes, os dribles, tentativas de lançamentos e desarmes foram trocados por chutões, chutões e mais chutões e escorregões, escorregões e escorregões. Os atletas devem ter ficado com torcicolo, afinal, passaram bom tempo olhando ao céu para tentar se posicionar a receber a bola.

Neste contexto, a estratégia de poupar jogadores com desgaste se revelou acertada: o tricolor Zé Roberto e o coxa-branca Pereira. E o Grêmio, apesar da baixa de última hora de Marcelo Moreno, se adaptou melhor. Teve a primeira chance, aos três minutos, após Elano cobrar falta e Gilberto Silva desviar para fora. Embora a resposta imediata, três minutos depois, com Ayrton no mesmo fundamento obrigando Marcelo Grohe a fazer grande defesa, o Coritiba pouco ameaçou. Adotou postura defensiva. E sofreu pressão. Souza, Elano e Marco Antonio, em finalizações de fora da área, quase abriram o placar.

Gol salvador

O intervalo deu pinta que renovaria o futebol. A chuva diminuiu em intensidade. Mas... logo ao começar o segundo tempo, voltou a carga de antes da partida. Luxa, então, trocou Marco Antonio por Léo Gago.

A aposta aumentou a força física, porém, foi o Coritiba quem passou a atuar melhor. Com postura mais ofensiva, ameaçou com Roberto, em chute de fora da área, aos 12 minutos. Só em uma arrancada de Kleber com chute para fora o Grêmio voltou a ameaçar.

Então, aos 26, o Grêmio voltou a apostar na bola aérea. Léo Gago cobrou escanteio, e André Lima subiu mais do que a zaga: 1 a 0, gol de cabeça, típico de centroavante.

Marcelo Grohe ainda faz boa defesa em chute de Leonardo. E foi só à exceção de mais erros de passes, finalizações e lançamentos. O Grêmio largou em vantagem na Sul-Americana.



terça-feira, 31 de julho de 2012

Coritiba reclama da chuva e do gramado do Olímpico

LANCEPRESS!
Publicada em 31/07/2012 às 23:50
Porto Alegre (RS)

Muita chuva e pouco futebol. Assim foi a partida desta terça-feira no Olímpico. Mesmo assim, o Grêmio conseguiu superar o Coritiba e abrir vantagem na Copa Sul-Americana. Por parte do Coxa, críticas ao fato de o jogo não coseguir fluir. O técnico Marcelo Oliveira foi um dos que reclamou.

- Com essa chuva fica muito difícil de jogar. O toque de bola não existiu - disse o comandante.

Quem também reclamou da situação do estádio foi o lateral-direito Ayrton, que ainda lembrou da sequência de jogos que o Coxa vem tendo.

- O gramado está bem pesado. Nós viemos de uma sequência grande de jogos e está encharcado. Fica difícil para carregar a bola - comentou.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 23, às 19h30, no Couto Pereira. Os gaúchos podem perder por um gol, desde que balance a rede adversária. Já o Coxa depende de uma vitória de dois gols para sair classificado. Se vencer por 1 a 0, a disputa será nos pênaltis.



Sob forte chuva, Grêmio vence o Coritiba no Olímpico

LANCEPRESS!
Publicada em 31/07/2012 às 23:12
Porto Alegre (RS)

A forte chuva bem que tentou dificultar a vida de Grêmio e Coritiba, na noite desta terça-feira, no Olímpico. E até conseguiu. Todavia, mesmo em um gramado prejudicado, André Lima fez de cabeça e deu a vitória e a vantagem de 1 a 0 para o time da casa, no jogo de ida da segunda fase da Copa Bridgestone Sul-Americana.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 23, às 19h30, no Couto Pereira. Os gaúchos podem perder por um gol, desde que balance as redes do adversário. Já o Coxa depende de uma vitória de dois gols para sair classificado. Se vencer por 1 a 0, a disputa será nos p

O JOGO

Assim que rolou a bola era fácil perceber que os dois times teriam dificuldade com o gramado do Olímpico. Com muitas poças de água, era clara a dificuldade para conseguir trocar passes e conduzir a bola. Mesmo assim, tanto Coritiba quanto Grêmio tiveram chances de marcar no início.

Em cobrança de falta de Ayrton, os visitantes quase abriram o placar, mas Marcelo Grohe defendeu e Souza afastou. Pouco depois, o mesmo Souza soltou uma bomba para o gol do Coxa e Vanderlei operou um milagre. Depois disso, no entanto, poucas chances de gol para as duas equipes.

A sequência do jogo estava claramente prejudicada pela chuva que encharcava o gramado. Ainda assim, era o Grêmio que tinha um domínio maior. O time, no entanto, resumia seus ataques em cruzamentos na área ou chutes de fora da área. E no primeiro tempo, nem um nem outro resolveu.

Ao Coritiba, restava se defender e sair em contra-ataques. Porém, era difícil conseguir chegar ao ataque. Por causa disso, os paranaenses sequer conseguiram dar trabalho ao goleiro Marcelo Grohe.

ANDRÉ LIMA GARANTE VANTAGEM

Na volta para a etapa final, os técnicos das duas equipes admitiram que a condição do gramado estava atrapalhando o futebol. E pelo menos nos primeiros minutos, o roteiro foi o mesmo. Pouco toque de bola, muitos chutões e ligação direta da defesa para o ataque o tempo inteiro.

Embora tenha começado com mais presença ofensiva, o técnico Marcelo Oliveira resolveu fechar a defesa do Coxa para conseguir sair do Olímpico com o empate. A atitude, no entanto, acabou chamando a equipe da casa para o ataque. E isso tudo ainda no início do segundo tempo.

A partir dos 15 minutos, só deu Grêmio. A equipe teve duas chances de abrir o placar, com Kleber. Mas foi aos 26 minutos, após cobrança de escanteio, que André Lima subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para o fundo das redes. Muita vibração dos 5 mil gremistas no estádio.

Depois do gol, no entanto, o Coxa foi ao ataque e chegou a ter chances de empatar, mas neste mesmo momento a chuva aumentou e atrapalhou uma possível reação. Com a vantagem, o time da casa passou a administrar o resultado e esperar pelo fim da partida. Deu certo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1X0 CORITIBA

Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 31/7/2012 – 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Márcio Santiago (Fifa-MG) e Carlos Berkenbrock (FIFA-SC)
Público/Renda: 5.000 pagantes / R$ 80.000,00
Cartões amarelos: Pará (Grêmio); Demerson e Roberto (Coritiba)

GOL: André Lima, 26'/2ºT (1-0)

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Vilson, 22'/2ºT), Souza, Elano (Marquinhos, 31'/2ºT) e Marco Antônio (Léo Gago, intervalo); Kleber e André Lima – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson (Bonfim, 21'/2ºT) e Lucas Mendes; Chico, Junior Urso, Gil e Everton Ribeiro (Everton Ribeiro, 16'/2ºT); Roberto (Leonardo, 16'/2ºT) e Everton Costa – Técnico: Marcelo Oliveira.