Coritiba e Paranavaí se reencontram na estreia do
Couto (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba)
Os papéis vão começar invertidos no duelo entre Coritiba e Paranavaí, disputado na noite desta quarta-feira. O Coxa quer a vitória para coroar o reencontro com a torcida em 2013, após empatar fora de casa, enquanto o Paranavaí quer sustentar a vitória na estreia do Paranaense. Como é apenas a segunda rodada do estadual, ainda não dá para definir um parâmetro através das posições da tabela, mas a responsabilidade de mostrar um bom futebol e sair na frente é do Coxa.
Após empatar com o Operário-PR, o Alviverde conta com mais três jogadores do time principal. O zagueiro Luccas Claro, o meia Rafinha e o atacante Deivid estão relacionados e devem iniciar no time titular. Contra o Fantasma, apenas o goleiro Vanderlei representou a equipe A. Além de colocar um time mais forte gradativamente, o Coxa tenta a primeira vitória na competição, para não se distanciar dos líderes.
Já no outro lado, o Paranavaí quer fazer o papel de franco-atirador e arrancar, pelo menos, um ponto do time da capital. A ideia do técnico Ney César é aproveitar todas as oportunidades, mesmo que seja com um placar magro. A lição foi aprendida após a suada vitória por 1 a 0 sobre o J.Malucelli, no último domingo.
O duelo será apitado pelo árbitro Rafael Traci, que contará com o auxílio dos assistentes Adair Carlos Mondini e Maurício José Braga. O jogo terá transmissão no canal Premiere, através do sistema par-per-view, além da cobertura em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.
Coritiba: três mudanças devem acontecer no time coritibano. O técnico Marquinhos Santos promoveu o retorno de Luccas Claro, Rafinha e Deivid entre os relacionados e pode utilizar os atletas desde o início. O zagueiro Luccas Claro e o atacante Deivid entram nas vagas dos lesionados Bonfim e Rafhael Lucas. Rafinha pode ocupar o lugar do atacante Ruidíaz. A escalação alviverde pode ser formada por Vanderlei; Gil, Luccas Claro, Chico e Eltinho; Júnior Urso, Djair, Robinho e Thiago Primão; Rafinha (Ruidíaz) e Deivid.
Paranavaí: contente com o empenho e obediência tática do Vermelhinho na estreia da competição, o técnico Ney César deve manter a mesma formação. Segundo ele, a decisão final só será tomada antes do jogo, mas tudo indica que não haverá mudança. O ACP deve ser formado por Naldo, Hesdras, Alex Noronha, Marinho, Anderson, Vieira, Schneider, Alex Ricardo, Carlinhos Bahia, Felipe Rafael e Renato Dias.
Coritiba: o zagueiro Bonfim tem um desgaste muscular, o lateral Patric ainda se recupera de dores e o atacante Rafhael Lucas rompeu o ligamento do joelho direito.
Paranavaí: sem desfalques.
Coritiba: o atacante Deivid chegou em setembro e conquistou com rapidez o coração dos torcedores coxas-brancas. O time sofria com uma carência de um matador, suprida pelo centroavante, que marcou oito gols na reta final da temporada.
Paranavaí: se o Coxa conta com um artilheiro, o Vermelhinho deposita a confiança no oportunismo do atacante Felipe Rafael. Contra o J.Malucelli, ele apostou a confusão na área adversária para mandar a bola para os fundos da rede. Bom posicionamento no momento certo é o lema do jogador.
Marquinhos Santos, técnico do Coritiba: “Não adianta tirar os onze atletas que jogaram e colocar outros onze, pois não vai funcionar. Gradativamente vamos dar sequência e ritmo para quem está em melhores condições. Em um ponto ideal nós vamos achar a equipe certa”.
Ney César, técnico do Paranavaí: “O importante é somar pontos, pois estamos em um campeonato muito difícil. Vamos enfrentar o Coritiba com esse pensamento de somar o máximo possível de pontos. Espero a mesma entrega e mesma determinação. Sabemos que é um jogo difícil, mas vamos preparados para enfrentar qualquer situação”.
* O Paranavaí foi o vilão do Coritiba no Campeonato Paranaense de 2007. Naquela edição, o Atlético Clube Paranavaí foi campeão e levou a última taça do estadual para o interior. Na semifinal, as duas equipes se encontraram duas vezes. No Waldomiro Wagner, vitória do Paranavaí por 3 a 2. No jogo de volta, o empate por 1 a 1 classificou o ACP para a final.
* Por outro lado, o Coritiba já tinha derrotado o Paranavaí na final do Paranaense de 2003. O Coxa conseguiu um empate de 2 a 2 fora de casa e confirmou o título com uma vitória por 2 a 0, no Couto Pereira.
*No geral, Coritiba e Paranavaí já se enfrentaram 47 vezes, o Verdão levou a melhor em 32 jogos, foram 13 empates e duas vitórias da equipe do interior. O Coxa marcou 106 gols e sofreu 35 vezes.
No último encontro entre Coxa e Paranavaí, quem levou a melhor foi o time alviverde. Porém, a vitória não foi conquistada sem antes ter um susto. Na quarta rodada do segundo turno do Campeonato Paranaense 2012, o Coritiba saiu atrás no placar, em pleno Couto Pereira. O primeiro gol saiu dos pés de Doriva, no começo do segundo tempo. Anderson Aquino aproveitou a velocidade no contra-ataque para empatar. Após boa jogada de Geraldo na esquerda, Lincoln chutou forte para virar. A vitória foi selada com um gol do zagueiro-artilheiro Emerson, que fez de cabeça.
