sábado, 29 de dezembro de 2012

Cevanei Rosa passa de preparador físico a treinador do Sub-18 do Coxa

Cevanei Rosa, treinador do Sub-18 do Coritiba (Foto: Diego Marinelli / Divulgação Coritiba)Cevanei Rosa estreia em competições nacionais
(Foto: Diego Marinelli / Divulgação Coritiba)

A equipe Sub-18 do Coritiba não é só formada por jovens que estão em busca de um lugar ao sol no profissional alviverde. O exemplo para eles vem de dentro. O técnico Cevanei Rosa, conhecido como Tchuca, terá a missão de comandar o time em uma competição nacional pela primeira vez. A trajetória do treinador é curiosa e segue o padrão coxa-branca em priorizar os profissionais da casa.

O primeiro trabalho de Tchuca no Verdão foi como preparador físico do time infantil coritibano, em 2000. Após começar a mostrar o trabalho no clube, foi promovido para o juvenil e conheceu o - até então - treinador da base, Marquinhos Santos. Na equipe Sub-20, Cevanei foi colocado no posto de auxiliar técnico e dirigiu a equipe em algumas oportunidades, quando Marquinhos se ausentava para treinar a Seleção Brasileira Sub-17.

- Conheço o clube faz algum tempo, quando o Marquinhos não podia dirigir o Sub-20 por causa da Seleção, tive a oportunidade de comandar algumas vezes. Este ano quando o Zé Carlos foi para Dallas também fiquei à frente da equipe no estadual e no segundo semestre já com esse grupo que vai para Copa São Paulo chegamos à final da Copa Sub-18 - afirma.

Quero passar confiança para os jogadores, pois temos qualidade e condições de estar entre os quatro"

Cevanei Rosa

A afirmação de Cevanei Rosa como treinador do Sub-18 aconteceu no início de dezembro, quando ele comandou o time até a final do Campeonato Paranaense da categoria. A equipe coritibana derrubou a invencibilidade do rival Atlético-PR e só foi derrotada na disputa por pênaltis.

Agora ele quer servir de exemplo para a piazada coxa-branca, que terá pela frente a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O objetivo inicial é terminar a competição entre os quatro primeiros e repetir a campanha do ano passado, quando o Coxa ficou em terceiro. Apesar da opção do clube em utilizar jogadores mais novos, Cevanei acredita que pode conseguir cumprir a missão.

- É uma satisfação fazer parte da comissão técnica como treinador e pode disputar uma competição importante para as categorias de base, como a Copa São Paulo. Quero passar confiança para os jogadores, pois temos qualidade e condições de estar entre os quatro. Vamos com uma equipe Sub-18, mas nem por isso a nossa responsabilidade diminui.

O grupo coxa-branca intensifica a preparação durante a semana, para chegar forte na estreia da Copinha. A primeira partida será no dia cinco de janeiro, contra o Marissol.