sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Victor Ferraz dribla os obstáculos da estreia e conquista confiança no Coxa

Victor Ferraz Coritiba (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Victor Ferraz chegou em setembro e aproveitou as
chances (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)

A timidez não foi um obstáculo para o lateral-direito aproveitar os acontecimentos do Coritiba no segundo semestre e conseguir se firmar entre os titulares. Quando ele foi apresentado no Alto da Glória, em setembro, poucos torcedores já tinham ouvido falar dele. Mas a desconfiança logo foi trocada pela convicção e um novo status: que o atleta será importante para a equipe em 2013.

A ascensão de Victor Ferraz foi rápida. Após um mês após sua chegada, o lateral foi testado entre os titulares, quando ainda o técnico Marcelo Oliveira estava no comando da equipe. O pior momento foi justamente na estreia contra a Portuguesa, quando entrou na vaga de Ayrton. Mas o jogo foi complicado com a expulsão do zagueiro Escudero e o resultado de 3 a 0.

Com a ida de Ayrton para a geladeira (por causa da negociação com o Palmeiras), Victor ser tornou a única opção para a vaga e deu conta do recado. Na estratégia do técnico Marquinhos Santos, ele revezou com o volante Gil nas descidas ao ataque pela direita, ponto forte da equipe na reta final.

Habituado ao novo clube, Ferraz diz que gostou do modo como foi recebido, além de ter sido conquistado pela estrutura do clube. Apesar de ser o atual titular, ele sabe que não está nada certo e vai precisar lutar para manter a vaga. Em janeiro, o colega Jackson termina a recuperação de um rompimento no joelho direito e disputa o posto de titular.

- Em todas as entrevistas que me perguntaram sobre minha vinda ao Coritiba eu digo que foi muito especial. É um clube que me recebeu muito bem, os jogadores, comissão, diretoria e a torcida também me receberam de uma maneira muito carinhosa. Eu acabei ficando bem a vontade. Estou muito feliz aqui, consegui ganhar meu espaço, não garantindo, mas a cada jogo a cada passo eu busco garantir - diz, em entrevista ao site oficial do clube paranaense.

Logo após ser colocado na fogueira, Victor Ferraz lembra que teve que se acostumar com a pressão de jogar e vencer para escapar da zona de rebaixamento.

Estou muito feliz aqui, consegui ganhar meu espaço, não garantindo, mas a cada jogo a cada passo eu busco garantir"

Victor Ferraz

- Quando eu entrei no jogo contra o São Paulo, que foi o primeiro da minha sequência, (eu tinha jogado antes, mas foi quando comecei a me firmar), era muito difícil porque estávamos a um ponto da zona de rebaixamento e a pressão era muito grande. Foi quando o Marquinhos chegou, embora o Marcelo também tenha me dado oportunidade.

No início do ano, o lateral disputou o Campeonato Paulista pelo Bragantino e depois emendou uma grande sequência de jogos no Coxa. Apesar do cansaço, ele não se arrepende e coloca a ida para o Coritiba como o melhor momento da carreira.

- No começo do ano eu disputei o Paulistão e fizemos uma grande campanha pelas pretensões que tinha o Bragantino. Depois me transferi para cá, fiz quase 50 jogos na temporada e estou bem desgastado tanto fisicamente e psicologicamente, mas muito feliz pela transferência ao Coritiba e por fazer parte desse projeto também.

Descanso com a família e matar a saudade do surf

As férias são sagradas para o jogador coxa-branca, que não abre mão de passar com a família em João Pessoa, na Paraíba. Além de rever os amigos, ele se diverte com outro esporte que faz parte da vida dele: o surf.

- Eu nasci em João Pessoa e lá não tem muita coisa assim para fazer, mas tem bastante praias e longe de ser algum profissional ou alguma coisa assim eu gosto de me divertir na praia e pegar uma onda. As praias do Nordeste são bem atrativas, tem bastante praia e quem tiver oportunidade de conhecer a Paraíba, ou também em Maceió tem algumas praias muito boas, principalmente para quem também gosta de surf.

Apesar da distração e do clima relaxante, os planos para o ano que vem estão bem definidos. Ferraz recorda que o projeto do grupo coritibano é colocar o Coritiba entre as cabeças do futebol brasileiro e incomodar muito o restante das equipes nos campeonatos nacionais.

- Estamos com uma mentalidade muito grande, de principalmente no Brasileiro de tentar alçar vôos maiores. Acho que o Coritiba pelo que vem demonstrando nos últimos anos é um time que tem que chegar mais sim. É isso que estamos planejando. A torcida pode esperar que seremos um time, que em todas as competições que disputarmos, vamos buscar chegar e não ser um mero participante - completa.

Victor Ferraz e Deivid Coritiba (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Junto com Deivid, Victor Ferraz foi uma das principais contratações (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)