Coritiba e Sport se encontram neste domingo com motivações distintas. A partida será válida pela sétima rodada do Brasileirão, mas o time paranaense não deixa de encarar como uma preliminar da final da Copa do Brasil. Por isso, o técnico Marcelo Oliveira vai escalar um time reserva - que entra motivado em busca de espaço.
Por outro lado, o Sport quer levantar a cabeça e recomeçar no Brasileirão 2012. O time pernambucano vem de três derrotas seguidas (Cruzeiro, Bahia e Internacional). Sequência que pressiona a comissão técnica e instalou a crise na Ilha do Retiro. Uma vitória na casa do Coritiba pode significar mais tranquilidade.
Assim como o Coxa, o Sport vai com um time diferente em, praticamente, todos os setores. O Leão tem apenas cinco pontos. A situação do Coritiba é melhor, com sete.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere FC, pelo sistema pay-per-view, transmite a partida ao vivo para todo o país.
Coritiba: o técnico Marcelo Oliveira está com o time definido, exceto uma dúvida no meio-campo. O comandante alviverde ainda não se decidiu entre o volante França ou os meias Robinho e Emerson Santos. Com um time bem parecido ao que ganhou do Atlético-GO, o Coxa entra em campo com Victor Brasil; Jonas, Luccas Claro, Demerson e Chico; Willian, Sérgio Manoel, França (Robinho) e Lincoln; Anderson Aquino e Marcel.
Sport: Além da volta do lateral-direito Moacir, recuperado de uma lesão no púbis, Vágner Mancini também optou por escalar Rivaldo no meio-campo e Reinaldo na ala esquerda. Com isso, Rithelly foi sacado da equipe titular. O ataque também sofreu algumas modificações. Tentando dar mais mobilidade, o comandante rubro-negro escalou Henrique e Felipe Azevedo no setor, com Marquinhos Gabriel um pouco mais recuado. Com isso, o Leão da Ilha deverá ir a campo com Magrão; Moacir, Edcarlos, Bruno Aguiar e Reinaldo; Tobi, Rivaldo, Marquinhos Paraná e Marquinhos Gabriel; Henrique e Felipe Azevedo.
Coritiba: O lateral-esquerdo Eltinho está no departamento médico, em tratamento por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo. O zagueiro Cleiton, o lateral-direito Jackson e o atacante Keirrison se recuperam de cirurgias nos ligamentos e só jogam no segundo semestre.
Sport: O técnico Vágner Mancini praticamente não terá desfalques para a partida. Apenas dois atletas seguem no departamento médico: o zagueiro Willian Rocha, que se recupera de uma cirurgia no joelho, e o volante Naldinho, com uma lesão muscular.
Coritiba: Emerson, Everton Costa, Roberto e Tcheco.
Sport: Edcarlos
Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Vicente Romano Neto (Fifa/SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP). Wilson Seneme arbitrou quatro partidas no Brasileirão, marcou 144 faltas (média de 36/jogo), aplicou 19 amarelos (4,8/jogo), nenhum vermelho e não assinalou pênaltis. O campeonato tem média de 4,59 amarelos, 0,22 vermelhos e 37,7 faltas. Seneme já apitou um jogo do Coritiba neste campeonato (derrota por 3 a 2 para o Botafogo, pela segunda rodada).
Coritiba: será a primeira vez que o goleiro Victor Brasil vai jogar como atleta profissional no Coritiba. Destaque na Taça São Paulo de Futebol Júnior, o arqueiro foi promovido recentemente para o grupo principal. Além de Vanderlei ser poupado, Brasil foi beneficiado por um deslocamento do ombro do goleiro Rafael Martins.
Sport: Contratado para solucionar o problema da lateral-esquerda do Sport, Reinaldo finalmente terá a oportunidade de ser escalado na função. Atuando sempre como meio-campo, o jogador espera se firmar em sua posição de origem. Para isso, o atleta espera fazer das cobranças de falta um diferencial. Durante os treinamentos da semana, o jogador mostrou um ótimo desempenho nas jogadas de bola parada.
Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: "A gente está atento em busca de mais uma vitória. Mobilizamos os atletas que vão jogar contra o Sport. Só na segunda-feira vamos começar a pensar na Copa do Brasil. Esse é o sentimento, essa é a tônica. Tem um adversário também que quer muito a vitória".
Vágner Mancini, técnico do Sport: “Não importa a escalação do Coritiba, nós sempre teremos que nos empenhar para sair de campo com a vitória. Por mais que eles entrem com uma equipe diferente, sempre será o Coritiba. Até porque os atletas que estão fora sempre vão querer mostrar serviço.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto no Futpédia.
* Coritiba e Sport voltam a se enfrentar pela Série A do Brasileiro depois de quase três anos..A última partida entre as equipes pela primeira divisão aconteceu no dia 29 de outubro de 2009, com empate em 1 a 1 na Ilha do Retiro.
* A primeira partida disputada entre Coritiba e Sport na história do Campeonato Brasileiro aconteceu dia 20 de outubro de 1971, com vitória pernambucana por 2 a 1, na Ilha do Retiro.
* Apenas três dos 20 jogos disputados entre os times pelo Campeonato Brasileiro terminaram em 0 a 0, todos realizados no Couto Pereira (1985, 1998 e 2000).
A última vez que Coritiba e Sport se encontraram foi no segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2010. O Leão jogou em casa, na Ilha do Retiro, e venceu o Coxa por 3 a 2. Para um público de 15.775 pagantes, o clube pernambucano não fez feio e fez valer a superioridade em casa. Marcelinho Paraíba foi o grande destaque do jogo, com dois gols. Ciro fechou o marcador para os times da casa. No lado alviverde, os atacantes Leonardo e Marcos Aurélio descontaram.
