quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Coritiba Sub-20 controla a ansiedade antes da semifinal do Brasileirão

Zé Carlos, técnico do Coritiba Sub-20 (Foto: Diego Marinelli / Divulgação Coritiba)Zé Carlos tem a missão de levar o Coxa para final
inédita (Foto: Diego Marinelli / Divulgação Coritiba)

A comissão técnica do Coritiba trabalha para conter a ansiedade da garotada, que se prepara para disputar a semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20.  A trajetória é parecida com a campanha do ano passado, quando o Sub-20 alviverde conseguiu chegar nas semifinais, mas foi eliminado pelo América-MG, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo. Desta vez, a intenção é passar Cruzeiro  nesta quinta-feira e comemorar uma final inédita para a rapaziada.

A missão do técnico Zé Carlos é manter os pés no chão, além de pregar a mesma cautela que a equipe teve antes das vitórias contra Palmeiras e Avaí.

Tem que fazer o que fizemos até agora. Manter a posse de bola por mais tempo e não perder as coisas boas que conquistamos ao longo da competição"

Zé Carlos

- Tem que fazer o que fizemos até agora. Manter a posse de bola por mais tempo e não perder as coisas boas que conquistamos ao longo da competição. Na parte técnica e tática já está trabalhado, pois é um grupo que já se conhece. Tem que trabalhar a parte da ansiedade, mas é uma equipe madura, experiente e que já passou por essa situações outras vezes - destaca Zé Carlos, em entrevista por telefone.

No ano passado, quem comandou a campanha coxa-branca até a semifinal foi o atual treinador do time profissional, Marquinhos Santos. Zé Carlos ainda estava no comando do time juvenil, mas experiência não falta para o comandante. Ele também chegou bem próximo da final do Sub-20, quando estava à frente do Paraná Clube, em 2007. Na ocasião, o Tricolor foi eliminado pelo Internacional.

Agora no Coritiba, Zé Carlos destaca que o conjunto coxa-branca é a principal qualidade, pois o grupo está junto há bastante tempo. Segundo o treinador, tudo se torna uma condição ideal para cada jogador ter confiança no companheiro e explorar as qualidades individuais.

- Eu destaco o conjunto, pois os jogadores já estão trabalhando juntos há muito tempo. A técnica individual aparece, mas graças ao bom entrosamento que todos possuem no grupo, que possibilita uma confiança maior na individualidade - destaca o treinador, que observou o confronto entre Cruzeiro e Náutico, pelas quartas.

A equipe coritibana reveza entre treinos táticos e trabalhos mais leves, após a última semana desgastante de jogos que teve. Nesta terça-feira, o grupo realizou um treino pela manhã e folgaram no período da tarde. A única dúvida da comissão técnica é o meia Rafael Silva, que foi vetado na vitória sobre o Avaí, com dores musculares. A disputa do Coritiba por uma vaga na final do Campeonato Brasileiro Sub-20 acontece na próxima quinta-feira.

Coritiba Sub-20 escuta atentamente a palestra do técnico Zé Carlos (Foto: Diego Marinelli / Divulgação Coritiba)Atletas escutam atentamente a palestra do técnico Zé Carlos (Foto: Diego Marinelli / Divulgação Coritiba)