terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pesquisador explica paixão turca por Alex: joga muito e fala a língua

Irritada com a rescisão do contrato de Alex, a torcida do Fenerbahçe fez um protesto no condomínio onde mora o meia brasileiro. Há oito anos no clube, o brasileiro é um dos ídolos do clube e, quinze dias atrás, inaugurou sua estátua em uma praça ao lado do estádio. Convidado do "Redação SporTV" desta terça-feira, o sociólogo Maurício Murad explicou por que o jogador é adorado pelos torcedores.

- É uma belíssimo jogador. Eu li recentemente uma pesquisa feita com os torcedores do Fenerbahçe, perguntando por que a idolatria pelo Alex. Foram dois motivos: o primeiríssimo é o futebol que ele joga. Mas, em segundo lugar, vem o fato de ele ter aprendido turco. Como ninguém fala turco, a não ser quem nasceu no país, ele entrou na comunidade e respeito a cultural. Para eles, isso tem uma grandeza que não dá para acreditar - afirmou o pesquisador.

A saída de Alex faz parte de uma reestruturação do elenco, que já teve a saída de jogadores como o volante Emre e o zagueiro Fábio Bilica. Mas, de acordo com a imprensa do país, o motivo do afastamento do meia brasileiro poderia ser outro.

- A imprensa turca especula, e é só uma especulação, que o treinador está com ciúmes e não quer que o Alex se torne o maior artilheiro da história do Fenerbahçe. O fato é que o (técnico Aykut) Kocaman assumiu com a promessa de fazer uma reestruturação radical no elenco e a diretoria comprou a briga do treinador - afirmou André Rizek.

Ex-atacante, Kocaman é o maior artilheiro do Fenerbahçe, com 194 gols. Alex soma 185. No Brasil, Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba seriam possíveis destinos do jogador.

Alex fenerbahçe (Foto: Agência Getty Images)Alex rescindiu seu contrato com o Fenerbahçe na segunda-feira (Foto: Agência Getty Images)