sábado, 6 de outubro de 2012

Os eleitos: Rodada antes das urnas isola candidatos ao título

Valdomiro Neto - 06/10/2012 - 21:30 São Paulo (SP)

Fred e Ronaldinho (Fotos: Ricardo Ramos e Gil Leonardi)
Fred e Ronaldinho voltaram a liderar os candidatos ao título brasileiro (Fotos: Ricardo Ramos e Gil Leonardi)

Na rodada que fez o sábado parecer domingo por conta das eleições municipais no país, houve um candidato ao título revigorado, dois candidatos a uma vaga na Libertadores se descolando dos demais e um candidato ao rebaixamento, que esboçava linda reação, precisando recolher os casos após ser estilhaçado por rival.

Entre os pleiteantes ao troféu, o Atlético-MG voltou à carga após período vacilante. A goleada por 6 a 0 sobre o frágil Figueirense, com show de Ronaldinho, só não teve sabor ainda maior porque o implacável Fluminense venceu o clássico contra o Botafogo com gol de Fred - sempre ele! Seis pontos separam os dois, mas ainda haverá confronto direto. E em Minas!

Descendo alguns degraus, a briga por vaga na Libertadores começa a ficar restrita. A surra do São Paulo no Palmeiras por 3 a 0, o triunfo do Vasco por 1 a 0 no lanterna Atlético-GO e a vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro por 2 a 1, no Olímpico, deixaram o trio em bloco separado. Culpa de Inter, que só empatou com o Santos por 1 a 1, na Vila Belmiro, e Bota, que perdeu para o Flu no Engenhão, e dão sinais de fadiga na reta final da disputa.

O embalo palmeirense com Gilson Kleina fez água com a derrota no clássico do Morumbi. Nos atritos para fugir da guilhotina, o Verdão, se pôde sorrir com a impiedosa goleada da Lusa do artilheiro Bruno Mineiro sobre o Sport por 5 a 1, na quinta, assistiu ao distanciamento do Coritiba, que também três dias atrás derrotou outra candidata ao corredor da morte, a Ponte Preta, por 1 a 0.

Flamengo e Bahia empataram na quinta por 0 a 0, no Engenhão, e seguem próximos da zona da degola. O time de Salvador, com o resultado, perdeu a condição de melhor equipe do segundo para o Fluminense (20 pontos contra 19). Já o Corinthians viu frustrados seu planos de aproximar-se da meta de 35 pontos para só pensar no Mundial ao ser derrotado por 2 a 1 para o Náutico, nos Aflitos.

A 29ª rodada, no meio de semana, reserva dois confrontos diretos nas faixas para a Libertadores e contra o rebaixamento. Na quarta, Vasco e São Paulo jogarão em São Januário, sem os astros Dedé e Lucas, convocados para defender a Seleção contra o potente Iraque. No dia seguinte, em Araraquara, Palmeiras e Coritiba colocarão o desespero em campo no esforço para permanecer na Série A.

Neste domingo, as urnas eletrônicas serão ativadas em todo o país e muitos prefeitos serão conhecidos à noite.  No Brasileirão, ainda restam dez rodadas para que saibamos quem são os eleitos na parte de cima e os sacrificados na parte de baixo.