Marquinhos Santos cogita mudar esquema tático
do Coxa (Foto: Gabriel Hamilko/GloboEsporte.com)
Pela primeira vez, desde que assumiu o Coritiba, o técnico Marquinhos Santos abre a possibilidade de mudar o esquema tático da equipe. Durante a semana, o comandante coritibano testou duas formações titulares e deixa a escalação em aberto, para a partida contra a Ponte Preta.
Com a lesão do meia Rafinha, que é dúvida, Marquinhos pode mudar completamente a equipe coxa-branca e montar um esquema de três zagueiros. A última vez que o Coxa atuou, com frequência, no 3-5-2 foi no início do Campeonato Paranaense de 2011.
Questionado sobre a possibilidade de colocar três volantes, Santos foi incisivo e disse que, se for para fechar o time, será com o acréscimo de mais um zagueiro. No caso, Luccas Claro pode entrar na vaga de Everton Ribeiro ou Rafinha.
- Na verdade, eu não gosto de jogar com três volantes. Se fosse para escolher, poderia ser com três zagueiros, até pela liberdade que os nosos laterais têm para atacar. É um sistema que trabalhamos nos treinos anteriores e podemos utilizar. Vamos aguardar as definições de Deivid e Rafinha e ver qual é a melhor alternativa. Vamos ver qual é o melhor atleta que se encaixa nos sistemas.
Para o meia Lincoln, o grupo está acostumado no 4-5-1 ou no 4-4-2, mas o técnico sabe qual é a melhor opção e como pode fazer o time render. Se depender do jogador, ele gosta um pouco mais do sistema atual, com dois zagueiros.
- Ele não confirmou esse sistema que vamos jogar. Treinei nas duas formações, mas ele trocou algumas peças. O Coritiba, durante os anos, está mais adptado a jogar no 4-3-2-1, mas ele não decidiu. Para mim, não faz muita diferença, apesar pela preferência uma manutenção do esquema.
Caso opte pelo 3-5-2, a provável escalação coritibano deve ser com Vanderlei; Demerson, Luccas Claro e Escudero; Victor Ferraz, Willian, Gil, Lincoln e Eltinho (Denis); Thiago Primão e Deivid.
O Coritiba enfrenta a Ponte Preta na quinta-feira, às 20h30m (de Brasília), no estádio Couto Pereira.
