Bahia e Coritiba vão a campo neste domingo com um observador especial. Caio Júnior, anunciado na sexta-feira pelo clube baiano para substituir Paulo Roberto Falcão, estará presente em Pituaçu. E a partida que verá terá tons de crueldade. Tanto o Bahia quanto o Coritiba figuram nas últimas colocações da Série A do Campeonato Brasileiro e precisam do triunfo para iniciar a recuperação na competição.
Caio Júnior será um espectador de luxo em um duelo contra a degola. E o mais desesperado é, exatamente, o novo clube do treinador. O Bahia conseguiu somar sete pontos nos 10 jogos disputados e é o penúltimo colocado. Com apenas um ponto a mais, o Coritiba também luta para tentar se afastar da zona de rebaixamento.
No lado tricolor, o trunfo para conseguir a segunda vitória no Brasileiro é a motivação do elenco. Além disso, o técnico interino Eduardo Barroca tem um histórico favorável. Entre o ano passado e este ano, ele comandou o Bahia em três vezes. Venceu os três duelos.
O Coritiba ainda precisa de uma vitória para recuperar a moral do time, após perder a final da Copa do Brasil. O time alviverde não venceu nas últimas cinco rodadas e ronda perigosamente a zona do rebaixamento. Após empatar com o Palmeiras, o Coxa se salvou dos quatro últimos, mas mantém os mesmo oito pontos de Figueirense e Portuguesa.
Além disso, o grupo do técnico Marcelo Oliveira não sabe o que é vencer fora de casa. Por isso, o Coritiba quer aproveitar a excursão para o Nordeste e trazer três pontos que pode tranquilizar a equipe.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Bahia: com a função de ser o interino do Bahia pela quarta vez, Eduardo Barroca disse que vai mudar pouco o time em relação ao que era feito por Paulo Roberto Falcão. Poucas, mas significativas mudanças. Na lateral, Ávine finalizou o trabalho de fortalecimento muscular e volta a ser titular. No ataque, Zé Roberto será o substituto de Gabriel. Assim, o time vai a campo com: Marcelo Lomba; Fabinho, Titi, Lucas Fonseca e Ávine; Fahel, Hélder, Kléberson e Mancini; Zé Roberto e Souza.
Coritiba: o técnico Marcelo Oliveira muda em todos os setores. Para o lugar de Pereira, ele escala o zagueiro Demerson. Na esquerda, o volante Chico ocupa o lugar de Lucas Mendes. O atacante Roberto deve ser o substituto de Rafinha - com isso, o meia Robinho passa para o meio-campo. Dessa forma, o provável Coxa para domingo tem, no 4-4-2, Vanderlei; Ayrton, Emerson, Demerson e Chico; Willian, Júnior Urso, Everton Ribeiro e Robinho; Roberto e Everton Costa.
Bahia: Danny Morais recebeu o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão automática. Gabriel está com uma lesão muscular e desfalcará o Bahia mais uma vez. Os laterais Madson e Coelho se recuperam de uma lesão na coxa e no joelho, respectivamente. Elias teve uma fissura na tíbia.
Coritiba: Lucas Mendes, Pereira e Lincoln cumprem suspensão automática. O lateral-esquerdo e o atacante Marcel ainda se recuperam de lesão. Rafinha e Anderson Aquino estão vetados por lesão. Cleiton, Keirrison e Jackson não têm previsão para retornar aos gramados.
Bahia: Ciro, Jones e Mancini.
Coritiba: Emerson, Everton Costa, Everton Ribeiro, Junior Urso e Sérgio Manoel
Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno (Fifa/RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ). Marcelo de Lima arbitrou seis partidas no Brasileirão, marcou 219 faltas (média de 36,5 por jogo), aplicou 32 amarelos (média de 5,3 por jogo), nenhum vermelho e três pênaltis (média de 0,5 por jogo). O campeonato tem média de 4,68 amarelos, 0,24 vermelho, 37,5 faltas e 0,3 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos baianos na Série A deste ano: Atlético-MG 1 x 1 Bahia, pela terceira rodada.
Bahia: o zagueiro Lucas Fonseca volta a ter uma oportunidade como titular do Bahia. Contratado para a Série A do Campeonato Brasileiro, Lucas Fonseca substituiu Titi quando ele levou o terceiro cartão amarelo e, desta vez, será o substituto de Danny Morais, que também está suspenso.
Coritiba: o meia Thiago Primão não deve ser o titular do Coritiba no duelo de domingo. Mesmo assim, o prata da casa se tornou uma boa opção para o segundo tempo, após fazer um bom segundo tempo contra o Palmeiras. O jogador tem 19 anos e é uma das revelações do clube paranaense.
Paulo Roberto Falcão, ex-técnico do Bahia: “Aproveito para pedir aos torcedores que, no domingo, tenham calma e paciência com os jogadores. É fundamental vencer no domingo. Os jogadores estão extremamente abatidos e precisam de carinho. Se não derem carinho, as coisas podem piorar no domingo. Vai ser um jogo vital no domingo”.
Chico, lateral-esquerdo do Coritiba: "A equipe precisa dos três pontos para subir na classificação, mas também para elevar o ânimo. Temos um grupo com totais condições de brigar por posições melhores, então temos que iniciar uma reação logo".
* O Bahia leva desvantagem no duelo com o Coritiba. No Campeonato Brasileiro, o time baiano venceu apenas três. Foram sete triunfos paranaenses e dez empates.
* A última vitória do Bahia sobre o Coritiba, pela Série A do Brasileiro, foi em 1985. O Tricolor ganhou por 2 a 1.
* O Coritiba tem um tabu de 12 jogos pelo Brasileiro sem ser derrotado pelo time baiano.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
Bahia e Coritiba se enfrentaram pela última vez na 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado. O time baiano era comandado por Joel Santana, enquanto que Marcelo Oliveira era o treinador dos paranaenses.
Em um duelo equilibrado no Couto Pereira, as duas equipes não saíram do 0 a 0 - mesmo placar do jogo de ida, realizado no estádio de Pituaçu.
