segunda-feira, 23 de julho de 2012

Quem segura? Atlético-MG segue soberano no BR-12

Marcelo Damato
Publicada em 23/07/2012 às 07:00

Atlético-MG venceu mais uma e já se coloca como o time a ser batido no Brasileirão. Com os 4 a 1 sobre o Sport, chegou à sexta vitória seguida, impulsionada pela presença do meia Ronaldinho Gaúcho, que ainda não chegou ao topo de sua forma.

Só com esses 18 últimos pontos, que já o deixariam bem perto do G4, o Galo fez seu aproveitamento subir de 67% para incríveis 85%. Se apenas mantiver o pique, chegará a 97 pontos. O Cruzeiro de 2003, que ficou conhecido por conquistar o Brasileiro com folga, fez 100 pontos, mas jogou oito partidas a mais!

O Atlético só não disparou porque seus três perseguidores – Vasco (2x0 Santos), Fluminense (2x1 Ponte) e Grêmio (1x0 Botafogo) – venceram e também emplacam sequências de vitórias, duas para os times cariocas e três para o gaúcho.

Sem clássicos, o jogo mais aguardado do domingo foi Botafogo x Grêmio, pela estreia de Seedorf, mas o meia mostrou estar bem longe da melhor forma. No primeiro tempo, diante de quase 30 mil pagantes (e quase 5 mil não-pagantes), deu bons alguns passes e fez uma jogada pela ponta esquerda. No segundo, praticamente sumiu. O técnico Oswaldo de Oliveira segurou-o o quanto pôde. Saiu aos 25 minutos, sob aplausos. Em seguida, o Botafogo cresceu muito e quase empatou. No fim, vitória gremista por 1 a 0.

Se Seedorf foi discreto, Obina foi o destaque do melhor jogo do Palmeiras no Brasileiro. Fez um gol e participou dos outros dois na goleada de 3 a 0 sobre o Náutico, que tirou o campeão da Copa do Brasil da zona do rebaixamento. Palmas também para o Internacional, que não encontrou dificuldades para vencer o Atlético-GO.

Dos três times de SP e Rio sob maior pressão, o São Paulo foi o único que venceu. Bateu o Figueirense (2x0), com gols dos garotos Ademílson e Willian José. O Corinthians, por sua vez, apenas empatou com a Portuguesa. Outro duelo que acabou empatado foi Bahia x Coritiba (2x2).

Santos e Flamengo (0x1 Cruzeiro) voltaram a perder. O técnico Muricy Ramalho até saiu criticando a diretoria, mas é intocável. Já a batata de Joel Santana está ficando douradinha...