sábado, 28 de julho de 2012

Jonas chega ao Rio segunda para assinar com o Vasco

Alexandre Araújo
João Matheus Ferreira

Publicada em 28/07/2012 às 16:18
Curitiba (PR)

O lateral-direito Jonas está a um passo de São Januário. Após ser liberado da concentração do jogo do Coritiba contra o Grêmio, neste sábado, o atleta já se despediu dos jogadores e deve chegar ao Rio de Janeiro na segunda para realizar exames médicos e assinar contrato com o Vasco.

Os detalhes da negociação foram definidos na última sexta-feira, em uma reunião entre as partes envolvidas. Neste sábado, porém, ficou tudo acertado e é provável que o atleta seja apresentado pelo clube carioca entre terça e quarta-feira.

Desde a despedida de Fagner, que foi para o Wolfsburg (ALE), o Vasco conta apenas com Max como lateral de origem. Auremir, que vem atuando como titular, jogava como volante na base do Náutico, mas passou a atuar na ala nesta temporada e vem agradando Cristovão Borges.



Coxa e Grêmio duelam neste sábado, como prévia da Sul-Americana

Coritiba e Grêmio se enfrentam às 18h30 deste sábado, no Couto Pereira, em partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão. Em comum, o jogo marca um duelo entre dois eliminados pelo Palmeiras na Copa do Brasil – o Tricolor na semi e o Coxa na decisão. O confronto também servirá como prévia para a Sul-Americana, já que as equipes duelarão pela competição a partir da próxima terça-feira.

O clube paranaense está aliviado após reencontrar a vitória durante a excursão pelo Nordeste. Um empate contra o Bahia e uma vitória contra o Náutico deixaram o grupo mais tranquilo e sem a zona do rebaixamento tão próxima.

Dentro de casa, o objetivo alviverde é fazer valer a força dentro de casa para se aproximar dos dez melhores da tabela. A equipe se encontra em 14º, com 12 pontos. O técnico Marcelo Oliveira esconde o jogo e não revela detalhes da escalação, que pode contar com um time mais ofensivo - composto por dois volantes, dois meias e dois atacantes.

Já o Grêmio vem embalado com quatro vitórias em sequência – contra Fluminense, Botafogo, Sport e Cruzeiro. Se vencer, repetirá a maior sequência de vitórias na era dos pontos corridos: cinco, em 2008, com Celso Roth. Na quarta colocação, com 24 pontos, uma vitória pode fazer com que o clube ultrapasse o Fluminense, desde que o Tricolor carioca marque passo frente ao líder Atlético-MG.

Os recentes desfalques de Souza e Kleber tornam a escalação do Grêmio um mistério. Vilson e Léo Gago são as alternativas no meio-campo, e André Lima ao ataque. Se optar por uma formação mais defensiva, Marquinhos ou Rondinelly podem entrar no meio.
 

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo para todo o Brasil.

header as escalações 2

Coritiba: Os onze jogadores titulares só serão revelados momentos antes da partida. O provável time coritibano deve contar com Vanderlei; Ayrton, Emerson, Pereira e Lucas Mendes; Willian, Sérgio Manoel, Lincoln (Gil) e Robinho; Everton Costa e Leonardo.

Grêmio: Vanderlei Luxemburgo não fez nenhum treino que indicasse qual time irá mandar a campo contra o Coritiba. Após a vitória sobre o Fluminense, quarta-feira, priorizou a recuperação física dos titulares e a viagem ao Paraná. O treinador, ao mesmo tempo, terá o retorno de Tony, que estava fora por suspensão. Vilson e Léo Gago são as alternativas no meio-campo, e André Lima ao ataque. O time provável: Marcelo Grohe; Tony, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Léo Gago (Vilson), Elano e Zé Roberto; André Lima e Marcelo Moreno.
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Coritiba: o volante Júnior Urso cumpre suspensão automática. O meia Rafinha e o atacante Anderson Aquino permanecem por mais duas semanas no departamento médico. O lateral-esquerdo Eltinho e o atacante Marcel estão em recuperação física. Cleiton, Jackson e Keirrison só retornam no segundo semestre.

Grêmio: Grêmio: Luxa não conta com os lesionados Fábio Aurélio (joelho direito), Julio Cesar (joelho esquerdo) e Leandro (joelho direito), além dos suspensos Kleber (expulso contra o Fluminense) e Souza (terceiro cartão amarelo).

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Coritiba: Chico, Everton Costa, Everton Ribeiro, Robinho e Sérgio Manoel.

Grêmio:  André Lima, Fernando, Marcelo Grohe, Marcelo Moreno, Rondinelly, Vilson e Zé Roberto.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Cristhian Passos Sorence (GO). André Luiz arbitrou quatro jogos no Brasileirão, marcou 138 faltas (média de 34,5 por jogo), aplicou 19 amarelos (média de 4,8 por jogo), um vermelho (média de 0,25 por jogo) e um pênalti (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti.

header fique de olho 2
Coritiba:
Leonardo voltou de um empréstimo da China e deu um jeito no ataque do Coritiba, que estava carente de um atleta matador. Contra o Náutico, o centroavante marcou duas vezes e foi um dos responsáveis pelo início da virada coxa-branca.

Grêmio: Elano é o pé quente tricolor. Virou titular, logo após ser contratado do Santos, e o time só ganhou: quatro vitórias em quatro jogos. É considerado o fiel da balança, o cara que acertou o meio-campo. Ainda busca o seu gol.

header o que eles disseram

Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: "O Grêmio tem um elenco qualificado. Inevitavelmente perde um ou outro jogador. Vai entrar outro atleta no lugar do Kléber e tem que estar atento. Talvez seja o André Lima. É tudo muito teórico. Se você se prepara para marcar um grande jogador e relaxa pode ter problemas".

Marcelo Moreno, atacante do Grêmio: "Vivemos um bom momento, mas o jogo é difícil. O adversário tem qualidade. É só manter o que estamos fazendo. A atitude e os resultados vão nos levar longe no campeonato".

header números e curiosidades

* O Couto Pereira tem sido um aliado importante para o Coritiba nesta temporada. Em 2012, o Coxa atuou 23 vezes em seu estádio, com 17 vitórias,4 empates e apenas duas derrotas, ambas neste Brasileirão (Botafogo e Sport).

* O Grêmio é o único time que não empatou no campeonato. Em 12 jogos, soma oito vitórias e quatro derrotas.

* O Coritiba tem a pior defesa, com 26 gols. O Grêmio é outro extremo: só vazou oito vezes, e tem a terceira melhor.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

header último confronto v2

 Coritiba e Grêmio se enfrentaram pela última vez na 28ª rodada do Brasileirão 2011. No mesmo palco da partida deste sábado, o estádio Couto Pereira, o time local venceu por 2 a 0, gols de Marcos Aurélio e Jéci. A partida foi um reflexo das campanhas das duas equipes. Enquanto a paranaense ficou em oitavo lugar, com 57 pontos, a gaúcha somou nove a menos, o suficiente para ficar em 12º lugar.



Marcelo Oliveira já pensa em opções para possível saída do lateral Jonas

Jonas no treino do Coritiba (Foto: Rodrigo Weinhardt / Divulgação Coritiba)Jonas está de saída do Coritiba e deixa lacuna na
defesa (Foto: Divulgação / Site oficial do  Coritiba)

A negociação do Vasco com o lateral-direito Jonas ,do Coritiba, pode representar uma lacuna nos planos do técnico Marcelo Oliveira. O jogador não era titular coxa-branca, mas foi constantemente usado como uma alternativa defensiva. Contra o Bahia, na 11ª rodada do Brasileiro, o treinador preferiu escalar Jonas na direita para segurar os laterais, já que o titular Ayrton tem característica ofensiva.

Se for confirmada a transferência, o Coritiba só terá Ayrton como lateral disponível para a direita. O reserva Jackson se recupera de um rompimento de ligamentos e só deve voltar entre setembro ou outubro. Como opção, a comissão técnica pode improvisar o volante Gil ou o meia Willian Leandro pelo setor.

O técnico Marcelo Oliveira destaca que o assunto sobre a saída de Jonas é tratado de forma interna. Segundo ele, todos os prós e contras são analisados, mas que não vê problemas em ajustar o esquema com os jogadores que tem.

A opção seria manter o esquema tático original, com Ayrton mais solto pela direita e Lucas Mendes apoiando a zaga na esquerda. Para ajudar a marcação e não deixar um buraco no setor defensivo, Oliveira pode solicitar a cobertura de um volante.

- Todos esses interesses estão sendo colocados na balança pela diretoria. Tem o aspecto do jogador. Como a gente tem um lado esquerdo mais preso, com o Lucas, Chico e a possibilidade do Escudero, pode ter um equilíbrio de jogo. Um lado saindo mais e o outro mais recuado.

Diretoria pode analisar mercado para reforço

O presidente Vilson Ribeiro de Andrade prefere não comentar o assunto, que considera uma hipótese. Segundo ele, caso Jonas deixe o Coritiba e a comissão técnica solicite uma reposição, a diretoria vai analisar e procurar no mercado - que está bem escasso.

- Não tenho o que falar sobre isso. É muita hipótese. Claro que se a comissão técnica pedir um novo jogador, vamos correr atrás e ver o que tem no mercado - diz.



Lesionados, suspensos e pendurados para a rodada #13 do Brasileirão 2012

juninho pernambucano são paulo x vasco (Foto: Marcelo Machado de Melo/Foto Arena/Agência Estado)Juninho está suspenso e não encara o Intern
(Foto: Marcelo Machado de Melo/Agência Estado)

O fim de semana promete fortes emoções com a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Com as partidas Internacional x Vasco e Coritiba x Grêmio programadas para as 18h30, fique ligado para o fechamento do mercado do Cartola FC, que acontecerá a duas horas do início, às 16h30. Com isso, tenha a lista de lesionados e suspensos em mãos para não deixar ninguém de fora da sua equipe e deixar de somar pontos no fantasy game. Além disso, é sempre bom estar atento aos jogadores pendurados, que costumam levar muitos cartões amarelos.

O time do Vasco vai ao Rio Grande do Sul sem os volantes Nilton e Juninho Pernambucano, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Já o Internacional tera a estreia do atacante Forlán, que tem gerado grande expectativa da torcida colorada. Por outro lado, Otavinho, Nei, Kléber e Dátolo continuam no departamento médico. Rival do Inter, o Grêmio vai a Curitiba sem poder contar com o atacante Kleber, expulso diante do Fluminense. Além dele, o volante Souza, por acúmulo de amarelos está fora da partida. Mesmo caso de Junior Urso no lado do Coritiba, que também não poderá contar com outros seis atletas, no departamento médico.

rogério ceni são paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM )Rodada marcará o retorno do goleiro Rogério Ceni ao time do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM )

Botafogo e Figueirense fazem o confronto alvinegro repleto de desfalques. No time carioca, o zagueiro Antônio Carlos está suspenso e o volante Lucas Zen rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e só volta a atuar em 2013. No lado catarinense, Caio e Loco Abreu estão impedidos de atuar por cláusula contratual, enquanto Júlio César está fora pelo terceiro amarelo, desfalcando completamente o trio de ataque.

No domingo, o São Paulo vai a campo enfrentar o Flamengo em jogo que marca o retorno do goleiro Rogério Ceni, lesionado desde o início do ano. Por outro lado, o volante Casemiro e o lateral-direito Douglas estão suspensos. No time rubro-negro, Muralha, Maldonado e Deivid permanecem no departamento médico.

O Santos encara a Ponte Preta com quatro jogadores do atual time titular pendurados e corre risco de ter muitos desfalques para o confronto seguinte, contra o Náutico. Pela Macaca, o problema maior fica por conta da lesão de Edson Bastos, que está fora da partida. Roberto será o goleiro titular. Além dele, Ferron está suspenso e é mais um desfalque importante.

Confira a lista completa de lesionados, suspensos e pendurados para a 12ª rodada:

Suspensos e lesionados do brasileirão 2012 - 27/07/2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)



Coritiba encara sequência em casa, mas contra 'pedreiras' do Brasileirão

Assim como no Brasileiro do ano passado, o Coritiba tem a oportunidade de atuar três vezes em quatro jogos ao lado da torcida, no estádio Couto Pereira. Uma chance única para se recuperar de vez na competição e se afastar do perigo da zona do rebaixamento. Mas a missão não será das mais fáceis

Primeiro, o Coritiba não tem o mesmo desempenho dentro da fortaleza Couto Pereira como no ano anterior. Se em 2011, o time alviverde só perdeu duas vezes no Alto da Glória, na atual temporada a marca já foi alcançada. O Coxa perdeu para o Botafogo e Sport (de virada).

Estádio Couto Pereira - final da Copa do Brasil 2012 - Coritiba x Palmeiras (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Couto Pereira é usado como força extra para o Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)

O segundo motivo são adversários. A sequência alviverde prevê Grêmio, Fluminense, Atlético-MG e Corinthians. O único rival que será fora de casa é o Galo. Mesmo assim, todos os quatro estão entre os dez melhores. O Timão é o único que não está no G-4, mas vem em franca ascensão depois do título da Libertadores da América.

Em comparação com o ano passado, o Coritiba também estava na intermediária da tabela, quando recebeu Ceará, Figueirense e Fluminense. A sequência de três vitórias em casa impulsionou o time para os oito melhores e deu início na briga por uma vaga na Taça Libertadores da América, que só terminou na última rodada.

Ah, vai ser fácil? Não, não vai ser fácil, são equipes qualificadas. O ponto fundamental é que vamos jogar em casa"

Willian
volante do Coritiba

O técnico Marcelo Oliveira diz que está ciente das dificuldades que vai enfrentar, mas destaca que os adversários são difíceis, mas não impossíveis de se vencer.

- Desde que começou o campeonato, os jogos são difíceis. O Náutico não tinha perdido ainda lá nos Aflitos. Ganhou de equipes que estão lá na frente. Não tem como fugir no Brasileiro. São jogos importantes, difíceis e possíveis. O bom é isso, que é possível. Não tem ninguém tão superior. Tem que ter atenção e estar preparado.

Oliveira ainda ressalta que a equipe tem que se motivar no momento de enfrentar grandes clubes do Brasil. Para ele, é a chance de mostrar trabalho, além de ser o perfil da Série A.

- Tem que pensar no fator motivador. Você precisa jogar grandes jogos. Se estiver na Série B ou Série C, você vai enfrentar outros tipos de adversários. Esse tipo de jogo é uma boa motivação para crescer. Ganhando de grandes equipes vai nos fortalecer mais.

Para o volante Willian, as dificuldades poderão ser minimizadas com concentração e apoio das arquibancadas, para não precisar correr atrás do prejuízo depois.

- Temos dois jogos em casa. Ah, vai ser fácil? Não, não vai ser fácil, são equipes qualificadas. Vamos pensar no Grêmio primeiro, que é o próximo jogo e o único ponto fundamental é que vamos jogar em casa. A torcida vai estar do nosso lado e esperamos fazer um bom jogo. Fora de casa fizemos quatro pontos, mas não vai valer de nada senão fizermos o nosso papel aqui também - completa.



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Em boa fase, Grêmio visita o Coritiba no Couto Pereira

LANCEPRESS!
Publicada em 27/07/2012 às 18:09
Curitiba (PR)

Embalado pelas quatro vitórias consecutivas, o Grêmio tenta mais um triunfo neste sábado, às 18h30, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Mas a parada será dura. Afinal, o Coxa recuperou sua auto-estima após a derrota na Copa do Brasil e costuma ser um adversário complicado quando joga em casa.

Depois da bela virada sobre o Náutico, na última rodada, parece que enfim a ressaca do vice-campeonato da Copa do Brasil passou no Coritiba. O triunfo fez com que a equipe voltasse a vencer após seis rodadas no Campeonato Brasileiro e desse um grande passo no aspecto emocional.

- Foi importante para esquecer de vez aquela final da Copa do Brasil. Passamos por um período ruim, como aquela goleada para a Ponte Preta. Depois, melhoramos contra o Palmeiras e  jogamos bem contra o Bahia e vencemos o Náutico - disse o técnico Marcelo Oliveira.

Para enfrentar o embalado Grêmio, o treinador coxa-branca não poderá contar com o volante Junior Urso, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Rafinha e Anderson Aquino seguem no departamento médico. Por outro lado, o zagueiro Emerson está de volta após cumprir suspensão.

Embora ainda não tenha adiantado a escalação, é provável que não haja muitas mudanças no time que venceu o Náutico. A dúvida fica por conta do substituto de Junior Urso. Se optar por um time mais ofensivo, irá escalar o meia Lincoln. Caso seja mais conservador, deve lançar o volante Gil.

PELA QUINTA VITÓRIA SEGUIDA

Em um bom momento no Brasileirão, o Grêmio tenta sustentar a campanha atual e buscar a quinta vitória na partida fora de casa. O setor mais importante nas últimas quatro partidas, porém, estará modificado.

Kleber, expulso na vitória sobre o Fluminense, está suspenso. Em seu lugar, André Lima deve entrar, ainda que haja a possibilidade de Vanderlei Luxemburgo colocar Rondinelly, um meia driblador, na equipe. Além desta mudança, Luxa terá de colocar Vilson ou Léo Gago na vaga de Souza, também suspenso.

- Nem sempre é fácil montar o time e as coisas darem certo. Felizmente, as coisas estão acontecendo da melhor forma, as vitórias estão vindo após duas derrotas seguidas que tivemos. Temos que seguir nesse caminho, mas sabendo que a cada dia as dificuldades serão maiores

Com a boa campanha das rodadas passadas, o Tricolor chegou ao quarto lugar, com 24 pontos. Torce contra o Fluminense em confronto com o Atlético-MG para pular uma posição e chegar ao terceiro posto – a derrota aliada, claro, a uma vitória neste sábado.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA X GRÊMIO

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data/Hora: 28/7/2012, às 18h30
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Sergio Manoel, Lincoln (Gil) e Robinho; Everton Costa e Leonardo - Técnico: Marcelo Oliveira

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Vilson (André Lima) Léo Gago, Elano e Zé Roberto; Marcelo Moreno - Técnico: Vanderlei Luxemburgo



Paulinho, do Corinthians, é o Cara da 12ª rodada do BR-12

LANCEPRESS!
Publicada em 27/07/2012 às 18:58
São Paulo (SP)

Autor de um belo gol na vitória do Corinthians sobre o Cruzeiro por 2 a 0, o volante Paulinho foi eleito o Cara da 12ª rodada do Brasileirão pelos internautas do LANCENET!. O corintiano recebeu 1.406 votos (ou 42,23% do total).

Em segundo lugar, ficou o vascaíno Juninho Pernambucano, que recebeu 926 votos (ou 27,6%), e em terceiro, o lateral Marcos Rocha, do Atlético-MG, que totalizou 279 votos (ou 8,38%).

Paulinho é o quarto jogador do Corinthians a ganhar a enquete, depois de Douglas, Danilo e Romarinho. Agora, o time paulista é o clube com o maior número de vencedores da premiação, superando o Botafogo, que faturou o troféu em três rodadas.

COMO FUNCIONA

Ao final de cada partida do Campeonato Brasileiro, uma enquete é disponibilizada com três jogadores de cada time indicados pela equipe de reportagem do LNET!. Depois, o vencedor da enquete de cada time vai para a enquete principal, para os internautas elegerem o Cara da Rodada.