Coritiba faz a quinta melhor pontuação do ano e fica
em 11º (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba)
A nova forma de pontuação do Ranking de Clubes da CBF colcou o Coritiba na 11ª posição. O formato mais recente, que estreia agora no final da temporada, contabiliza somente os resultados dos últimos cinco anos, descartando os mais antigos. Com a novidade, o Coxa ganhou duas posições, saindo do 13º lugar.
A ascenção alviverde pode ser creditada ao desempenho do time nos últimos dois anos. Em 2012, o time paranaense conseguiu chegar na segunda final consecutiva da Copa do Brasil, além de terminar o Campeonato Brasileiro em 13º. A soma final deu um total de 4.840 pontos.
A fórmula para formar os resultados é simples. Sem tanta valorização no ranking, o vice-líder da Copa do Brasil teve direito a 488 pontos, que foram somados com mais 480 adquiridos pela posição no Brasileiro, que dá 968. Para ter a soma final é necessário multiplicar por cinco.
A pontuação em 2012 deixou o Coxa em uma posição privilegiada se levar em conta somente a atual temporada. O clube paranaense fechou em quinto, somente atrás de Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo. No ranking geral, Fluminense lidera, seguido por Corinthians e Vasco.
Entre os clubes paranaenses, o Coritiba continua como o melhor time do estado. O rival Atlético-PR (que retorna para a Série A do Brasileirão) está na cola, em 13º lugar. O Paraná Clube está mais para trás, em 26º, enquanto o J. Malucelli é o quarto em 76º.
