Por enquanto, o atacante Everton Costa está livre da responsabilidade de ser o homem gol da equipe do Coritiba. Após quase dois meses na titularidade da camisa nove, o jogador entregou a função para Leonardo e conseguiu demonstrar um melhor desempenho na posição de origem.
Costa está acostumado a fazer a função de segundo atacante, com uma liberdade maior de movimentação, principalmente pelos lados. Com a escassez de centroavantes no elenco, o técnico Marcelo Oliveira deslocou o jogador para a vanguarda do time, mas sempre destacou que lá não era o posto preferido do atleta.
Everton Costa comemora melhor encaixe no ataque do Coritiba (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
No segundo tempo do empate com o Bahia e durante a vitória sobre o Náutico, Everton Costa voltou a ficar recuado, com a missão de dar apoio para Leonardo e fazer a ligação meio-campo e ataque. Sem estar tão amarrado, o jogador conseguiu jogar mais e deu trabalho para as defesas dos times nordestinos.
A minha posição de origem é essa que estou jogando agora. Ali na frente atuei porque também era acostumado, mas não tanto assim"
Everton Costa
Durante a chegada a Curitiba, na manhã de quinta-feira, o alívio de Everton Costa era visível, após ser constantemente cobrado pela falta de eficiência no ataque.
- A minha posição de origem é essa que estou jogando agora. O Marcelo me falava também. Ali na frente atuei porque também era acostumado, mas não tanto assim. Não sou centroavante centroavante. Agora com o Leonardo de volta e, graças a Deus, ele fez dois gols ontem, eu começo a jogar na minha posição de origem mesmo.
Durante a fase de atacante, Everton Costa fez dois gols e viu a artilharia coxa-branca ser compartilhada com meio-campistas e zagueiros. No período, o jogador intensificou os treinamentos de finalização, mesmo assim sempre foi motivo de reclamação por parte de alguns torcedores.
- É assim mesmo. Dois jogos em que o atacante não faz, só o zagueiro faz gol. A torcida e imprensa já critica. Nós temos que ir com calma, pois a gente sabe que o gol vai sair naturalmente - completa.
O próximo compromisso do Coritiba é no sábado, contra o Grêmio, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será no estádio Couto Pereira, às 18h30m (de Brasília).
