LANCEPRESS!
Publicada em 31/07/2012 às 23:12
Porto Alegre (RS)
A forte chuva bem que tentou dificultar a vida de Grêmio e Coritiba, na noite desta terça-feira, no Olímpico. E até conseguiu. Todavia, mesmo em um gramado prejudicado, André Lima fez de cabeça e deu a vitória e a vantagem de 1 a 0 para o time da casa, no jogo de ida da segunda fase da Copa Bridgestone Sul-Americana.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 23, às 19h30, no Couto Pereira. Os gaúchos podem perder por um gol, desde que balance as redes do adversário. Já o Coxa depende de uma vitória de dois gols para sair classificado. Se vencer por 1 a 0, a disputa será nos p
O JOGO
Assim que rolou a bola era fácil perceber que os dois times teriam dificuldade com o gramado do Olímpico. Com muitas poças de água, era clara a dificuldade para conseguir trocar passes e conduzir a bola. Mesmo assim, tanto Coritiba quanto Grêmio tiveram chances de marcar no início.
Em cobrança de falta de Ayrton, os visitantes quase abriram o placar, mas Marcelo Grohe defendeu e Souza afastou. Pouco depois, o mesmo Souza soltou uma bomba para o gol do Coxa e Vanderlei operou um milagre. Depois disso, no entanto, poucas chances de gol para as duas equipes.
A sequência do jogo estava claramente prejudicada pela chuva que encharcava o gramado. Ainda assim, era o Grêmio que tinha um domínio maior. O time, no entanto, resumia seus ataques em cruzamentos na área ou chutes de fora da área. E no primeiro tempo, nem um nem outro resolveu.
Ao Coritiba, restava se defender e sair em contra-ataques. Porém, era difícil conseguir chegar ao ataque. Por causa disso, os paranaenses sequer conseguiram dar trabalho ao goleiro Marcelo Grohe.
ANDRÉ LIMA GARANTE VANTAGEM
Na volta para a etapa final, os técnicos das duas equipes admitiram que a condição do gramado estava atrapalhando o futebol. E pelo menos nos primeiros minutos, o roteiro foi o mesmo. Pouco toque de bola, muitos chutões e ligação direta da defesa para o ataque o tempo inteiro.
Embora tenha começado com mais presença ofensiva, o técnico Marcelo Oliveira resolveu fechar a defesa do Coxa para conseguir sair do Olímpico com o empate. A atitude, no entanto, acabou chamando a equipe da casa para o ataque. E isso tudo ainda no início do segundo tempo.
A partir dos 15 minutos, só deu Grêmio. A equipe teve duas chances de abrir o placar, com Kleber. Mas foi aos 26 minutos, após cobrança de escanteio, que André Lima subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para o fundo das redes. Muita vibração dos 5 mil gremistas no estádio.
Depois do gol, no entanto, o Coxa foi ao ataque e chegou a ter chances de empatar, mas neste mesmo momento a chuva aumentou e atrapalhou uma possível reação. Com a vantagem, o time da casa passou a administrar o resultado e esperar pelo fim da partida. Deu certo.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1X0 CORITIBA
Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 31/7/2012 – 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Márcio Santiago (Fifa-MG) e Carlos Berkenbrock (FIFA-SC)
Público/Renda: 5.000 pagantes / R$ 80.000,00
Cartões amarelos: Pará (Grêmio); Demerson e Roberto (Coritiba)
GOL: André Lima, 26'/2ºT (1-0)
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Vilson, 22'/2ºT), Souza, Elano (Marquinhos, 31'/2ºT) e Marco Antônio (Léo Gago, intervalo); Kleber e André Lima – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson (Bonfim, 21'/2ºT) e Lucas Mendes; Chico, Junior Urso, Gil e Everton Ribeiro (Everton Ribeiro, 16'/2ºT); Roberto (Leonardo, 16'/2ºT) e Everton Costa – Técnico: Marcelo Oliveira.
