quarta-feira, 25 de julho de 2012

Em jogo de sete gols, Coxa vira para cima do Náutico dentro dos Aflitos

Eletrizante: essa a palavra para definir o jogo entre Náutico e Coritiba pela 12ª rodada da Série A. Mesmo nos Aflitos, o Coxa bateu o Alvirrubro por 4 a 3, numa virada espetácular. Souza, Kieza e Rico marcaram para o Timbu e Robinho, Leonardo (duas vezes) e Pereira fizeram os gols do alviverde paranaense. Com a vitória, o Coritiba pulou para a 14ª posição com 12 pontos; o Náutico segue em 12º, mas agora com a companhia do Sport com os mesmos 13 pontos.

- Nosso time gosta de emoção. Foi bom porque vencemos e desse jeito - disse o meio-campo Lincoln, do Coritiba.

- Tentamos, mas não conseguimos o resultado que gostariamos. É uma derrota que dói, mas temos que ter tranquilidade para dar continuidade no trabalho - justificou-se o zagueiro Ronaldo Alves, do Náutico.

Na próxima rodada, o Náutico enfrenta a Portuguesa, no Canindé. O jogo acontece no domingo, às 18h30. O Coritiba recebe no mesmo horário o Grêmio, no Couto Pereira.

Três gols em quatro minutos

Logo a dois minutos, Robinho recebeu na esquerda, invadiu a área do Náutico e cruzou para Leonardo, que mandou de letra para a defesa de Felipe. Na jogada, o zagueiro Jean Rolt, do Náutico, acabou levando a pior, machucando o tornozelo esquerdo e deixou o jogo dando lugar a Márcio Rosário. Pelo lado esquerdo o Coritiba ia encontrando o caminho para chegar ao gol ado Timbu: aos nove minutos, o zagueiro Ronaldo Alves falhou e Leonardo entrou na área e bateu forte de perna esquerda, mas o zagueiro alvirrubro conseguiu se recuperar a tempo e salvou o Náutico.

Os donos da casa encontravam dificuldades para chegar ao ataque, mas quando o fez, foi de forma impiedosa. Aos 13 minutos, Lúcio cobrou escanteio e Souza, sozinho, pegou de primeira para estufar as redes de Wanderley. Mas a resposta do Coxa doi imediata, dois minutos depois, Everton Costa fez lindo lançamento para Robinho, que ganhou na velocidade para Márcio Rosário e bateu na saída de Felipe, tudo igual: 1 a 1.

Souza marcou o primeiro do Náutico em cima do Coriiba (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Souza marcou o primeiro do Náutico em cima do Coriiba (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Muitos torcedores alviverdes ainda comemoravam  quando aos 17 minutos Rhayner recebeu na entrada da área e tocou de calcanhar para Kieza, que mandou um balaço sem chances para Vanderlei, Náutico novamente na frente, 2 a 1.

Os saíram e incendiou o jogo. Na base da velocidade, as duas equipes partiam ao ataque. Aos 26 minutos, Souza soltou a bomba na cobrança de falta e a bola explodiu no travessão do Coritiba. Logo depois, Leonardo recebeu novamente livre dentro da área, driblou Felipe, mas acabou perdendo o ângulo e desperdiçando uma excelente oportunidade para o Coxa.

Aos 37, linda jogada dos paranaenses: Robinho fez o passe para Sérgio Manoel, que passou para Júnior Urso, que livrou de Lúcio, mas bateu prensado com a defesa alvirrubra. O primeiro tempo terminou mesmo com o Náutico em vantagem: 2 a 1.

Reação sensacional do Coxa

Atrás do placar, o técnico Marcelo Oliveira mexeu no intervalo. Lincoln entrou na vaga de Júnior Urso. Mas quem brilhou foi Leonardo. A um minuto da segunda etapa, o atacante do Coxa recebeu de Ayrton, avançou com a bola dominada e mandou de fora da área para marcar um golaço e deixar tudo igual mais uma vez. O Náutico teve a chance de reassumir a liderança do placar um minuto depois quando Araújo chutou cruzado e Rhayner não aproveitou para escorar pro gol. No ataque seguinte, Kieza recebeu livre dentro da área do Coxa, mas acabou finalizando pra fora.

Coritiba comemorando nos Aflitos (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Coritiba comemorando nos Aflitos (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Aos 10, escanteio para o Coxa, Leonardo subiu mais alto que a defesa alvirrubra e mandou no ângulo, a bola ia entrar, mas o lateral-direito Alessandro evitou o gol metendo a mão na bola. Pênalti marcado e cartão vermelho para o jogador do Náutico. Na cobrança, Leonardo bateu como manda o figurino e virou o jogo para o Coritiba: 3 a 2.

Sendo derrotado em casa, o técnico Alexandre Gallo promoveu duas alterações no Náutico. o apagado Araújo deu lugar a João Paulo e Ramires saiu para a vaga do atacante Rico. Aos 22, Souza tentou mais uma vez de falta e novamente a bola levou muito perigo à meta de Vanderlei. O jogo seguia bastante equilibrado, o Coritiba teve a chance de chegar ao quarto gol depois que Felipe saiu mal do gol, mas Leonardo não aproveitou.

Kieza recebendo a marcação do zagueiro Pereira, do Coritiba (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Kieza recebendo a marcação do zagueiro Pereira
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Aos 27 minutos, Marcelo Oliveira fez a segunda mudança no Coxa sacando Leonadro e colocando Roberto.Três minutos depois, a terceira e última mudança com Jonas assumindo a vaga de Ayrton. Aos 31, Robinho deixou Lincoln cara a cara com Felipe, mas o goleiro alvirrubro fez grande defesa e salvou o Timbu mandando para escanteio.

Na cobrança, a zaga do Náutico voltou a falhar e Pereira subiu para testar para a redes, quarto gol do campeão brasileiro de 1985. Mesmo com um a menos, o Náutico se mandou ao ataque e chegou a diminuir o placar aos 40 minutos, quando Rico recebeu o cruzamento, girou e mandou no canto de Vanderlei. Primeiro gol do atacante com a camisa alvirrubra, mas não houve tempo para a reação. Segunda derrota do Náutico em casa e recuperação do Coxa, que vinha de cinco jogos sem vitória.