O Coritiba de 2013 será um time para frente. O técnico Marquinhos Santos quer mudar o conceito que a equipe alviverde tem há dois anos, além de tornar o grupo menos prevísivel. A ideia da vez é colocar um Coritiba ofensivo e colocar o discuso dele em prática.
A comissão técnica quer aproveitar o Campeonato Paranaense para criar uma identidade ao Coxa, além de dar ritmo para as maiores metas do ano, que são conquistas nacionais na Copa do Brasil ou Brasileirão. O esquema testado na vitória sobre o Cerro Franco, na sexta-feira, conta com o volante Willian como o responsável por segurar o meio-campo na marcação; Alex, Rafinha e Lincoln na criação das jogadas; que terminam nas finalizações de Deivid e Julio César.
Coritiba ofensivo e sem dar espaços deve ser característica para 2013 (Foto: Site oficial do Coritiba)
No primeiro teste, o novo formato foi aprovado com louvor, após toques rápidos e muita habilidade. Quem ainda chega para tentar se encaixar na tática alviverde é o meia Bottinelli.
O meia Robinho é um atleta que vai perder espaço, mas ele não liga e promete ainda tentar se impor no esquema. Para ele, o Coxa tem um time para encarar qualquer time de igual para igual, além de visualizar conquistas importantes.
- Eu vejo o Coritiba entrando com um grupo forte para brigar e buscar títulos. Não só o Paranaense. Acho importante o Parananese, mas vejo fortes na Copa do Brasil e Brasileiro. Já temos um elenco forte, mas temos mais jogadores que agora estão machucados. É o caso do Emerson e Keirrison. Eles vão acrescentar muito ainda.
Enquanto o time principal não começa o Campeonato Paranaense, a responsabilidade fica com o time B. A estreia será contra o Operário-PR, no próximo domingo, às 17h (de Brasília). A escalação deverá ser formada por Vanderlei; Patric, Bonfim, Chico e Eltinho; Júnior Urso, Gil, Robinho e Thiago Primão; Arthur (Rafhael Lucas) e Ruidíaz.
Quando a preparação dos titulares acabar, a formação que deve seguir o ano poderá ser composta por Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Escudero (Emerson) e Dênis; Willian, Lincoln, Alex e Rafinha; Julio César (Bottinelli) e Deivid.
