terça-feira, 31 de julho de 2012

Coritiba reclama da chuva e do gramado do Olímpico

LANCEPRESS!
Publicada em 31/07/2012 às 23:50
Porto Alegre (RS)

Muita chuva e pouco futebol. Assim foi a partida desta terça-feira no Olímpico. Mesmo assim, o Grêmio conseguiu superar o Coritiba e abrir vantagem na Copa Sul-Americana. Por parte do Coxa, críticas ao fato de o jogo não coseguir fluir. O técnico Marcelo Oliveira foi um dos que reclamou.

- Com essa chuva fica muito difícil de jogar. O toque de bola não existiu - disse o comandante.

Quem também reclamou da situação do estádio foi o lateral-direito Ayrton, que ainda lembrou da sequência de jogos que o Coxa vem tendo.

- O gramado está bem pesado. Nós viemos de uma sequência grande de jogos e está encharcado. Fica difícil para carregar a bola - comentou.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 23, às 19h30, no Couto Pereira. Os gaúchos podem perder por um gol, desde que balance a rede adversária. Já o Coxa depende de uma vitória de dois gols para sair classificado. Se vencer por 1 a 0, a disputa será nos pênaltis.



Sob forte chuva, Grêmio vence o Coritiba no Olímpico

LANCEPRESS!
Publicada em 31/07/2012 às 23:12
Porto Alegre (RS)

A forte chuva bem que tentou dificultar a vida de Grêmio e Coritiba, na noite desta terça-feira, no Olímpico. E até conseguiu. Todavia, mesmo em um gramado prejudicado, André Lima fez de cabeça e deu a vitória e a vantagem de 1 a 0 para o time da casa, no jogo de ida da segunda fase da Copa Bridgestone Sul-Americana.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 23, às 19h30, no Couto Pereira. Os gaúchos podem perder por um gol, desde que balance as redes do adversário. Já o Coxa depende de uma vitória de dois gols para sair classificado. Se vencer por 1 a 0, a disputa será nos p

O JOGO

Assim que rolou a bola era fácil perceber que os dois times teriam dificuldade com o gramado do Olímpico. Com muitas poças de água, era clara a dificuldade para conseguir trocar passes e conduzir a bola. Mesmo assim, tanto Coritiba quanto Grêmio tiveram chances de marcar no início.

Em cobrança de falta de Ayrton, os visitantes quase abriram o placar, mas Marcelo Grohe defendeu e Souza afastou. Pouco depois, o mesmo Souza soltou uma bomba para o gol do Coxa e Vanderlei operou um milagre. Depois disso, no entanto, poucas chances de gol para as duas equipes.

A sequência do jogo estava claramente prejudicada pela chuva que encharcava o gramado. Ainda assim, era o Grêmio que tinha um domínio maior. O time, no entanto, resumia seus ataques em cruzamentos na área ou chutes de fora da área. E no primeiro tempo, nem um nem outro resolveu.

Ao Coritiba, restava se defender e sair em contra-ataques. Porém, era difícil conseguir chegar ao ataque. Por causa disso, os paranaenses sequer conseguiram dar trabalho ao goleiro Marcelo Grohe.

ANDRÉ LIMA GARANTE VANTAGEM

Na volta para a etapa final, os técnicos das duas equipes admitiram que a condição do gramado estava atrapalhando o futebol. E pelo menos nos primeiros minutos, o roteiro foi o mesmo. Pouco toque de bola, muitos chutões e ligação direta da defesa para o ataque o tempo inteiro.

Embora tenha começado com mais presença ofensiva, o técnico Marcelo Oliveira resolveu fechar a defesa do Coxa para conseguir sair do Olímpico com o empate. A atitude, no entanto, acabou chamando a equipe da casa para o ataque. E isso tudo ainda no início do segundo tempo.

A partir dos 15 minutos, só deu Grêmio. A equipe teve duas chances de abrir o placar, com Kleber. Mas foi aos 26 minutos, após cobrança de escanteio, que André Lima subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para o fundo das redes. Muita vibração dos 5 mil gremistas no estádio.

Depois do gol, no entanto, o Coxa foi ao ataque e chegou a ter chances de empatar, mas neste mesmo momento a chuva aumentou e atrapalhou uma possível reação. Com a vantagem, o time da casa passou a administrar o resultado e esperar pelo fim da partida. Deu certo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1X0 CORITIBA

Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 31/7/2012 – 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Márcio Santiago (Fifa-MG) e Carlos Berkenbrock (FIFA-SC)
Público/Renda: 5.000 pagantes / R$ 80.000,00
Cartões amarelos: Pará (Grêmio); Demerson e Roberto (Coritiba)

GOL: André Lima, 26'/2ºT (1-0)

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Vilson, 22'/2ºT), Souza, Elano (Marquinhos, 31'/2ºT) e Marco Antônio (Léo Gago, intervalo); Kleber e André Lima – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson (Bonfim, 21'/2ºT) e Lucas Mendes; Chico, Junior Urso, Gil e Everton Ribeiro (Everton Ribeiro, 16'/2ºT); Roberto (Leonardo, 16'/2ºT) e Everton Costa – Técnico: Marcelo Oliveira.



Robinho comemora boa sequência de jogos e titularidade no Coritiba

O meia Robinho já ultrapassou a fase de adaptação e está contente com a sequência de quatro jogos como titular do Coritiba. Após a lesão de Rafinha e a irregularidade de Everton Ribeiro, o técnico Marcelo Oliveira resolveu dar uma oportunidade para o jogador, que chegou do Avaí recentemente.

Após conseguir o entrosamento necessário, Robinho se mostrou estar inteiro e ajudou o Coritiba a sair da maré negativa de oito jogos sem vitórias. Contra Palmeiras, Bahia, Náutico e Grêmio, o atleta conseguiu balançar o gol uma vez e servir os colegas em duas oportunidades. Mais do que isso, ele é fundamental no toque de bola rápido e apoio aos atacantes Everton Costa e Leonardo.

Robinho no treino do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Robinho quer manter bom desempenho e se firmar no Coxa (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)

- Eu tive uma sequência de quatro jogos seguidos e consegui jogar bem. Estou buscando a confiança do treinador. O elenco é grande e bom, por isso estou me esforçando para dar o meu melhor e ganhar uma vaga.

Robinho aproveitou o período em que não pode disputar a Copa do Brasil e era utilizado no Campeoanto Brasileiro, e conseguiu conquistar a confiança da comissão técnica e começar a mostrar o seu trabalho. Aos poucos, ele foi aproveitando as chances que tinha por causa de lesões e suspensões e se tornou um nome confirmado.

- O professor estava dando ênfase bastante para a Copa do Brasil. Então no Brasileiro ele também deu sequência para quem estava trabalhando na Copa do Brasil. Eu tive que esperar minha oportunidade ali, mas sempre trabalhando forte, principalmente na parte física. Sabia que ia chegar meu momento e ia precisar.

Na estreia da Copa Sulamericana, o meia-campista quer passar a experiência de semifinalista da competição internacional, quando integrou o grupo do Avaí, que terminou em quarto em 2010.

- Em 2010 já disputei pelo Avaí e a gente foi até a semifinal. É uma competição gostosa de se jogar, mata-mata é bom. É importante começar bem. A gente viu o quanto foi difícil contra o Grêmio, mas a gente está preparado para ir e fazer um grande jogo - disse, sobre o confronto de terça-feira, às 21h15m (de Brasília).



Janela interna: mercado brasileiro oferece opções por 53 dias

No topo dos países que mais importaram jogadores no primeiro semestre de 2012, com 478 transações, o Brasil agora pode ter um mercado interno agitado. A janela de transferências internacionais fechou no dia 20, mas muitos clubes ainda precisam reforçar seus elencos no Campeonato Brasileiro. E jogadores pouco aproveitados na Primeira Divisão surgem como as melhores opções de negócio, mas por tempo limitado. As contratações só poderão ser feitas até a véspera da 26ª rodada, na sexta-feira, dia 21 de setembro. Na contagem regressiva, restam 53 dias, a partir desta terça.

André (ATL-MG) Liedson (COR) Felipe (FLA) Victorino (CRU) Rafael Moura (FLU) Luan (PAL) Bolatti (INT) Marquinhos (GRE) (Foto: Montagem sobre fotos)André, Liedson, Felipe, Victorino, Rafael Moura, Luan, Bolatti e Marquinhos: algumas opções (Foto:Ed. de Arte)

Na Série A, apenas atletas que ainda não completaram sete partidas podem trocar de endereço. Nas outras divisões do Brasileiro, não existe essa restrição.

Há nomes consagrados e distantes da realidade dos clubes brasileiros nas prateleiras do mercado nacional. São os casos de Neymar, Leandro Damião e Lucas, que fizeram três, cinco e seis partidas, respectivamente, por Santos, Inter e São Paulo. Com o pé na realidade financeira, o GLOBOESPORTE.COM ouviu comentaristas e separou uma lista de opções que podem reforçar os concorrentes. Um clube pode contratar no máximo cinco atletas da mesma divisão na temporada.

Info_Jogadores-Mercado_03_2 (Foto: arte esoprte)



Com fórmula parecida, Coritiba quer repetir retrospecto da Copa do Brasil

Jogadores do Coritiba comemoram vitória sobre o São Paulo na Copa do Brasil (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba Foot Ball Club)Coritiba quer levar o bom desempenho da Copa do Brasil para
Sulamericana (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba)

O Coritiba começa a terceira participação na Copa Sulamericana. O retrospecto anterior na disputa não é dos mais empolgantes: em 2004 e 2009 o clube paranaense não passou da primeira fase, e foi eliminado por São Caetano e Vitória. Mas o elenco não carrega o tabu negativo antes de enfrentar o Grêmio, na terça-feira, às 21h15m (de Brasília).

Desde 2011, o Coritiba chegou até a final de todos das competições com fórmula mata-mata que participou. O grupo não conseguiu o título nas duas edições da Copa do Brasil, mas carrega a fama de ser um time que se acostumou ao estilo de competição.

A fórmula trabalhado pelo técnico Marcelo Oliveira é simples, mas fatal: jogar com inteligência fora de casa e prezar por um resultado que seja capaz de reverter ou administrar em casa. No Couto Pereira, o time é imbatível e não foi derrotado nas duas edições da Copa do Brasil.

O mata-mata é um retrospecto anterior muito bom. Isso tem a ver com a orientação, mas a gente tem que vivenciar esse momento e criar uma estratégia bem especifíca"

Marcelo Oliveira

- São duas competições importantíssimas. Apenas muda o âmbito nacional e, na Sulamericana, a possibilidade de enfrentar equipes estrangeiras, passando de fase. O mata-mata é um retrospecto anterior muito bom, das duas Copas do Brasil. Isso tem a ver com a orientação, mas a gente tem que vivenciar esse momento e criar uma estratégia bem especifíca para esse jogo - explica o comandante coritibano.

A Copa Sulamericana é encarada como prioridade para o Coritiba, tanto que Oliveira relacionou o grupo principal em Porto Alegre. Apenas o zagueiro Pereira foi poupado, por estar desgastado com a sequência de jogos. O treinador diz que a competição internacional é importante, pois também é outro caminho curto para chegar na Libertadores da América 2013.

- Eu creio que as duas são importantes. Apenas são caminhos diferentes. O Brasileiro é um caminho mais longo, de regularidade. A Sulamericana, com a possibilidade de vaga na Libertadores, se torna fundamental. Não tem como priorizar. A gente pode administrar cansaço e desgaste.

Enquanto isso, os retrospectos negativos são deixados de lado pelos jogadores e comissão técnica. Segundo Oliveira, "o importante é se lembrar das coisas boas e trabalhar para quebrar feitos negativos".

- Não interfere em nada. É uma outra história e um outro momento. Acho que tem que usar quando é positivo. Quando não é positivo, você tem que lutar para que quebrar e não impressionar com nada, pois os times são muito parecidos. Nós vamos para lá e acreditando que podemos ganhar.



Juninho lidera top 5 do Armandão, e Luis Fabiano aparece em segundo

Juninho, Vasco x Atlético-GO (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)Juninho assumiu a liderança do top 5 do Armandão
(Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)

Líder dentro e fora de campo, Juninho Pernambucano prova a cada rodada que seus 37 anos apenas o ajudam a ter atuações cada vez mais seguras pelo Vasco. Em comparação às duas últimas rodadas, o Reizinho pulou da terceira para a primeira posição geral, graças ao 8,5 que recebeu contra o Botafogo. Suspenso, ele não pôde enfrentar o Internacional, mas a bela atuação no clássico já foi suficiente para que ele alcançasse a média de 7,2.

Luis Fabiano, que sequer aparecia entre os cinco melhores, assumiu a segunda colocação, com média de 6,99. O Fabuloso, como é chamado pela torcida do São Paulo, recebeu nota 9,0 pela excelente partida que fez diante do Flamengo, contra quem marcou dois gols e ainda deu uma assistência na vitória do Tricolor paulista por 4 a 1. O zagueiro Réver, por sua vez, assumiu a quinta posição do ranking geral, com 6,83, graças às notas 7,5 e 7,0 nas duas últimas partidas que disputou.

No gol, Marcelo Grohe segue na liderança, enquanto que na lateral-direita Marcos Rocha continua à frente, mas com a nova companhia na lista de Diego Renan. Isso porque Fagner foi negociado pelo Vasco e não atuou nas últimas rodadas. Pela esquerda, Junior Cesar assumiu a liderança, com média 6,13, e Guilherme Santos, do Figueirense, deu lugar a Fabrício, do Internacional, na lista.

Entre os zagueiros, Chicão e Gilberto Silva entraram no top 5 da posição, substituindo Rafael Donato e Rafael Marques. Serginho e Paulinho estão agora entre os melhores volantes, nos lugares de Túlio e Renato. Mais à frente, Juninho assumiu a liderança entre os meias, e Lucas tomou o lugar de Oscar, que já está negociado com o Chelsea, da Inglaterra. No ataque, Luis Fabiano é o primeiro, e Danilinho ocupou a posição de Marcos Junior.

Parcial do Armandão 30/07/12 - 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.



Grêmio e Coxa se reencontram após jogo emocionante pelo Brasileirão

O duelo do último sábado, que teve gol decisivo aos 44 minutos do segundo tempo (2 a 1 para o Coritiba), ainda nem saiu da memória. E três dias depois do encontro pelo Brasileirão, Coritiba e Grêmio voltam a se enfrentar às 21h15m (de Brasília) desta terça-feira, no Olímpico, em partida válida pela segunda fase da Copa Sul-Americana 2012. Além da ambição pela taça continental, que credencia a uma vaga na Libertadores de 2013, as duas equipes buscam melhorar seus retrospectos na competição: ambas nunca chegaram às oitavas de final do torneio.

Mesmo na quarta colocação do Brasileirão, o Grêmio não deixará a Sul-Americana de lado. Tanto é que Vanderlei Luxemburgo utilizará quase todo o time titular diante do Coxa. Até Gilberto Silva, que o técnico havia prometido poupar, estará em campo. Apenas Zé Roberto será preservado.

Conhecido como copeiro, pelas duas conquistas da Libertadores e as quatro Copas do Brasil, o Tricolor gaúcho nunca foi bem na Sul-Americana. Nas quatro edições anteriores que participou, sempre acabou eliminado na “fase brasileira”.

Assim como o Grêmio, o Coritiba também apresenta um currículo tímido na competição. Em 2009, foi eliminado pelo Vitória, após perder por 2 a 0 e devolver o placar no Couto Pereira. Na disputa de pênaltis, foi eliminado por 5 a 3. Cinco anos antes, caiu diante do São Caetano: perdeu por 2 a 1 no Couto e empatou no Anacleto (2 a 2). Apesar disso, o Coxa se apoia no rendimento das duas últimas edições da Copa do Brasil, disputada com fórmula semelhante à da Sul-Americana, quando conseguiu chegar até a final.

Um trio brasileiro comandará a partida. Ricardo Marques Ribeiro apitará o jogo, auxiliado por Márcio Santiago e Carlos Berkenbrock. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.

header as escalações 2

Grêmio: Vanderlei Luxemburgo confirmou quase todo o time que enfrentará o Coritiba. O técnico terá os retornos de Kleber e Souza, que não atuaram no último sábado por conta de suspensão. A única dúvida é quanto ao substituto de Zé Roberto. Marquinhos e Marco Antônio disputam a vaga. O Grêmio terá Marcelo Grohe; Edílson, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Elano e Marquinhos (Marco Antônio); Kleber e Marcelo Moreno.

Coritiba: o Coritiba deve ter duas mudanças no time titular, em relação ao confronto com o Grêmio, pelo Brasileirão. O zagueiro Pereira foi poupado, e o volante Sérgio Manoel sofreu uma entorse no joelho esquerdo. Demerson e Júnior Urso podem ser os substitutos. No meio-campo, o técnico Marcelo Oliveira pode tirar o meia Lincoln e escalar o volante Gil para dar mais apoio ao sistema defensivo. A provável escalação deve contar com Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Gil (Lincoln) e Robinho; Everton Costa e Leonardo.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Grêmio: focado na Sul-Americana, Luxa rechaçou mandar um time misto para o jogo desta terça-feira. Dos que disputaram a partida no Couto Pereira, apenas Zé Roberto, que sentiu um desconforto muscular na coxa, está fora.

Coritiba: o volante Sérgio Manoel está lesionado no joelho esquerdo e ficou em Curitiba. O zagueiro Pereira foi poupado, pelo desgaste de jogos sequenciais. O meia Rafinha e o atacante Anderson Aquino permanecem por mais duas semanas no departamento médico. O lateral-esquerdo Eltinho e o atacante Marcel estão em recuperação física. Cleiton, Jackson e Keirrison ainda não têm previsão  de retorno.

header fique de olho 2
Grêmio:
após cumprir suspensão, Kleber volta ao time. E o Gladiador tem sido fundamental ao time. Nos últimos oito jogos da equipe, ele marcou dois gols e participou de outros seis.

Coritiba: Robinho chegou de forma tímida no Coritiba e, aos poucos, foi ganhando espaço. Após três boas atuações no meio-campo, roubou a vaga de Everton Ribeiro e consegue fazer muito bem a ligação entre meio e ataque. É um dos destaques no apoio da dupla Leonardo e Everton Costa.

header o que eles disseram

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "A Sul-Americana é uma competição diferente. É uma Copa. E em uma competição assim, é preciso ter muito cuidado. O Coritiba vai jogar da mesma maneira, esperando o contragolpe. Fora de casa, eles vão jogar ainda mais fechados. Eles não devem mudar o estilo de jogo".

Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: "Estamos estudando estratégias para um novo regulamento. Dois jogos com um adversário que conhecemos bem, pelo jogo anterior, além da necessidade do Grêmio de fazer o resultado em casa. Temos que colher o melhor resultado que nos dá condição de decidir em casa".

header números e curiosidades

* Coritiba e Grêmio já se enfrentaram em 67 jogos, com 37 vitórias da equipe gaúcha, 14 empates e 16 triunfos do Coxa. Nesses 67 confrontos, o Grêmio marcou 68 gols e sofreu 56.

* O Grêmio aposta na força do ataque para conquistar uma vantagem. Nos últimos cinco jogos, os nove gols foram marcados pelos jogadores de frente da equipe.

* O último confronto foi marcado pelo excesso de passes errados. Foram 76 em 90 minutos. O Grêmio desperdiçou 41, enquanto o Coxa 35.
 

header último confronto v2

Coritiba e Grêmio se enfrentaram pela última vez neste sábado, pela 13ª rodada do Brasileirão de 2012. O Coxa venceu a partida por 2 a 1 no Couto Pereira. Leonardo marcou o gol da vitória aos 44 minutos da segunda etapa, em um belo  chute de fora da área. O primeiro gol dos donos da casa foi marcado por Ayrton. André Lima anotou o tento do Tricolor gaúcho.



Erros no Brasileirão deixam arbitragem em xeque

LANCEPRESS!
Publicada em 31/07/2012 às 06:30
Rio de Janeiro (RJ)

Os erros de árbitros e auxiliares continuam marcantes na Série A do Campeonato Brasileiro. Só na última rodada, a 13ª, em três dos dez jogos ocorreram equívocos que prejudicaram Fluminense, Corinthians e Palmeiras.

No Engenhão, o Tricolor carioca protestou muito com o gol mal anulado diante do líder Atlético-MG. Fred não estava impedido e o jogo terminou 0 a 0. O clube prepara uma representação contra o trio que apitou o seu jogo contra o Galo.

Já em Salvador, o Corinthians se queixou de uma penalidade não marcada em Romarinho, o que poderia ter evitado o empate sem gols contra o Bahia, em Pituaçu.

No Independência, o Palmeiras – que já havia sido prejudicado também na quinta-feira passada diante do Bahia (leia abaixo) –, não engoliu o pênalti marcado para o Cruzeiro (a falta em Montillo foi fora da área). E o segundo gol do triunfo da Raposa por 2 a 1 também foi questionado pela equipe paulista, que formalizará uma reclamação à CBF.

Para José Roberto Wright, ex-árbitro e comentarista de arbitragem, não falta qualidade para a arbitragem brasileira:

– Acredito que seja falta de sorte. O lance do jogo do Fluminense, por exemplo, era difícil. Caso um árbitro cometa erro atrás de erro, aí sim, isso deve ser averiguado.

Procurado pelo LANCENET!, Sérgio Corrêa, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, não pôde atender a reportagem. Ele está sendo blindado pela assessoria de imprensa da entidade.

Erros também na Copa do Brasil

O Coritiba até hoje reclama de erros na final da Copa do Brasil, vencida pelo Palmeiras. No jogo de ida, um pênalti duvidoso a favor dos paulistas e uma penalidade não marcada para o Coxa. Já no segundo jogo, a queixa foi sobre a falta que originou o gol da equipe paulista. Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do clube, disse que o Palmeiras deveria se envergonhar do título.

BATE-BOLA
Aristeu Leonardo Tavares
Ouvidor de arbitragem do CBF ao LANCENET!

Como é o processo entre clube, Federação, Ouvidoria e CBF?

O clube, se achar que foi prejudicado, envia um ofício para a Federação do seu estado com um DVD em anexo que tenha a íntegra do jogo. A Federação me encaminha e eu assisto ao jogo inteiro. Depois, faço um relatório para o presidente da CBF e devolvo para a Federação que me enviou.

Você recebeu alguma reclamação após o final de semana?

Por enquanto, não chegou nada. Mas tem menos de 24 horas e o clube precisa realizar todos os procedimentos citados anteriormente. Esse processo demora um pouco, mas em 48 horas faço o laudo e devolvo.

Qual a sua opinião sobre os erros de arbitragem da 13ª rodada?

Eu não vou e também não posso me pronunciar sem ter sido acionado. Seria falta de ética. Tenho que, efetivamente, ser acionado pela Federação para comentar. Assim é a regra.

COM A PALAVRA
José Roberto Wright
Ex-árbitro e comentarista de arbitragem

Investir na arbitragem é mais do que necessário

O nível de árbitros e auxiliares é bom. Não falta qualidade, mas investir na arbitragem brasileira é mais do que necessário. E isso tem sido feito. A criação do cargo de corregedor e ouvidor dará frutos a longo prazo. Isso é uma certeza, pois as pessoas envolvidas são corretíssimas e capacitadas. Estão tratando de uma questão séria com profissionalismo, algo que tinha de ser feito.

Caso não exista interferência política nas decisões desses profissionais, algo que eu temo que possa acontecer e que foi decisivo para que eu não aceitasse ser o ouvidor, eles serão essenciais para uma evolução da arbitragem no Brasil.

Últimos erros de arbitragem no Brasileirão 2012

Cruzeiro 2x1 Palmeiras - 13ª rodada
Pênalti em Montillo marcado em falta fora da área. No segundo gol da Raposa, reclamação de impedimento.

Bahia 0x0 Corinthians - 13ª rodada
Pênalti não marcado em Romarinho.

Fluminense 0x0 Atlético-MG - 13ª rodada
Gol mal anulado do Fluminense. Fred estava em condição legal.

Palmeiras 0x2 Bahia - 12ª rodada
Pênalti inexistente que gerou o primeiro gol do Bahia na partida.

Atlético-MG 2x0 Santos - 12ª rodada
Três impedimentos mal marcados para o Atlético-MG. Dois acabaram em gol.

Atlético-GO 4x3 São Paulo - 13ª rodada
Um pênalti mal marcado para cada lado.

Bahia 1x2 Flamengo - Nona rodada
Pênalti inexistente a favor do Flamengo. Expulsão de Luiz Antonio discutível.

Vasco 1x0 Atlético-GO - Nona rodada
Juiz validou um lance no último minuto que o zagueiro Gabriel, em posição irregular e quase empatou o jogo.

Corinthians 1x3 Botafogo - Sétima rodada
Pênalti mal marcado a favor do Timão.



Luxa poupará apenas Zé Roberto diante do Coritiba

LANCEPRESS!
Publicada em 30/07/2012 às 21:57
Porto Alegre (RS)

Ao contrário do que havia garantido no último sábado, o técnico Vanderlei Luxemburgo poupará apenas o apoiador Zé Roberto no duelo entre o seu Grêmio e o Coritiba, nesta terça-feira, no Olímpico, pela Segunda Fase da Copa Brigdestone Sul-Americana.

- O único jogador que vai estar fora é o Zé. Conversei com o Gilberto. Ele vai jogar amanhã (nesta terça). Não podemos abdicar da competição. Vamos com força máxima. Só não vou expor o Zé, que sofreu um desconforto na coxa - disse Luxa, em entrevista coletiva.

A tendência é que Marquinhos seja o novo companheiro de Elano no setor de criação do Grêmio. Existia a possibilidade de ambos serem poupados. O primeiro teve febre na noite anterior ao jogo contra o mesmo Coritiba, no último sábado, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já Elano passou mal durante o jogo, mas deve estar entre os titulares nesta terça, assim como o próprio treinador indicou:

- O Elano teve um desgaste muito grande. Ele passou muito mal. É guerreiro e vai para o pau. Vou conversar com ele. Se estiver legal, ele vai para o jogo. Aí veremos o tempo que ele aguenta.

Com a confirmação da presença de Gilberto Silva, o Grêmio deve ter a seguinte escalação contra a equipe paranaense: Marcelo Grohe, Edílson, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Elano e Marquinhos (Marco Antônio); Kleber e Marcelo Moreno.



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sérgio Manoel tem lesão confirmada e desfalca o Coritiba por seis meses

Sérgio Manoel sofre uma entorse e desfalca o Coritiba (Foto: Reprodução / SPORTV)Sérgio Manoel fica seis meses longe dos
gramados (Foto: Reprodução/SPORTV)

O volante Sérgio Manoel teve a lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo confirmada e, por isso, desfalca o Coritiba por, pelo menos, seis meses. Ou seja, se a previsão se confirmar, ele só volta a partir de fevereiro de 2013. O jogador, substituído durante a vitória por 2 a 1 sobre Grêmio, no último sábado, vai passar por cirurgia, ainda sem data marcada.

- O exame apontou a suspeita inicial de um rompimento no ligamento cruzado - explica Walmir Sampaio, médico do clube, ao site oficial.

Segundo o site oficial do Coritiba, a lesão de Sérgio Manoel se assemelha à do zagueiro Cleiton, do lateral-direito Jackson e do atacante Keirrison.



Atletas do Coritiba pregam cautela e inteligência no duelo contra o Grêmio

A delegação do Coritiba já está no Rio Grande do Sul para colocar em prática toda a experiência em competições mata-mata na Copa Sulamericana. A estreia será contra o Grêmio, um adversário conhecido do grupo, que foi superado no sábado, com uma vitória de 2 a 1 - com gols de Ayrton e Leonardo.

Além dos ingredientes para conseguir uma boa largada, os jogadores coritibanos querem manter o foco e a paciência para conseguir trazer um bom resultado. O foco inicial é a vitória, mas ninguém ficará descontente se o placar terminar empatado.

Elenco do Coritiba durante treinamento no CT da Graciosa (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Elenco do Coxa teve uma oportunidade para treinar antes do jogo (Foto: Gabriel Hamilko/GloboEsporte.com)

O meia Robinho explica que em uma competição curta, o time não pode se lançar ao ataque em busca de uma boa vitória. O propósito é ser cauteloso e abusar dos contra-ataques certeiros.

- A vitória é importante, mas em um jogo de mata-mata não pode ir e abrir para tentar a vitória a qualquer custo, pois depois tem o jogo dentro de casa. Se a gente perder lá por três ou mais gols de diferença fica difícil reverter. Temos que ir lá e fazer um jogo tranquilo, pois um empate é um excelente resultado também.

Tem que procurar fazer gols e não levar. Se conseguir um empate é um grande resultado, pois decidimos em casa"

Demerson

O zagueiro Demerson concorda com o colega e ressalta que é necessário jogar com o regulamento debaixo do braço. 

- Um empate é um grande resultado. Já vencemos o Grêmio no sábado. Tem que procurar fazer gols e não levar. Se a gente conseguir um empate é um grande resultado, pois decidimos em casa, onde somos fortes.

Para conseguir o triunfo e decidir com folga a vaga nas oitavas de final, Demerson prega por um grupo compacto e bem organizado em todos os setores.

- Se todos os setores do campos estiverem juntos e bem compactos, tenho certeza de que acaba ajudando a conseguir um bom resultado.

Coritiba e Grêmio se enfrentam na terça-feira, às 21h15m (de Brasília), no estádio Olímpico. A partida de volta está marcada para o dia 23 de agosto, no estádio Couto Pereira.



Vasco anuncia a contratação de lateral-direito Jonas

LANCEPRESS!
Publicada em 30/07/2012 às 15:31
Rio de Janeiro (RJ)

O Vasco anunciou, de forma oficial, a contratação do lateral-direito Jonas, de 25 anos. O jogador, que estava no Coritiba, realizou exames médicos na manhã desta segunda-feira numa clínica particular na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e assinou um contrato com o Gigante da Colina até dezembro de 2015. Para contratá-lo, o Vasco adquiriu 50% de seus direitos econômicos.

Feliz com o acerto, ele comentou a expectativa de jogar com grandes nomes cruz-maltinos, como o de Juninho Pernambucano, "seu jogador" no video game:

- É com muito orgulho que visto a camisa do Vasco. Para mim é um honra jogar ao lado do melhor zagueiro do Brasil, o Dedé, atuar com Juninho Pernambucano, que eu via pela seleção e escolhia para jogar vídeo game. O Felipe então nem se fala, são todos grandes jogadores. Estou muito feliz pela oportunidade, vou procurar com muita raça e vontade dar alegrias para a torcida – disse ao site oficial do Vasco.

Como a equipe treinará na praia na manhã desta terça-feira, Jonas será apresentado oficialmente somente na quarta.

Ficha Técnica:

Nome: Jonas Jessué da Silva Junior
Nascimento: 10/02/1987
Local de Nascimento: Votuporanga, São Paulo.
Altura: 1,81

Clubes:
Mirassol – SP (2006)
Internacional (2007 / 2009)
Sport – (2009)
Botafogo – SP (2010)
Vitória (2010)
Coritiba (2001 / 2012)

Títulos:
Campeonato Gaúcho 2008
Campeonato Pernambucano 2009
Copa Paulista do Interior 2010
Campeonato do Nordeste 2010
Campeonato Paranaense 2011 e 2012



Com lesão, Sergio Manoel só volta a jogar em 2013

LANCEPRESS!
Publicada em 30/07/2012 às 19:41
Curitiba (PR)

Após realizar exames nesta segunda-feira, o volante Sergio Manoel teve uma notícia ruim. Foi confirmada uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e o jogador ficará em recuperação por, pelo menos, seis meses. Ou seja, só voltará a jogar em 2013.

O atleta se machucou ainda no primeiro tempo da partida contra o Grêmio, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O clube esperou para falar sobre o assunto e o médico Walmir Sampaio só se proncuciou quando teve a certeza da gravidade da lesão.

- O exame apontou a suspeita inicial de um rompimento no ligamento cruzado.

A lesão é bastante semelhante ao que o zagueiro Cleiton, o lateral-direito Jackson e o atacante Keirrison se recuperam. O primeiro já está voltando aos treinos. O lateral só volta no fim do ano, enquanto K9 é esperado para o fim de agosto e o começo de setembro.



Grêmio e Coritiba abrem duelos brasileiros na Sul-Americana

LANCEPRESS!
Publicada em 30/07/2012 às 18:00
Porto Alegre (RS)

Após se enfrentarem no último sábado pelo Campeonato Brasileiro, Grêmio e Coritiba fazem nesta terça-feira, às 21h15, no Olímpico, o primeiro duelo entre equipes brasileiras da Segunda Fase da Copa Brigdestone Sul-Americana.

O Grêmio terá novidades para se recuperar do revés diante do mesmo Coxa e ficar em vantagem visando a próxima fase da Sul-Americana, competição que garante ao campeão uma vaga na próxima Libertadores - o jogo da volta será realizado no próximo dia 23, no Couto Pereira.

O zagueiro Gilberto Silva e o apoiador Zé Roberto serão poupados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, em razão da sequência de jogos. Zé, por exemplo, fez sete partidas seguidas desde a sua estreia pelo Grêmio. Os seus substitutos serão Vilson e Léo Gago, respectivamente.

Já a dupla Souza e Kleber tem presença garantida contra o Coritiba. Ambos cumpriram suspensão automática no duelo do último sábado e reforçam o time titular do Grêmio.

MISTÉRIO NO CORITIBA

Como de costume, o técnico Marcelo Oliveira vai fazer aquele mistério para divulgar o time que vai entrar em campo nesta terça-feira. O que é certo, porém, é que o zagueiro Pereira e o volante Sergio Manoel estão fora. O primeiro poupado e o segundo por contusão.

A grande dúvida é se o Coxa irá usar os principais jogadores ou deixá-los no banco para dar um descanso, já que esta será a décima partida do time no mês. Umas das dúvidas, por exemplo, é a presença de Leonardo como titular. Embora venha sendo decisivo, o atacante voltou do futebol chinês há pouco tempo e ainda não está em plena forma física.

- É um jogador da posição, que voltou da China com o sentimento de querer ajudar. Mas temos que ir com calma, porque ainda não está totalmente preparado para ter uma sequência muito grande de jogos - disse o técnico Marcelo Oliveira.

No geral, porém, é provável que haja poucas mudanças em relação ao jogo de sábado entre as equipes. Na defesa, Demerson deve substituir Pereira. No meio para a frente, fica a dúvida. Mesmo assim, Marcelo Oliveira deve manter a mesma estrutura da última partida.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CORITIBA

Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 31/7/2012 – 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Márcio Santiago (Fifa-MG) e Carlos Berkenbrock (FIFA-SC)

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edilson, Werley, Vilson e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moreno – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Junior Urso (Gil), Lincoln (Everton Ribeiro) e Robinho; Roberto e Everton Costa – Técnico: Marcelo Oliveira.



Sem Pereira, Coritiba viaja para rever o Grêmio

LANCEPRESS!
Publicada em 30/07/2012 às 16:39
Curitiba (PR)

O Coritiba terá dois desfalques para enfrentar o Grêmio, nesta terça-feira, pela segunda fase da Copa Brigdestone Sul-Americana. O zagueiro Pereira foi poupado e sequer viajou com o grupo. Já o volante Sergio Manoel está machucado e também não irá para o Rio Grande do Sul.

Ao contrário do que o técnico Marcelo Oliveira costuma fazer, desta vez foram relacionados apenas 18 jogadores. No treino desta segunda-feira, o comandante coxa-branca garantiu que irá fazer mistério. Ou seja, não se sabe se algum jogador será poupado de começar jogando.

Confira os relacionados:

Goleiros: Bruno Fuso e Vanderlei;
Laterais: Ayrton e Lucas Mendes;
Zagueiros: Bonfim, Demerson e Emerson;
Volantes: Chico, Gil, Junior Urso e Willian;
Meias: Everton Ribeiro, Lincoln, Robinho e Thiago Primão;
Atacantes: Everton Costa, Leonardo e Roberto.



Luis Fabiano é eleito o Cara da 13ª rodada do Brasileiro

LANCEPRESS!
Publicada em 30/07/2012 às 16:00
São Paulo (SP)

No jogo que marcou a volta de Rogério Ceni, quem brilhou mesmo foi Luis Fabiano, que marcou duas vezes na goleada do São Paulo sobre o Flamengo por 4 a 1, neste domingo, no Morumbi. A atuação fez com que o atacante fosse eleito o Cara da 13ª rodada do Brasileirão pelos internautas do LANCENET!.

O Fabuloso recebeu 907 votos (ou 43,5% do total), ficando bem à frente do segundo colocado, o goleiro Jefferson, do Botafogo, que somou 307 votos (ou 14,7% do total). Em terceiro ficou outro arqueiro: Victor, do Atlético-MG, que teve 286 votos (ou 13,7% do total).

Luis Fabiano é o primeiro jogador do São Paulo a levar o prêmio. Entre os rivais, os corintianos já foram premiados por quatro vezes, e os palmeirenses em duas rodadas.

COMO FUNCIONA

Ao final de cada partida do Campeonato Brasileiro, uma enquete é disponibilizada com três jogadores de cada time indicados pela equipe de reportagem do LNET!. Depois, o vencedor da enquete de cada time vai para a enquete principal, para os internautas elegerem o Cara da Rodada.



Cleiton retoma os treinos no Coritiba, após seis meses de recuperação

O zagueiro Cleiton está de volta aos gramados do Centro de Treinamento da Graciosa. O defensor coxa-branca estava encostado há seis meses no departamento médico coritibano, após sofrer uma ruptura do ligamento do cruzado anterior do joelho direito, em janeiro. Foi a segunda lesão gravíssima seguida do atleta, que tinha acabado de se recuperar de outro problema no joelho esquerdo, durante o segundo semestre do ano passado.

Durante o treino de segunda-feira, o zagueiro coxa-branca trabalhou com o grupo, mas pode atuar defendendo os dois lados, no treino de toque de bola. A iniciativa foi para evitar o contato com os companheiros, já que é a primeira experiência de Cleiton com a bola.

O atacante Keirrison também já passou por esse procedimento no mês passado, mas voltou a sentir dores específicas na região do joelho. Como precaução, K9 retornou para o trabalho físico e deve ser liberado em breve.

Cleiton e Lucas Mendes no treino do Coritiba (Foto: Divulgação / Coritiba)Lucas Mendes e Cleiton no treino do Coritiba, no CT da Graciosa (Foto: Divulgação / Coritiba)



Teve isso! Clube sem torcida, árbitro zagueirão e time com 12 em campo

Além de gols, dribles e jogadas bem tramadas, a rodada do fim de semana no futebol brasileiro apresentou alguns fatos curiosos e até mesmo inusitados de Norte a Sul do país que chamaram a atenção.

Jogo prossegue após o fim

No jogo Coritiba x Palmeiras, o atacante Roberto recebeu passe de Leonardo aos 44 minutos do segundo tempo. Livre de marcação e em posição legal de acordo com o assistente, ele avançou em direção ao gol, driblou o goleiro Marcelo Grohe e chutou para fora. No entanto, mesmo que a bola tivesse entrado, o gol não ia valer, pois o árbitro André Luis de Freitas já tinha apitado o fim do jogo, para indignação dos jogadores do Coritiba. Menos mal que o Coxa venceu a partida por 2 a 1. (clique aqui para saber mais)

Sem torcida

Na partida ABC x Guaratinguetá, o que chamou a atenção não foi a vitória de 3 a 0 do time potiguar, mas sim a presença da torcida do Guaratinguetá, ou melhor, a ausência dela. No espaço destinado para os fãs da equipe paulista só eram vistos policiais, que, pelo jeito, não tiveram trabalho algum. Na décima oitava colocação, com apenas nove pontos, nem a torcida do Guaratinguetá parece acreditar numa reação do clube na competição. (clique aqui para saber mais)

Frame, Torcida Guaratingueta (Foto: Reprodução)Espaço destinado à torcida do Guaratingueta sem nenhum torcedor no jogo contra o ABC (Foto: Reprodução)

Juiz zagueirão

No primeiro tempo da partida entre Vasco e Inter, no Beira-Rio, o atacante Marcos Aurélio tentava levar o Colorado ao ataque. Sua intenção era dar um passe para Guiñazu. Ele só não esperava que o próprio árbitro Wilson Luis Seneme fosse dar uma de zagueiro. Quem agradeceu foi o Vasco, que ficou com a posse de bola. Sem ter o que fazer, o juiz foi obrigado a ouvir aquela sonora vaia da torcida do Inter. A sorte dele é que a jogada do time carioca acabou não resultando em gol. (clique aqui para saber mais)

Classificação inédita

Na Segunda Divisão do Estadual do Rio, Quissamã e Audax terminaram a competição em primeiro e segundo lugares, respectivamente, e vão participar pela primeira vez da elite do futebol carioca em 2013. Na última rodada, o Quissamã venceu o Barra Mansa por 2 a 0 e se sagrou campeão somando 46 pontos, enquanto o Audax goleou fora de casa o São João da Barra por 4 a 1 e chegou aos 44 pontos. (clique aqui para saber mais)

Bruno Reis, Quissama (Foto: Divulgação)Bruno Reis comemora o seu gol na vitória do Quissamã sobre o Barra Mansa por 2 a 0 (Foto: Divulgação)

Festa sem vitória

A diretoria do Vila Nova-GO fez a sua parte e diminuiu o preço do ingresso. O resultado é que mais de 11 mil torcedores compareceram sábado ao Estádio Serra Dourada para incentivar o time na partida contra o Tupi-MG pela Série C do Brasileiro. O jogo também marcava as comemorações pelos 69 anos do clube goiano. O empate por 0 a 0 pode não ter sido um presente de grego, mas deixou um agosto amargo entre os torcedores, ainda mais se levarmos em conta que Pedro Júnior desperdiçou um pênalti na segunda etapa. (clique aqui para saber mais)

Camisa de presente

A missão era difícil, mas o lateral Auremir, do Vasco, conseguiu neutralizar o atacante Forlán, que fazia a sua estreia no Inter, anulando as suas principais jogadas. Ao fim do primeiro tempo, ele pediu a camisa do jogador uruguaio e foi prontamente atendido. Iniciante na carreira, o jovem afirma que receber uma camisa do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 é um troféu. Agora, a intenção de Auremir é conseguir uma camisa de seu companheiro de time, Juninho Pernambucano. Tarefa esta que não deverá ser tão complicada. (clique aqui para saber mais)

Auremir Vasdco camisa Forlán (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Auremir com a camisa que recebeu de Forlán no jogo contra o Inter (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)

Vitória, emoção e lágrimas

Na partida contra o CRB, no Barradão, que pode ter marcado a sua despedida do Vitória-BA, o atacante Neto Baiano fez o gol que garantiu mais três pontos para a equipe baiana. Bastante emocionado e com lágrimas nos olhos, o jogador agradeceu após o jogo e enalteceu o que viveu na Toca do Leão. O destino do atacante deverá ser o Kashiwa Reysol, do Japão. Totalmente identificado com o clube e seus torcedores, ele manifestou a vontade de voltar a defender o Vitória no futuro. (clique aqui para saber mais)

Chega pra lá

Após o zagueiro Dedé, do Vasco, ter recebido cartão amarelo na partida contra o Inter, o meia Felipe se aproximou do árbitro Wilson Luis Seneme para argumentar em defesa do seu companheiro de time. Para sua surpresa, o juiz colocou a mão no seu peito e deu um autêntico chega pra lá. Felipe, então, tirou a mão do árbitro, e o jogo seguiu normalmente. Definitivamente, Seneme não estava para muito papo nesta partida. Podemos dizer que Felipe ainda saiu no lucro, pois não foi advertido com cartão. (clique aqui para saber mais)

Dividida dolorosa

Na partida entre Sport e Atlético-GO, realizada na Ilha do Retiro, uma dividida dolorosa chamou a atenção de quem acompanhava a partida. O zagueiro Bruno Aguiar, do Sport, caiu no gramado com o nariz sangrando após cabecear a nuca do jogador Patric, da equipe goiana, numa disputa de bola pelo alto. Felizmente, nada de mais grave aconteceu, mas o atleta acabou sendo substituído por Diego Ivo ainda no primeiro tempo. O jogo terminou empatado, resultado que não foi bom para nenhuma das duas equipes. (clique aqui para saber mais)

Trombando com o próprio companheiro

No duelo entre Bahia e Corinthians, ocorreu uma dividida no mínimo inusitada. Aos 18 minutos do primeiro tempo, o time baiano partia para o ataque quando Hélder e Ávine, ambos do Bahia, se chocaramm e ficaram caídos no gramado do Estádio Pituaçu pedindo atendimento médico. O árbitro Pablo dos Santos Alves interrompeu o jogo para que os jogadores fossem atendidos. Após alguns minutos de paralisação, os dois jogadores voltaram normalmente para a partida, que terminou empatada por 0 a 0. (clique aqui para saber mais)

Volta do ídolo

Além da vitória sobre o Flamengo por 4 a 1, no Morumbi, a torcida do São Paulo pôde comemorar também o retorno do seu goleiro titular e ídolo Rogério Ceni. Antes da partida começar, ele foi ovacionado pelos torcedores que estavam no Estádio do Morumbi e pediu aplausos para o goleiro Denis, que o substituiu durante os sete meses em que ficou afastado por causa de uma lesão no ombro direito. Este foi o período mais longo que Rogério ficou longe dos gramados na sua carreira. (clique aqui para saber mais)

Hino para, mas torcida continua cantando

Na partida entre Bahia e Corinthians, os torcedores que estavam no Estádio de Pituaçu deram mais uma verdadeira demonstração de respeito e amor à pátria. Assim como já aconteceu em outros jogos, num certo momento da execução do Hino Nacional Brasileiro, antes do início da partida, a música parou de tocar, mas os torcedores continuaram cantando normalmente até o fim. Uma cena realmente de arrepiar. O que não é nenhuma surpresa para um povo tão fanático por futebol e apaixonado por sua terra como o baiano. (clique aqui para saber mais)

Jogador é punido após ser substituído e voltar a campo

Uma situação atípica ocorreu no Morumbi. Você já imaginou um jogador ser substituído, voltar a campo e ser punido pelo juiz? Pois foi isso mesmo que aconteceu este fim de semana. Na partida contra o Flamengo, o São Paulo ficou com 12 jogadores em campo por alguns instantes. Rodrigo Caio voltou depois de receber atendimento médico, mas não sabia que havia sido substituído por João Schmidt. Ele foi punido com cartão amarelo pelo árbitro Jailson Macedo Freitas e deixou o gramado sem entender muito o que tinha acontecido. (clique aqui para saber mais)

Presidente coloca a mão na massa

Horas antes do início da partida entre Penarol-AM e Náutico-RR, pela sexta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, o presidente do clube amazonense, Daniel Macedo, pegou martelo, andaimes, tábuas, pregos e madeiras das obras do estádio Floro Mendonça, em Itacoatiara, e mesmo debaixo de um sol de mais de 30 graus construiu uma plataforma de madeira para a equipe de reportagem da TV Amazonas (afiliada da Rede Globo) realizar a gravação do jogo. (clique aqui para saber mais)

Penarol, Amazonas (Foto: Anderson Silva/GLOBOESPORTE.COM)Presidente do Penarol, Daniel Macedo, ajuda na construção de uma plataforma de madeira
(Foto: Anderson Silva/GLOBOESPORTE.COM)



Marcelo Oliveira revela preocupação com desgaste de Leonardo no Coxa

Leonardo, atacante do Coritiba (Foto: Divulgação / Coritiba)Leonardo se destaca, mas é motivo de cautela
na comissão técnica (Foto: Divulgação / Coritiba)

O atacante Leonardo é uma das surpresas do Coritiba. Após retornar do futebol chinês, o centroavante é considerado como uma das soluções no ataque alviverde. Porém, a sequência de jogos seguidos em que ele é escalado começa a preocupar a comissão técnica.

Após passar mais de 50 dias sem atuar com regularidade, Leonardo passou por uma rápida adaptação e já foi relacionado para a partida contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Marcelo Oliveira colocou ele durante o segundo tempo. Contra o Náutico, Leonardo vestiu a camisa 9 e ficou até os 27 minutos da etapa final. Na vitória sobre o Grêmio, sábado, o atacante jogou durante os 90 minutos pela primeira vez.

Além dos três jogos seguidos, Leonardo integra o elenco que enfrenta novamente o Grêmio, pela Copa Sulamericana, com grandes chances de ser titular. A série desgastante deixa o treinador coxa-branca em alerta e revela a preocupação com uma possível lesão ou cansaço muscular.

- Fica a grande preocupação de um jogador que estava há algum tempo sem jogar e atuando seguidamente, se esforçando tanto nos jogos. É uma preocupação eu tenho para não lesionar o jogador, pois na terça-feira temos outra batalha. Depois tem Fluminense, Corinthians, Cruzeiro e não para. Se der para administrar alguma situação, vamos administrar.

A cautela com o físico de Leonardo é a única ressalva do técnico Marcelo Oliveira, que gosta muito das características do jogador e que pretende utilizar com frequência.

- Eu sempre acreditei no Leonardo. Já no período do Ney Franco ele fez gols e ótimas partidas. Infelizmente ele teve muitas contusões. Quando ele recuperava e ganhava um pouco de ritmo, tinha um outro tipo de contusão. É um jogador da posição, que tem boa finalização. Acho que
ele voltou com experiência da saída.
 



Cartola FC: duplas de São Paulo, Flu e Lusa compõem seleção da rodada #13

Em uma rodada marcada por poucos gols, o maior pontuador só poderia sair da partida mais movimentada. Luis Fabiano marcou dois na goleada do São Paulo sobre o Flamengo por 4 a 1 e ainda deu passe para mais um, garantindo 28.40 pontos. Os cartoleiros que escalaram o atacante tricolor só não ficaram ainda mais felizes porque o "Fabuloso" tirou a camisa na hora da comemoração do primeiro gol e recebeu um amarelo. Companheiro de equipe, o meia Jadson foi outro a figurar na seleção do Cartola FC, com 13.20, graças a um gol e uma assistência.

Outra dupla valiosa veio da Portuguesa. Opções mais em conta para os cartoleiros, Ananias e Moisés foram os grandes destaques da vitória da Lusa sobre o Náutico por 3 a 1. O primeiro marcou um gol e deu passe para outro. Já o volante, além de deixar o dele, foi uma ótima opção ofensiva com seis finalizações, além de duas roubadas de bola.

No entanto, um bom time não vive só de gols. E é a dupla do Fluminense quem forma a composição defensiva. Gum conseguiu seis roubadas de bola durante a partida que, somados aos pontos por não terem sofrido gols, somam 15.60. Digão, que atuou improvisado de volante, teve atuação bastante semelhante: outras seis bolas roubadas e o bônus por seu time não ser vazado, que lhe renderam 14.40 pontos. Quem escalou a zaga tricolor pôde sorrir com 30 pontos no total.

O goleiro Victor foi um dos grandes responsáveis pelo empate em 0 a 0 de Atlético-MG e Flumienense. O arqueiro do Galo fez três defesas difíceis e somou 14.50 pontos, já que também não sofreu gols. Nas laterais, Ayrton, do Coritiba, se destacou com quatro finalizações e um gol marcado, alcançando 13.50 pontos.

Outros goleadores na rodada foram Borges, do Cruzeiro, que marcou duas vezes, e somou 14.90 pontos na rodada. Heroi da vitória do Botafogo sobre o Figueirense, Andrezinho foi o autor do gol da partida e, com isso, chegou a 11.70.

Por outro lado, tiveram aqueles jogadores que prejudicaram os cartoleiros: o goleiro Felipe, do Náutico, teve a menor pontuação da rodada, com -6.30. Além de sofrer três gols, o ex-santista não fez defesas difíceis e ainda errou um passe. Apesar da vitória do Botafogo, o destaque negativo ficou por conta de Vitor Junior, que entrou no segundo tempo e foi expulso de forma infantil, após colocar a mão na bola. Com isso, somou -5.60 pontos para desespero de quem o escalou.

Durval, do Santos, e Victorino, do Cruzeiro, abusaram das faltas e alcançaram baixas pontuações. Enquanto o jogador do Peixe cometeu cinco e recebeu um amarelo, o cruzeirense fez quatro, sendo premiado também com o cartão. Zé Roberto, do Bahia, foi outro que pouco acertou: seis passes errados, três impedimentos e uma falta cometida, que resultaram em -3.80.

Vale lembrar que a seleção do Cartola FC não tem relação com o Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM elegem a seleção da rodada.

Na Liga Nacional, o maior pontuador foi " Flucca F.F.C", do cartoleiro Thiago Greco. Com cinco jogadores que marcaram gols e uma zaga que não foi vazada, a equipe atingiu 129.33 pontos. O "Guinness Dubliner FC", de Rafael Turziani, ficou em segundo com 128.35 pontos. O líder da Liga Nacional até a 13ª rodada é o "Dragões Venta", do cartola David, com 982.07 pontos somados.

Luis Fabiano São Paulo Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Luis Fabiano foi o maior pontuador da rodada no Cartola FC (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Escalada no tradicional 4-4-2 a seleção da rodada#13 é: Victor (Atlético-MG), Ayrton (Coritiba), Moacir (Sport), Gum (Fluminense), Digão (Fluminense), Ananias (Portuguesa), Moisés (Portuguesa), Andrezinho (Botafogo), Jadson (São Paulo), Luis Fabiano (São Paulo), Borges (Cruzeiro). Técnico: Ney Franco (São Paulo).

Segue abaixo o quadro da seleção da 13ª rodada do Cartola FC, que custa C$ 161.67 e fez 169.67 pontos.

JOGADOR PREÇO PONTUAÇÃO
Victor C$ 16.99 14.50
Ayrton C$ 10.42 13.50
Moacir C$ 11.53 8.80
Gum C$ 9.74 15.60
Digão C$ 12.07 14.40
Ananias C$ 7.15 15.00
Jadson C$ 21.06 13.20
Moisés C$ 9.70 12.50
Andrezinho C$ 12.15 11.70
Luis Fabiano C$ 24.24 28.40
Borges C$ 15.96 14.90
Ney Franco C$ 10.66 7.17


Vasco anuncia contratação de Jonas

O Vasco anunciou oficialmente a contratação de Jonas. Por meio de seu site, o clube confirmou a assinatura do vínculo com o jogador até 31 de dezembro de 2015. O lateral-direito de 25 anos, que estava no Coritiba, chega para substituir Fagner, recentemente negociado com o Wolfsburg, da Alemanha.



Líderes tropeçam na rodada: Cruzeiro e São Paulo 'aproveitam'

LANCEPRESS!
Publicada em 29/07/2012 às 21:53
São Paulo (SP)

Ficou tudo igual. Ou quase isso. Dos oito primeiros colocados do Brasileirão, apenas Cruzeiro (quinto), São Paulo (sexto) e Botafogo (sétimo) venceram na rodada. Pouco para mudar a disputa pela ponta do Nacional. A boa notícia é que ambos se aproximaram do Grêmio, ainda o último no G4.

A Raposa voltou de vez a brigar por uma vaga entre os quatro melhores do campeonato. O Palmeiras reclamou de mais um pênalti mal marcado contra o time (Montillo estava fora da área no lance que originou o primeiro gol), mas acabou derrotado por 2 a 1, na Arena Independência, com dois gols de Borges - o segundo tento gerou reclamação por conta de um impedimento e o do Alviverde por conta de um pênalti duvidoso. Resultado que deixa os mineiros com 23 pontos, a um do G4. O Verdão, campeão da Copa do Brasil, "parou" e retornou para a zona do rebaixamento.

O são-paulino ficou feliz após a 13ª rodada. Após ver o Tricolor ir mal e perder para o ex-lanterna Atlético-GO no meio de semana, o time reagiu. E com estilo: nas voltas de Rogério Ceni (que estreou em 2012) e Luis Fabiano (que retornou de lesão), o São Paulo brilhou e goleou o Flamengo por 4 a 1, no Morumbi. Com o resultado, a equipe comandada por Ney Franco assumiu a sexta colocação, agora a dois pontos do Grêmio.

O Botafogo também voltou a vencer. Foi apenas 1 a 0 sobre o Figueirense, lanterna da competição, mas o suficiente para o Fogão triunfar pela primeira vez com Seedorf em campo - antes disso, foram duas derrotas. Agora são quatro pontos de desvantagem para o grupo dos quatro melhores.

Os líderes empataram. No "melhor duelo da rodada", o Fluminense (terceiro) empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG (primero), no Engenhão. O Tricolor carioca reclamou muito de um gol mal anulado marcado por Fred no fim do segundo tempo.

Esse resultado, aliado ao jogo do Vasco, que também foi 0 a 0, mas com o Internacional, no Beira-Rio, manteve tudo igual na parte de cima da tabela. Nem a estreia de Forlán pelo Colorado animou o time, que continua fora do G4. O Cruz-maltino comemorou o ponto que o manteve na segunda colocação e ainda atrás do Galo por apenas um de desvantagem.

O Grêmio "perdeu" o embalo. Depois de quatro vitórias seguidas, o Tricolor gaúcho foi derrotado pelo Coritiba, por 2 a 1, no Couto Pereira. A boa atuação do Coxa, que se afastou de vez da zona do rebaixamento, foi coroada aos 44 minutos do segundo com o gol de Leonardo, que decretou o triunfo.

O Santos, enfim, respira. Depois de amargar um jejum de quatro jogos sem marcar e vencer, o Peixe fez as pazes com o triunfo. Na Vila Belmiro, com boa atuação de Victor Andrade, o time fez 2 a 1 na Ponte Preta e saiu do setor da degola.

A Portuguesa também respira. De virada, bateu o Náutico por 3 a 1 e também saiu da zona do rebaixamento.

Foram três empates em 0 a 0 no domingo. Além de Flu x  Galo, Sport e Atlético-GO também não saíram do placar em branco na Ilha do Retiro.

O Corinthians reclamou de um pênalti não marcado, mas também não atuou bem no empate com o Bahia, no Pituaçu. Resultado que "esfria" a reação do Timão no Brasileirão. Já os baianos, continuam perto da zona da degola.

Ficou tudo igual. Ou quase isso. Dos oito primeiros colocados do Brasileirão, apenas São Paulo (sexto) e Botafogo (sétimo)

venceram na rodada. Pouco para mudar a disputa pela ponta do Nacional. A boa notícia é que ambos se aproximaram do Grêmio,

ainda o último no G4.

O são-paulino ficou feliz após a 13ª rodada. Após ver o Tricolor ir mal e perder para o ex-lanterna Atlético-GO no meio de

semana, o time reagiu. E com estilo: nas voltas de Rogério Ceni (que estreou em 2012) e Luis Fabiano (que retornou de lesão),

o São Paulo brilhou e goleou o Flamengo por 4 a 1, no Morumbi. Com o resultado, a equipe comandada por Ney Franco assumiu a

sexta colocação, agora a dois pontos do Grêmio.

O Botafogo também voltou a vencer. Foi apenas 1 a 0 sobre o Figueirense, lanterna da competição, mas o suficiente para o

Fogão triunfar com Seedorf em campo. Agora são quatro pontos de desvantagem para o grupo dos quatro melhores.

Os líderes empataram. No "melhor duelo da rodada", o Fluminense (terceiro) empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG (primero), no

Engenhão. O Tricolor reclamou muito de um pênalti não marcado em Fred, no fim do segundo tempo.

Esse resultado, aliado ao jogo do Vasco, que também foi 0 a 0, mas com o Internacional, no Beira-Rio, manteve tudo igual na

parte de cima da tabela. Nem a estreia de Forlán pelo Colorado animou o time, que continua fora do G4. O Cruz-maltino

comemorou o ponto que o manteve na segunda colocação e ainda atrás do Galo por apenas um de desvantagem.

O Grêmio "perdeu" o embalo. Depois de quatro vitórias seguidas, o Tricolor gaúcho foi derrotado pelo Coritiba, por 2 a 1, no

Couto Pereira. A boa atuação do Coxa, que se afastou de vez da zona do rebaixamento, foi coroada aos 44 minutos do segundo

com o gol de Leonardo, que decretou o triunfo.

Foram xxx empates em 0 a 0 no domingo. Além de Flu x  Galo, Sport e Atlético-GO também não saíram do placar em branco na Ilha

do Retiro.

O Corinthians reclamou de um pênalti não marcado, mas também não atuou bem no empate com o Bahia, no Pituaçu. Resultado que

"esfria" a reação do Timão no Brasileirão. Já os baianos, continuam perto da zona da degola.



Vice de futebol do Inter 'cutuca' o Grêmio ao elogiar Felipe Ximenes

LANCEPRESS!
Publicada em 29/07/2012 às 11:00
Porto Alegre (RS)

Felipe Ximenes, superintendente de futebol do Coritiba, é o alvo do Internacional para ocupar o cargo de diretor executivo de futebol do clube, o que não é nenhuma novidade. E o dirigente já foi "elogiado" por Luciano Davi, vice de futebol do Inter, mesmo que ainda não tenha concretizado a sua ida para o clube, pelo fato de a equipe paranaense ter derrotado o Grêmio, grande rival colorado, no último sábado, pelo Brasileirão.

Segundo Davi, a tendência é por um acerto entre Inter e Ximenes. A questão financeira já está resolvida. A única pendência é a falta de tempo para um encontro do dirigente com Giovanni Luigi, presidente colorado.

E MAIS:
> D'Alessandro deixa jogo com dores e preocupa no Inter
> Fernandão sobre estreia de Forlán: 'Foi boa, dentro do esperado'
> Para Elton, Inter foi melhor em empate com o Vasco
> Forlán afirma sobre estreia: 'Fisicamente, me senti bem'

- Eu tive uma conversa com ele há uns 10 dias. Nós já equalizamos essas contas. O presidente Giovanni quer conhecê-lo pessoalmente. Infelizmente em função das agendas não houve essa possibilidade ainda - disse Davi, em entrevista coletiva, antes de lembrar do "serviço" prestado pelo dirigente do Coxa ao Inter.

- O Internacional pretende sim colocar um diretor executivo no departamento de futebol e a primeira opção nossa é o Felipe Ximenes, que por sinal hoje cumpriu o seu papel.

Ximenes chegaria ao Inter com o posto de diretor executivo de futebol e com autonomia para cuidar do futebol colorado, a exemplo do que acontece no Grêmio, que tem em Paulo Pelaipe o seu homem forte do futebol.

Felipe Ximenes assumiu o comando do futebol do clube após o rebaixamento do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2009. Desde então, o Coritiba conquistou o Campeonato Paranaense três vezes e foi vice-campeão da Copa do Brasil em duas oportunidades.



Herói do Coxa, Leonardo adota discurso humilde

LANCEPRESS!
Publicada em 28/07/2012 às 21:37
Curitiba (PR)

Leonardo mais uma vez garantiu a felicidade aos torcedores do Coritiba. Depois de ser decisivo na vitória sobre o Náutico, na última rodada, fez um gol no fim e garantiu o triunfo por 2 a 1 sobre o Grêmio, neste sábado. Apesar de todo o bom momento, manteve a humildade em seus discurso.

- Não posso me iludir porque ainda falta muito para eu ficar em forma. Mas o professor está me deixando com essa oportunidade e eu estou ajudando. Eu trabalho pra caramba e sou muito profissional. Estou bastante feliz. A bola está sobrando e eu estou fazendo os gols - disse.

O "professor" a quem Leonardo é o técnico Marcelo Oliveira, que após a partida fez questão de elogiar o centroavante coxa-branca.

- Sempre acreditei no Leonardo. Fez ótimas partidas com o Ney Franco e comigo teve muitas contusões, então não teve sequência. É um jogador da posição, tem boa finalização e voltou (da China) com esse sentimento de querer ajudar - elogiou.

Com a vitória sobre o Grêmio, o Coritiba alcançou a 12º posição, com 15 pontos. Na próxima rodada, enfrenta o Fluminense, domingo que vem, no Couto Pereira. Antes disso, volta a enfrentar o Grêmio, nesta terça-feira, no Olímpico, pelo jogo de ida da Copa Sul-Americana.



Marcelo Oliveira mantém a cautela: 'Estamos evoluindo'

LANCEPRESS!
Publicada em 28/07/2012 às 21:12
Curitiba (PR)

Após a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, o técnico Marcelo Oliveira fez questão de comemorar o resultado diante do Grêmio. Apesar disso, lembrou que o Coritiba ainda precisa evoluir e que o objetivo do clube ainda está longe de ser conquistado.

- Podemos dizer que o Coxa, depois da Copa do Brasil, não virou um time medíocre e hoje não somos o melhor. Estamos evoluindo e fortalecendo. Não podemos nos confortar, apenas celebrar. Almejamos coisas melhores e vamos sempre buscar os melhores objetivos - comentou.

O treinador ainda ressaltou a sequência difícil que o Coxa terá pela frente. Nas próximas rodadas, irá enfrentar Fluminense, Atlético-MG, Corinthians e Vasco. À exceção dos paulistas, os outros três estão brigando na parte de cima da tabela.

- Não temos que temer ninguém. Nosso grupo tem qualidade e se doa muito. No Brasileiro todo jogo é difícil, mas esses jogos são bons de jogar. Mobilização natural para enfrentar times como Fluminense, o campeão da Libertadores e o Atlético-MG. Vamos lutar pelos resultados - disse.

Com a vitória sobre o Grêmio, o Coritiba alcançou a 12º posição, com 15 pontos. Na próxima rodada, enfrenta o Fluminense, domingo que vem, no Couto Pereira. Antes disso, volta a enfrentar o Grêmio, nesta terça-feira, no Olímpico, pelo jogo de ida da Copa Sul-Americana.



Pacotão da rodada#13: São Paulo tem maior público, e Victor salva Galo

Time do São Paulo aplaude torcida (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jogadores do São Paulo aplaudem presença da
torcida (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A 13ª rodada manteve o Galo na liderança do Campeonato Brasileiro após o empate sem gols com o Fluminense, no Engenhão. E o ponto conquistado no Rio de Janeiro deve-se muito ao goleiro Victor, que fez três defesas difíceis no confronto, uma delas bem plástica já no finalzinho do primeiro tempo. O fim de semana trouxe também o retorno de um velho conhecido ao gol do São Paulo. Recuperado de lesão, Rogério Ceni passou confiança ao time, que goleou o Flamengo por 4 a 1, no Morumbi, diante do maior público do campeonato até o momento: 33.736 pagantes.

A rodada também foi a que mais teve 0 a 0 neste Brasileiro. Quatro partidas ficaram sem gols. Além de Fluminense x Atlético-MG, a estreia de Forlán no Beira Rio também terminou em branco contra o Vasco. Bahia e Corinthians frustraram o público em Pituaçu, assim como Sport e Atlético-GO na Ilha do Retiro. Foram 19 gols no fim de semana, pior índice do campeonato, empatado com a quarta rodada (naquela ocasião, no entanto, foram apenas dois 0 a 0).

No sábado, o Botafogo voltou a vencer. A equipe de Oswaldo de Oliveira bateu o Figueirense no Engenhão por 1 a 0, na partida que teve as únicas duas expulsões da rodada: Pablo e Vítor Junior. Foi neste confronto também que surgiu o mico, protagonizado justamente pelo craque Seedorf, e os gols perdidos, ambos por Aloísio, do Figueira.    

Já na vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras por 2 a 1, houve um erro do juiz Fabrício Neves Corrêa, que marcou pênalti de João Vitor em Montillo, em falta cometida fora da área. Borges aproveitou o engano do árbitro e abriu o caminho para o triunfo da Raposa. Lincoln, do Coritiba, foi o autor do drible da rodada, e Kieza, do Náutico, do golaço, na derrota para a Portuguesa por 3 a 1, no jogo de menor público: apenas 1.910 pagantes, no Canindé.

Confira abaixo as estatísticas e os destaques do fim de semana, com vídeos:

Pacotão da rodada 13 (Foto: arte esporte)

golaco (Foto: Infoesporte)

Na derrota do Náutico para a Portuguesa por 3 a 1, de virada, no Canindé, o atacante Kieza abriu o placar do jogo com uma pintura. Ele passou pelo zagueiro da Lusa e bateu da entrada da área, sem chances para o experiente goleiro Dida. A bola entrou no ângulo e deu esperança para a pequena torcida do Timbu presente ao estádio.

erro (Foto: Infoesporte)

O juiz Fabrício Neves Corrêa errou ao marcar pênalti a favor do Cruzeiro na partida que acabou com o triunfo da Raposa por 2 a 1 sobre o Alviverde. Quando o jogo ainda estava empatado em 0 a 0, o árbitro apontou para a marca de cal depois que João Vitor derrubou Montillo. A falta, porém, aconteceu fora da área, e o time mineiro aproveitou o vacilo da arbitragem para abrir o placar.

mico (Foto: Infoesporte)

Nem um grande craque como Seedorf está imune ao mico da rodada. Na vitória do Botafogo sobre o Figueirense por 1 a 0, no Engenhão, o jogador do Alvinegro carioca furou ao tentar um toque de calcanhar e ainda caiu de maduro no gramado. Apesar da boa atuação na partida, ficou difícil de poupar o jogador deste selo.

gol+perdido (Foto: Infoesporte)


No mesmo jogo, o atacante Aloisio, do Figueira, perdeu dois gols cara a cara com o goleiro Jefferson. O primeiro, aos 11 minutos da etapa inicial, quando ainda estava 0 a 0, e o segundo já no finalzinho da partida, desperdiçando a oportunidade de empatar o jogo. É certo que Jefferson foi bem nos lances, mas Aloísio teve tempo suficiente para matar a jogada, o que não aconteceu.

defesa (Foto: Infoesporte)


Um dos destaques do Atlético-MG neste Brasileirão, o goleiro Victor teve mais uma grande atuação e foi um dos maiores responsáveis pelo Galo ter saído do Rio de Janeiro com um ponto garantido. Aos 45 minutos do primeiro tempo, fez uma bela defesa em cabeçada de Wellington Nem após cruzamento de Fred pela esquerda.

header drible (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)


O meia Lincoln protagonizou o grande drible da 13ª rodada ao deixar Pará na saudade após um toque entre as pernas do jogador na vitória do Coritiba sobre o Grêmio por 2 a 1 no Couto Pereira. Delírio e alegria dupla da torcida do Coxa: pelo lance plástico e pelo triunfo em casa.