sexta-feira, 30 de novembro de 2012

V. Ferraz quer foco no Figueira na busca por última vitória do Coxa

Depois de uma temporada que começou com título estadual, mas que, após a perda da Copa do Brasil, fez com que Coritiba entrasse em um período de instabilidade no Campeonato Brasileiro, a equipe coxa-branca tenta encerrar o ano com vitória diante do Figueirense, domingo, no Couto Pereira. O lateral Victor Ferraz acredita que a partida pode ser o momento de juntar as últimas forças para este objetivo final.

"Se a gente pudesse terminar o ano só com vitórias seria melhor, mas acabamos pecando em algumas situações e agora é pensar só no Figueirense e tentar essa vitória", disse o jogador, que também destacou a chance de entrar na Copa Sul-americana. "A gente fica triste pelos resultados, mas feliz por chegar a essa última partida com a missão cumprida. Por outro lado sabemos que se a gente conseguir uma vitória podemos entrar entre os 12 primeiros".

Victor Ferraz, que fez boas partidas com a camisa alviverde, também está na lista de atletas que estão sob o olhar atento do técnico Marquinhos Santos nessa última partida, já planejando o ano de 2013 no Alto da Glória. "Minha cabeça está só aqui. Estou feliz de mais e espero ano que vem poder conquistar os títulos que a gente almeja", finalizou o lateral.



Vilson Ribeiro diz que Coritiba não empresta Couto para o Atlético-PR

Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba (Foto: Divulgação / Coritiba)Presidente Coxa não quer negócio com Atlético-PR
(Foto: Divulgação / Coritiba)

O presidente do Coritiba aproveitou a última janela de imprensa da temporada para iniciar um assunto, que pode render até o início de 2013. Antes mesmo de ter o Couto Pereira solicitado pelo Atlético-PR ou pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), o dirigente alviverde disse que a posição é a mesma do ano passado: sem a possibilidade de empréstimo. A conclusão das obras da Arena da Baixada devem ficar para o mês de julho do ano que vem.

Os argumentos de Ribeiro não são mais técnicos como no ano passado, quando o Coritiba alegou que havia trocado parte do gramado do Couto Pereira e que ele não suportaria a realização de mais jogos.

Segundo ele, o problema são as relações com a equipe adversária. O presidente do Coritiba ainda afirmou que é contra dividir o estádio nos clássicos com o Atlético-PR.

- Primeiro que o Coritiba nunca foi consultado sobre isso. Segundo, o Coritiba tem uma posição clara: não cede o seu estádio para o Atlético-PR. O Coritiba tem 30 mil sócios. É impossível fazer a divisão de meio a meio.

O presidente coritibano deixa claro que o problema é só com o Atlético-PR.  Quando questionado sobre a possibilidade de emprestar o Couto Pereira para o Paraná Clube, a opinião é diferente.

- Se o Paraná tiver uma necessidade, o Coritiba sempre está aberto, pois temos um diálogo com uma diretoria que é extremamente gentil e educada. Nós gostamos de pessoas educadas - cutucou.

O Rubro-Negro deve continuar mandando as partidas do Campeonato Paranaense no Ecoestádio Janguto Malucelli - casa atleticana na Série B do Brasileiro. Porém, o espaço não comporta clássicos com Paraná e Coritiba. Por isso, uma das ideias é tentar novamente o empréstimo do Couto Pereira, com uma divisão de meio a meio no clássico Atletiba.

Ribeiro diz que a proposta rubro-negra não é de conhecimento dele, mas que ficou sabendo do assunto após uma declaração do vice-presidente atleticano, João Alfredo da Costa Filho, para a imprensa.

O Coritiba tem uma posição clara, não cede o seu estádio para o Atlético-PR"

Vilson Ribeiro de Andrade

Os problemas de diálogo entre Coritiba e Atlético-PR começaram no início do ano, quando o time rubro-negro tentou impor o empréstimo através da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que chegou a ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nos bastidores, uma série de notas oficiais foram veiculadas entre os dois times, contendo acusações e versões diferentes.

Na temporada, o Coxa emprestou o estádio para o Tricolor durante o segundo turno da Série B, quando o Paraná enfrentou o Criciúma.

Atlético-PR é o único que não indicou estádio

Segundo o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), o Atlético-PR é o único time que ainda não indicou o estádio que vai mandar os jogos durante o Campeonato Paranaense. A escolha deve ser oficializada até dez dias antes da estreia, que será no dia 20 de janeiro.

- A tendência é que o Atlético-PR atue no Ecoestádio, já que montou uma estrutura dele para a Série B. Já a questão dos clássicos é um problema de segurança, que eles vão ter que resolver - diz Stival.



Ceará está perto de anunciar zagueiro Clieton, ex-Coritiba

Cleiton, zagueiro do Coritiba (Foto: Divulgação / Coritiba)Cleiton, ex-zagueiro do Coritiba, está chegando
para o Ceará (Foto: Divulgação / Coritiba)

O zagueiro Cleiton deve ser confirmado como o terceiro reforço do Ceará para a temporada 2013. O atleta, ex-Coritiba, tem o aval do técnico Ricardinho.

O acordo verbal, já feito com Cleiton, foi discutido até o final da temporada 2013. O contrato já foi remetido para o atleta, que deve assinar e devolver ao clube.

Antes de Cleiton, a diretoria do Ceará já havia anunciado dois nomes: o atacante Cléo, ex-Fortaleza, e o meio-campista Geovane, ex-CRB.

Novo goleiro

O clube também negocia com um goleiro, após a recusa de Marcelo Moretto, que resolveu ficar no Avaí. 



Júnior Urso, Bonfim e Ruidíaz são as novidades na despedida do Coritiba

Júnior Urso no treino do Coritiba (Foto: Divulgação / Coritiba)Júnior Urso ganha mais uma chance no meio
coxa-branca  (Foto: Divulgação / Coritiba)

As mudanças do Coritiba estão definidas para o último jogo da temporada. A partida contra o Figueirense no próximo domingo, às 17h (de Brasília), será para cumprir tabela. Porém, o técnico Marquinhos Santos quer comprometimento para o grupo não sofrer a quarta derrota seguida. Após conversar com todos os titulares, individualmente, o comandante fez três mudanças nos onze atletas que começam.

O zagueiro Bonfim, o volante Júnior Urso e o atacante Ruidíaz estão confirmados no time alviverde. Luccas Claro ocupa a reserva na zaga coritibana, enquanto Willian e Rafinha não serão nem relacionados. Com as novidades, Marquinhos vai observar mais os atletas disponíveis e atuar em um esquema tático novo, formado por dois atacantes.

A escalação coritibana vai encerrar o ano com Vanderlei; Victor Ferraz, Bonfim, Escudero e Denis; Júnior Urso, Gil, Lincoln e Everton Ribeiro; Ruidíaz e Deivid. No sábado pela manhã, a delegação realiza mais um treino rápido antes de se concentrar para o duelo.

O Coritiba vem de três derrotas seguidas para o Cruzeiro, Vasco e Corinthians, mas não corre mais risco de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Uma vitória, aliada com combinações de resultados, pode fazer com que o time paranaense termine a competição na 12ª colocação.



Se levar a Sul-Americana, São Paulo abrirá vaga no fim da Copa do Brasil

O título antecipado do Fluminense, a definição dos classificados para a Libertadores da América em 2013 e a definição de três dos quatro rebaixados para a Série B praticamente deixaram monótona a última rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, a competição pode ganhar um ânimo extra para alguns clubes nos jogos finais. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira um ofício informando que, caso o São Paulo conquiste a Sul-Americana, estará automaticamente garantido no mesmo torneio no ano que vem e não poderá participar da Copa do Brasil, que ocorrerá simultaneamente à disputa continental.

Com isso, uma vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil estará aberta, pois a mudança de regulamento da competição a partir de 2013 deu aos clubes participantes da Libertadores, no primeiro semestre, o direito de entrar na reta final do torneio nacional, na segunda metade do ano. Segundo a CBF, essa vaga ficará com o melhor colocado do Brasileiro que não estiver na Libertadores, ou seja, o clube que terminar em sexto lugar.

Restando uma rodada, três times ainda podem brigar pela sexta colocação: o Vasco, atualmente em sexto lugar com 55 pontos, o Botafogo, com 54, e o Cruzeiro, com 52.

Nota CBF (Foto: Divulgação)Ofício da CBF: sobrevida à parte de cima da tabela na rodada final do Brasileirão 2012 (Foto: Divulgação)



Comissão técnica busca empenho do Coritiba para evitar quarta derrota

Meia Rafinha conversa demoradamente com o técnico Marquinhos Santos no Coritiba (Foto: Julia Abdul Hak / Backstage Comunicação)Marquinhos avalia os atletas para jogar no domingo
(Foto: Julia Abdul Hak / Backstage Comunicação)

O técnico Marquinhos Santos quer montar um Coritiba competitivo e que seja superior contra o Figueirense, no próximo domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A principal intenção da comissão técnica é dar cara nova ao grupo coxa-branca, para mostrar dedicação e garra ao máximo.

O treinador sabe que uma sequência de quatro derrotas pode ser prejudicial para sua imagem e deixa em segundo plano o bom início de Marquinhos com o Coxa. Quando assumiu, o time paranaense estava a um ponto da zona de rebaixamento, após ter sido goleado pela Portuguesa. Depois o Coritiba venceu o Flamengo, teve uma curta fase irregular e emendou seis partidas sem perder - incluindo quatro vitórias seguidas.

Mas para manter a boa imagem, Marquinhos não depende só dele. O treinador precisa contar com jogadores focados na partida final. Sem risco de queda, o Coxa só pode alcançar a 12ª posição, mas o confronto sulista ganha um aspecto particular para os coxas-brancas.

A avaliação da equipe pelo técnico Marquinhos Santos continua durante o treino da tarde desta sexta-feira, que será realizado no estádio Couto Pereira. O trabalho deve ser encarado como o "dia D" para definir quais serão os onze escalados, além dos relacionados para o último duelo do ano.

As principais mudanças especuladas deverão ser o zagueiro Bonfim na vaga de Luccas Claro, a saída do meia Rafinha para Robinho ser titular, Ruidiaz em uma possível saída de Lincoln ou Everton Ribeiro, além de dar mais uma chance para Eltinho no lado esquerdo.

O zagueiro Bonfin reconhece a preocupação do grupo e endossa o discurso que será preciso esquecer as três derrotas seguidas - para Cruzeiro, Vasco e Corinthians.

- Tem que entrar focado e esquecer as três últimas rodadas. Temos que procurar jogar com responsabilidade, para fechar um bom ano - completa.

A partida começa no domingo, às 17h (de Brasília), no estádio Couto Pereira.



Ingressos para Coritiba x Figueirense já estão à venda no Couto Pereira

Héber Figueirense Tcheco Coritiba (Foto: Ag. Estado)Coritiba e Figueirense se enfrentam pela última
rodada do Brasileirão (Foto: Agência Estado)

Os ingressos para a partida entre Coritiba e Figueirense no domingo, às 17h (de Brasília), no Couto Pereira, já estão à venda. Os torcedores que não são sócios do clube podem adquirir os bilhetes nos pontos de venda, nas bilheterias do estádio e também via internet, através do site FutebolCard.

Os ingressos para a arquibancada custam R$ 95,00. Na Mauá o preço é de R$ 120,00. Nas cadeiras sociais, tanto superior quanto inferior, as entradas custam R$ 190,00. Para os visitantes o valor é de R$ 95,00. Todos os setores do estádio tem direito à meia entrada.

O jogo será a última rodada do Campeonato Brasileiro, além de ser a última oportunidade do torcedor assistir o clube paranaense. A intenção dos jogadores e comissão técnica do Coxa é lutar para acabar com a sequência de três derrotas seguidas, para fechar o ano com honra. Por outro lado, o Figueirense já está rebaixado para a Série B do ano que vem.

Confira os horários de venda no Couto Pereira:

Sexta-feira (17): 10h até 19h – Mauá/Visitante
Sábado (18): 10h até 17h – Mauá/Visitante
Domingo (19): 10h até 10 minutos do 2o tempo – Mauá/Social/Arquibancada/Visitante



Consultoria divulga lista das maiores torcidas femininas do Brasil

LANCEPRESS! - 29/11/2012 - 10:31 Rio de Janeiro (RJ)

Torcida do Flamengo - Flamengo x Grêmio (Foto: Fernando Azevedo/FlaImagem)
Flamengo possui maior torcida feminina do Brasil (Foto: Fernando Azevedo/FlaImagem)

A Pluri Consultoria, divulgou nesta quinta-feira uma lista com os 20 times com as maiores torcidas femininas do Brasil. A lista coloca o Flamengo como líder no número de torcedoras e mostra que os outros times do Rio de Janeiro não possuem tanto apelo ao público feminino. O Vasco aparece na quinta posição, enquanto Fluminense e Botafogo estão fora do top 10.

As 14,13 milhões de torcedoras do Flamengo representam 48,4% da torcida total do clube, mostrando que as mulheres representam quase tanto quanto os homens para o time Rubro Negro. Em segundo lugar está o Corinthians. O Alvinegro paulista possui 11,75 milhões de torcedoras.

Os outros dois times da capital paulista aparecem logo atrás. O São Paulo é o terceiro colocado com 6,95 milhões. O Tricolor é seguido pelo Palmeiras, que possui 3,95 milhões de torcedoras. O Santos, último time de São Paulo na lista, é o nono colocado com 2,22 torcedoras.

O Vasco é o quinto colocado, com 3,51 milhões de torcedoras. Os outros times cariocas da lista aparecem muito atrás, o Fluminense é o 12º do ranking, com 1,05 milhões, enquanto o Botafogo é o 14º com 0,95.

No total por estado, os times de São Paulo somam 24,87 milhões de torcedoras. O Rio de Janeiro fica em segundo lugar, com 19,64 milhões. Rio Grande do Sul, com 5,64 milhões, completa o top 3.

Dos 20 times abordados na pesquisa, 15 disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro em 2012. Os cinco que completam a lista são Vitória, Santa Cruz, Atlético-PR, Ceará e Fortaleza.

Veja a lista dos 20 times com maior torcida feminina no Brasil

Clube Número de torcedoras % sobre total de torcedores
Flamengo 14,13 milhões 48,4%
Corinthians 11,75 milhões 46,8%
São Paulo 6,95 milhões 43,0%
Palmeiras 3,95 milhões 32,2%
Vasco 3,51 milhões 40,1%
Grêmio 3,08 milhões 45,9%
Cruzeiro 2,88 milhões 43,9%
Internacional 2,56 milhões 44,2%
Santos 2,22 milhões 42,2%
Atlético-MG 1,90 milhões 41,6%
Bahia 1,11 milhões 45,7%
Fluminense 1,05 milhões 38,0%
Sport 0,97 milhões 44,0%
Botafogo 0,95 milhões 34,3%
Vitória 0,93 milhões 45,6%
Santa Cruz 0,59 milhões 43,0%
Atlético-PR         
0,52 milhões 43,7%
Coritiba 0,44 milhões 41,7%
Ceará 0,40 milhões 38,0%
Fortaleza 0,30 milhões 34,5%
Outros times   
7,40 milhões 44,5%
Sem time 30,58 milhões 25,2%


Jogadores serão testados por Marquinhos Santos na última rodada

LANCEPRESS! - 28/11/2012 - 21:26 Curitiba (PR)

Coritiba x Flamengo - Campeonato Brasileiro - Marquinhos Santos (Foto: Felipe Gabriel)
Marquinhos Santos quer testar jogadores na última rodada do Brasileirão (Foto: Felipe Gabriel)

Já sem pretensões no Campeonato Brasileiro, o Coritiba vê o jogo contra o Figueirense, neste domingo, pela última rodada da competição como uma oportunidade para testar novos jogadores.

O treinador Marquinhos Santos ainda não definiu quais jogadores serão testados, mas há a chance dos laterais Eltinho e Henrique, os meias Vinícius e Robinho e os atacantes Marcel, Roberto e Anderson Aquino, pouco aproveitados este ano, começarem jogando.

Quem também deseja uma oportunidade é o zagueiro Bonfim. O jogador, que sofreu com lesões durante a temporada e não pode mostrar muita coisa, espera jogar contra o Figueirense para poder mostrar serviço.

- Para muitos, esse jogo não vale nada, mas para mim, que não jogo há um bom tempo, vai servir e muito. Até para o ano que vem voltar com bastante confiança e tentar buscar meu espaço - disse Bonfim.

O jogo contra o Figueirense acontece no Couto Pereira, às 17h deste domingo, na despedida de sua torcida no ano de 2012.



Novo técnico da Seleção Brasileiro será anunciado nesta quinta-feira. Felipão vem aí...

Rodrigo Vessoni - 28/11/2012 - 11:10 São Paulo (SP)

HOME - Marin na Soccerex (Foto: Bruno de Lima)
Marin vai anunciar o novo técnico da Seleção nesta quinta (Foto: Bruno de Lima)

O Brasil está perto de conhecer o novo técnico da Seleção. José Maria Marin, presidente da CBF, revelou na manhã desta quarta-feira que o substituto de Mano Menezes será anunciado nesta quinta-feira.

Presente no evento da Arena Corinthians, o dirigente confirmou ainda que o cargo de diretor de Seleções deixado por Andrés Sanchez está extinto. A ideia da CBF é criar a posição de coordenador de Seleções.

Antes de pedir demissão, Andrés Sanchez confirmou que Luiz Felipe Scolari estaria apalavrado para assumir o comando da Seleção.

E MAIS:
> Carta aberta ao presidente Marin
> Salário anual de Guardiola estaria dentro do orçamento da CBF
> Empresário ligado ao Barça reforça desejo de Guardiola treinar o Brasil
> Marin repete mantra sobre futuro técnico da Seleção Brasileira
> Marin acha difícil, mas não descarta oficialmente Guardiola
> Guardiola vira unanimidade nacional nas pesquisas
> Guardiola passa a ser o preferido da CBF para assumir a Seleção Brasileira
> Companheiro de Guardiola aprova técnico na Seleção Brasileira
> Enquanto seu nome é especulado, Guardiola vive incógnito em Nova York
> Ronaldo desaprova demissão de Mano e elogia Guardiola
> Mano Menezes deixa agradecimento aos ex-companheiros de Seleção
> Romário comemora desligamento de Mano Menezes: 'Já vai tarde'

GALERIA DE FOTOS:

> As imagens da passagem de Mano Menezes na Seleção Brasileira
> Imprensa mundial repercute interesse de Guardiola em dirigir a Seleção



Com gol no fim, Flamengo estreia com vitória no Brasileirão Sub-17

LANCEPRESS! - 28/11/2012 - 00:09 Porto Alegre (RS)

O Flamengo estreou com vitória no Campeonato Brasileiro Sub-17, na noite desta terça-feira, em Porto Alegre. Diante do Coritiba, o Rubro-Negro abriu o placar, sofreu o empate e, no fim do segundo tempo, Thiago fez o gol da vitória por 2 a 1.

Com o resultado, o Flamengo é segundo colocado do Grupo D, com três pontos. Já o Coritiba está com nenhum ponto, na quarta posição. Novo Hamburgo, Palmeiras e São José também fazem parte deste grupo da competição, que cada jogo possui dois tempos de 40 minutos e são permitidas cinco alterações.

O Flamengo já volta a campo nesta quarta-feira, às 17h30, diante do Novo Hamburgo. Por sua vez, o Coritiba só entra em campo nesta quinta-feira, também às 17h30 e também contra o Novo Hamburgo.

O JOGO

A partida começou com o Flamengo apertando o Coritiba a todo momento. Porém, as chances efetivas de gol eram poucas e o baixo público no Estádio Passo D'Areia teve motivos para reclamar. A primeira chance de gol, aos 20 minutos, Maceió recebeu a bola em posição legal, girou e chutou, quase abrindo o marcador para o Flamengo. Aos 23, Maceió teve a segunda chance e o goleiro Thiago Coelho salvou o Coritiba.

Depois de desperdiçar duas oportunidades, o Flamengo abriu o marcador aos 25 minutos. Juan Felipe bateu cruzado, Maceió ajeitou para trás e Pedro Paulo, livre, teve todo o tempo do mundo para colocar a bola no fundo do gol do Coritiba. Flamengo na frente, 1 a 0.

Aos 30 minutos, o Flamengo quase ampliou. Em cobrança de falta da intermediária, Zezinho bateu forte e o goleiro Thiago Coelho quase falhou. O Coritiba ainda tentou com algumas alterações mudar o panorama do primeiro tempo, mas a partida foi para o intervalo com a vitória parcial do Flamengo.

Já no início do segundo tempo, o Flamengo se segurou mais, dando espaços para o Coritiba atacar, procurando o gol e o empate. Aos oito, o empate acabou saindo. Em cobrança de falta de longe, Henrique acertou com perfeição no travessão e a bola bateu no chão e entrou. Belo gol, 1 a 1 no placar.

Durante os minutos seguintes da etapa final, o jogo ficou truncado, se desenhando para o empate. Contudo, aos 39 minutos, Thiago recebeu a bola livre na entrada da pequena área, sem ter o próprio goleiro adversário como barreira, e só teve o trabalho de estufar as redes. Fim de papo, vitória do Flamengo por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 1 CORITIBA

Estádio: Passo D'Areia, em Porto Alegre (RS)
Data/Hora: 27/11/2012 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Douglas Silva (RS)
Auxiliares: Claiton Timm (RS) e Andreza Mocelin (RS)
Cartões amarelos: Krisman e Jean Lucas (CTB)

GOLS: Pedro Paulo 25'/1ºT (1-0), Henrique 8'/2ºT (1-1) e Thiago 39'/2ºT (2-1)

FLAMENGO: Daniel, Lessinho, Wellerson, Dumas e Marquinhos; Juan Felipe, Lucas Alcântara, Jajá (Cafu 15'/2ºT) e Ângelo; Maceió (Thiago 33'/2ºT) e Pedro Paulo. Técnico: Celso Martins.

CORITIBA: Thiago Coelho, Reginaldo, Matheus Freitas, Juninho e Henrique; Krisman, Zezinho, Matheus Fonseca e Luccas Barreto (Kady 18'/2ºT); Thiago Ferreira (Jean Lucas 31'/1ºT) e Afonso (Edgar 29'/2ºT). Técnico: Allan Aal.



Enquete do Globo Esporte dá preferência para Felipão

LANCEPRESS! - 27/11/2012 - 18:38 Rio de Janeiro (RJ)

HOME Felipão - Palmeiras (Foto: Jorge Aguiar)
Felipão foi pentacampeão mundial com a Seleção em 2002 (Foto: Jorge Aguiar)

O programa Globo Esporte, da Rede Globo, exibido nesta terça-feira, foi às ruas do Rio de Janeiro para saber a opinião dos cariocas sobre o futuro técnico da Seleção Brasileira.

Com um banner com as fotos de Felipão, Muricy, Abel Braga, Tite, Guardiola, além de uma opção outros, o repórter ouviu 50 pessoas, que colocavam um imã na foto do preferido.

Felipão, técnico do pentacampeonato mundial em 2002, foi eleito o preferido por 25 pessoas. Guardiola e Muricy ficaram empatados com dez citações. Abel foi escolhido por dois, enquanto a opção "outros" teve três votos.

A enquete publicada no LANCE!Net mostra um resultado diferente. Nela, Guardiola é o favorito, com 75,5% dos votos, e Felipão tem 24,5%.

Se você quer ajudar a CBF a escolher o substituto de Mano Menezes, clique aqui e participe da enquete.



Presidente do Coritiba: ''Se tivesse trazido uma peça, íamos para a Libertadores''

LANCEPRESS! - 27/11/2012 - 16:06 Curitiba (PR)

Com o Brasileirão já perto do fim e o Coritiba sem grandes pretensões para a última rodada, o presidente do clube, Vilson Ribeiro de Andrade faz um balanço do ano de 2012. Ele acredita que o time poderia ter ido para a Libertadores e desconversa quanto às negociações envolvendo os jogadores alviverdes.

O mandatário disse que o time não rendeu o esperado neste ano, mas preferiu não citar nomes. Além disso, Andrade não fugiu da responsabilidade quanto ao rendimento inesperado do Coxa no Brasileirão.

- Em respeito aos profissionais, eu não posso dizer os nomes. Mas isso ocorreu. O sucesso é de toda a equipe, mas a frustração e os erros são da liderança. Se tivesse trazido uma ou outra peça poderia ter ido para a Libertadores. Mas isso são lições que a gente tem, experiências na vida para aprendermos com os erros. Em compensação, tivemos surpresas agradáveis, como o zagueiro Escudero, o volante Gil e o meia Everton Ribeiro. Ele mostrou ao Brasil que é um grande jogador - disse.

Em relação às contratações, o presidente afirma que só vai pensar nas dispensas depois do término do Brasileirão.

- A partir da semana que vem, vamos divulgar com quem contamos, quem renovará o contrato e quem sairá. Mas queremos falar primeiro com cada jogador. Ano que vem vai ser muito melhor, vamos qualificar o elenco. A comissão técnica está discutindo isso há mais de 20 dias. Estamos buscando no mercado, mas com as limitações financeiras que temos - finaliza.



Luccas Claro espera por chance no Coritiba pensando em 2013

O Coritiba começa a planejar o ano de 2013 na última partida do Campeonato Brasileiro, diante do Figueirense, quando o técnico Marquinhos Santos terá mais uma oportunidade de avaliar alguns jogadores que podem seguir no elenco. É o caso do zagueiro Luccas Claro, que não ganhou tantas oportunidades na reta final, mas espera ser lembrado no final de semana.

"Vamos trabalhar o resto da semana, vamos ver o que o professor vai fazer para montar a equipe, mas se precisar contar comigo eu estou preparado e vou procurar dar o meu melhor para fechar o ano com chave de ouro", afirmou o defensor que tem um objetivo pessoal para se motivar para a partida. "Para muitos esse jogo não vale nada. Mas para mim, que não venho jogando faz um bom tempo, este jogo vai servir e servir muito. Até para o ano que vem voltar com bastante confiança e buscar meu espaço", completou.

Luccas, que vivia um bom momento, lamentou ter se lesionado, fato que o tirou da sequência de jogos e o fez perder espaço no elenco. "Tive poucas oportunidades esse ano, devido a ter me machucado cedo. Quando eu estava começando uma sequência eu me machuquei e agora esse jogo está aí para eu mostrar que eu tenho condições de ficar no ano que vem e mostrar o meu futebol", projetou.

Ma soa ano também teve fatores positivos para o jogador, que acredita que ganhou experiência com as situações vividas e com o convívio com os companheiros do time profissional. "Tem vários jogadores que são bastante experientes, bem rodados, que a gente vai aprendendo, às vezes com lesões, às vezes com derrotas, com tudo. E comigo não foi diferente", finalizou.



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Central do Mercado: Robinho, Conca e Renato Augusto podem retornar

Robinho gol Milan (Foto: EFE)Robinho: sonho de consumo do Santos para
a próxima temporada (Foto: EFE)

O Brasileiro só termina no próximo fim de semana, mas os clubes já estão a todo vapor no mercado para a montagem dos elencos para próxima temporada. A aposta de algumas equipes é investir na tentativa de repatriar jogadores que já deram certo no próprio clube. Nesta quinta, o presidente do Santos, Luiz Álvaro Oliveira, disse que tem otimismo sobre a possível volta de Robinho, do Milan. No Fla, Zinho já enviou proposta para tentar contratar Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. Depois da renovação de Ronaldinho com o Galo, o Fluminense tem como prioridade o acerto com Conca, do Guangzhou Evergrande, da China.

Se Conca voltar realmente ao Brasil para defender o Tricolor, não será companheiro de Elkeson na China. Nesta quinta, o Botafogo acertou a venda de seu atacante por cerca de R$ 16 milhões. A diretoria, no entanto, ainda não confirma. Caso que promete, mais uma vez, virar novela é o que envolve o cruzeirense Montillo. O empresário do jogador disse que não recebeu propostas, apesar do interesse de Grêmio, Santos e São Paulo.

Apesar das dificuldades financeiras, o Vasco tenta se movimentar para reforçar o elenco. Nesta quinta, o nome do meia Cícero, do São Paulo, surgiu como uma opção. Já o volante Eduardo Costa confirmou que não ficará na Colina em 2013. Quem pode ir de um rival para o outro é o meia Vander, do Bahia. Ele afirmou que recebeu uma proposta do Vitória e não descarta a transferência.

Também nesta quinta dois veteranos renovaram contratos com seus clubes. O lateral-esquerdo Léo, de 37 anos, acertou por mais uma temporada e pode se tornar um dos dez jogadores que mais entraram em campo pelo Peixe. O atacante Fábio Júnior, de 35 anos, também ampliou seu vínculo com o América-MG.

Se alguns atletas tiveram as permanências seladas nesta quinta, muitos do Palmeiras tiveram a confirmação de que não ficam no clube. A diretoria anunciou uma lista de dispensa com o lateral-esquerdo Leandro, o volante João Vitor, o meia Daniel Carvalho e os atacantes Betinho e Obina, todos com contrato no fim. Além destes, outros 11 estão nos planos do técnico Gilson Kleina.

O mercado dos técnicos também teve novidades nesta quinta. Internacional e Dunga estão cada vez mais perto de um acerto. O ex-comandante da Seleção Brasileira afirmou que faltam "detalhes". No Avaí, Renê Simões recebeu proposta para ser o treinador e disse que achou o projeto interessante.


 



Coxa se despede do Couto, e atletas querem honrar apoio no domingo

Couto Pereira em festa depois da vitória do Coritiba na final do Paranaense (Foto: Gabriel Hamilko/Globoesporte.com)Atletas querem honrar o apoio obtido no Couto
Pereira (Foto: Gabriel Hamilko/Globoesporte.com)

O ano do Coritiba no estádio Couto Pereira não foi excepcional como na temporada passada, mas o elenco alviverde quer esquecer a marca e fechar 2012 com um outro panorama. Além de evitar terminar os doze meses com quatro vitórias seguidas no Brasileiro, os jogadores que vão atuar querem motivação para dar um final feliz ao apoio dos torcedores.

Durante o Campeonato Brasileiro, o Coxa perdeu seis partidas em casa - três vezes mais do que na edição do ano passado. No último jogo, a virada do Vasco fez com que os presentes no Alto da Glória vaiassem a falta de motivação de boa parte dos atletas que atuaram na derrota por 2 a 1.

Após sediar mais uma final da Copa do Brasil e ser palco do tricampeonato paranaense, o grupo não quer dar um desfecho indigno para o Couto Pereira, no próximo domingo, quando enfrenta o Figueirense - às 17h (de Brasília). O lateral Victor Ferraz chegou no meio da temporada, mas já sabia como é ser pressionado na casa coritibana. Do outro lado, ele lembra que o apoio foi fundamental nos momentos mais complicados.

- A torcida do Coritiba não me surpreendeu, pois eu já conhecia como jogar aqui. Eles mostram uma força muito grande e uma ajuda importante.

Eles querem um futebol bonito e é isso que precisamos mostrar"

Willian

Como exemplo, ele cita o empate com o São Paulo pela 27ª rodada do Brasileirão. No momento, o time paranaense estava a um ponto da zona do rebaixamento e precisava de uma reação imediata. Ferraz lembra que mesmo com o empate sofrido no final, a torcida reconheceu a garra dada em campo.

- Lembro do jogo contra o São Paulo, quando estávamos com um ponto de diferença do rebaixamento. A torcida foi no estádio e cantou o jogo inteiro e apoiou, mesmo o jogo terminando empatado. Logo depois conseguimos aquela sequência que ficamos seis jogos sem perder. Acho que ela merece um bom desfecho. Por isso continuamos treinando forte - conta.

O volante Willian diz que a torcida também precisa de motivação para ir ao estádio apoiar, mesmo que o Coritiba não tenha objetivos na competição. Segundo o atleta, o grupo precisa mostrar o bom futebol que teve em vários jogos de 2012.

- É a última apresentação. Por isso que digo que tem a motivação. É a nossa última apresentação no Couto Pereira para a torcida e eles querem ver o futebol que o Coritiba jogou no ano, mas infelizmente não brigamos lá em cima. Eles querem um futebol bonito e é isso que precisamos mostrar - destaca.



Atletas do Coritiba reconhecem que clássico na rodada final faz falta

A última rodada do Campeonato Brasileiro chegou e a situação da dupla Atletiba é bem diferente do ano passado. Enquanto em 2011 a expectativa aumentava com a proximidade do "clássico do século", atualmente os dois times vivem situações opostas. O Atlético-PR já está de férias, após garantir o retorno para a Série A em 2013. Sem a presença do rival, o garantido Coritiba cumpre tabela contra o Figueirense - que também não conta com um catarinense para fechar a temporada.

O elenco coxa-branca faz questão de dizer que não sente falta do rival na primeira divisão do futebol brasileiro, mas reconhece que um clássico na última partida é estranho. A situação no Brasileirão já está definida, mas oito clássicos dão outro tom para a rodada de encerramento. Além de Coritiba e Figueirense, só Atlético-GO e Bahia também estarão desgarrados no próximo final de semana.

Arbitragem do jogo Atlético-PR x Coritiba (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba Foot Ball Club)Sem o Atlético-PR na Série A, Coxa fica de fora dos clássicos (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba)

Coxa-branca de coração, o volante Willian diz que torceu para o rival Atlético-PR não subir para a Série A, mas confessa que um Atletiba daria outro ar.

- Tanto para nós, como para o Figueirense. Lógico que eu não estava torcendo para o Atlético-PR subir, mas também é lógico que poderia estar disputando um Atletiba no último final de semana.

Se fosse um clássico, seria bem legal. Até a motivação seria outra"

Victor Ferraz

O lateral-direito Victor Ferraz se solta mais sobre o assunto e diz que a motivação dos jogadores seria bem maior, influenciado até mesmo pela cobrança da torcida - que não aceitaria perder para o rival histórico. O atleta classifica como uma possibilidade de ser um tira-teima do ano.

- Se fosse um clássico, seria bem legal. Até a motivação seria outra, pois são os nossos vizinhos aqui da cidade. Seria uma chance para os dois. O Atlético-PR terminou o ano subindo, nós permanecemos. Foi um ano bom para os dois times, mas poderia servir como um tira-teima bem legal para as torcidas acabarem o ano mais feliz - relata.

Sem Atletiba, o jeito do grupo alviverde é se contentar com o rebaixado Figueirense para fechar 2012. A partida será no domingo, às 17h (de Brasília), no estádio Couto Pereira.



São Paulo merece a vaga na final, só faltou o gol, diz Carlos Cereto

Apesar de ter se classificado apenas pelo critério de gols marcados fora de casa, o São Paulo mereceu a vaga na final da Copa Sul-Americana, na opinião de Carlos Cereto, editor-chefe do . Na quarta-feira, o Tricolor Paulista garantiu seu lugar na decisão com o empate por 0 a 0 com a Universidad Católica, do Chile. No entanto, o jornalista acredita que a equipe de Ney Franco não foi ameaçada em nenhum momento do confronto.

- O São Paulo tem uma equipe muito melhor que a Universidad Católica. A Universidad Católica não deu um chute a gol. O São Paulo merecidamente chega à final da Copa Sul-Americana. O São Paulo jogou muito mais, com o Lucas e o Osvaldo pelas laterais. O Lucas foi muito bem, com arrancadas, desarrumou a defesa chilena. Só faltou o gol - afirmou o jornalista, no .

Carlos Cereto revelou ainda que os jogadores tricolores preferem fazer a final contra o Tigre, da Argentina, na decisão do torneio. O motivo, porém, não é por acreditar que este seja o adversário mais seja fraco, e sim para poder fazer a decisão no Morumbi.

- Os jogadores do São Paulo não escondem a vontade de encarar o Tigre, na Argentina, para que o segundo jogo da final seja no Morumbi. Se o São Paulo encarar o Millonarios, a partida decisiva será na Colômbia. Aí, o São Paulo vai ter que fazer o primeiro jogo da final no Pacaembu. O Morumbi vai sediar o show da Madonna e não vai dar tempo de sediar a primeira partida.

Tigre e Millonarios, da Colômbia, se enfrentam nesta quinta-feira em Bogotá. Na ida, em Buenos Aires, houve empate por 0 a 0. Os colombianos avançam se vencerem, já os argentinos se classificam com um empate com gols.

São Paulo comemoração final Sul Americana (Foto: Reuters)São Paulo comemora a vaga na final da Copa Sul-Americana (Foto: Reuters)



Com poucas chances no ano, Bonfim está motivado para ser titular do Coxa

Zagueiro Bonfim Coritiba (Foto: Divulgação/Site Oficial do Coritiba)Bonfim teve duas oportunidades no Brasileirão
(Foto: Divulgação/Site Oficial do Coritiba)

O zagueiro Bonfim deve ter uma grande oportunidade no próximo domingo, quando o Coritiba cumpre tabela contra o Figueirense. Diferente da equipe no Campeonato Brasileiro, o prata da casa tem muita coisa em jogo. O atleta deve ser um dos reservas que terão uma chance na despedida alviverde da temporada. A probabilidade é de entrar na vaga de Luccas Claro.

A temporada de Bonfim começou com um empréstimo para o Rio Branco de Paranaguá, clube em que atuou ao lado do lateral-esquerdo coxa-branca Denis. No Campeonato Paranaense, o zagueiro foi até responsável por fazer um gol no próprio clube de origem - atuação que chamou a atenção da diretoria.

De volta ao Alto da Glória, o defensor ficou a disposição durante o Brasileirão e foi utilizado no decorrer do jogo contra o Fluminense, no primeiro turno. Na estreia do técnico Marquinhos Santos, assumiu a titularidade na vitória sobre o Flamengo. Ele fez um bom primeiro tempo, mas saiu lesionado durante o intervalo, com dores na coxa direita. A recuperação durou mais de um mês, o que impossibilitou novas oportunidades.

Para muitos o jogo não vale nada, mas no meu caso, que não jogo há um bom tempo, vai servir muito"

Bonfim

Para o próximo domingo, ele ainda não tem a definição do treinador coritibano, mas Bonfim aguarda com ansiedade a decisão de ser testado como titular e quer provar que pode entrar na briga pela dupla de zaga.

- Trabalhar a semana e ver o que professor vai fazer. Se precisar contar comigo, estou preparado. Quero fechar o ano com chave de ouro. Para muitos o jogo não vale nada, mas no meu caso, que não jogo há um bom tempo, vai servir muito. Fechar com esse jogo pode servir até para o ano que vem, voltar com mais confiança e tentar buscar o meu espaço.

Bonfim lamenta a lesão, mas diz que serviu como um aprendizado, que fez ele amadurecer mais e esperar o retorno com expectativa e paciência.

- Tive poucas oportunidades no ano, pois me machuquei cedo quando estava no time. Agora tenho um jogo para mostrar que tenho condições de estar no ano que vem aqui. É difícil lidar com uma lesão, ainda mais quando é da base e é difícil ter uma oportunidade. Agora é outro jogo e outra história.

O duelo contra o clube catarinense será no próximo domingo, às 17h (de Brasília), no estádio Couto Pereira.



Diante da torcida, William quer terminar ano com boa impressão

O Coritiba se prepara para a última partida da temporada, diante do Figueirense, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro, tranquilo em relação ao rebaixamento, mas precisando mostrar que 2013 será um ano melhor. O volante William ainda não quer pensar em descanso e, até o final de semana, projeta apenas trabalho duro.

"A nossa semana vai ser de trabalho ainda. Não podemos pensar em férias, temos que pensar no Figueirense, que é o nosso próximo desafio", disse o jogador, que lembrou que anda existe pelo menos uma motivação extra para a equipe brigar por posições melhores. "Na verdade, a motivação que a gente tem é de estar buscando uma Sul-americana e estar jogando dentro de casa, com o nosso torcedor apoiando", completou.

Vindo de três derrotas seguidas, o time não quer se despedir deixando uma impressão ruim, especialmente diante do torcedor. "A gente não queria perder os três jogos. A gente queria estar sempre vencendo e colocando o Coritiba lá em cima, mas não deu. Agora temos um jogo dentro de casa, com o apoio do nosso torcedor, como vai ser o último jogo do ano. Acredito que a gente possa fazer um bom jogo e buscar a vitória", concluiu.



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Felipão/Parreira tem apoio de 54% dos internautas no retorno à Seleção

Felipão já acertou com a CBF e aceitou o desafio de trazer o sexto título mundial para o Brasil. Campeão mundial com a Seleção em 2002, Luiz Felipe Scolari substiturá Mano Menezes no cargo de treinador. Com a demissão de Andrés Sanchez, a entidade extinguiu o cargo de diretor de seleções. A cúpula, porém, decidiu por ter de volta a função de coordenador técnico, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Campeão mundial em 1994, Carlos Alberto Parreira é o preferido para assumir. Assim, a comissão técnica será composta pelos dois comandantes que conquistaram os dois últimos títulos com o Brasil.

“Arena SporTV” perguntou se a dupla será capaz de ganhar o hexa e os internautas ficaram divididos. Dos 9.935 votos que a enquete recebeu, mais da metade, 54,2%, acredita na equipe montada e na vitória do Brasil na Copa de 2014, enquanto os outros 45,8% se manifestaram contra a dupla (confira o resultado da votação).

Desde o título em 2002, no Japão e na Coreia, o Brasil não consegue avançar à semifinal de uma Copa – parou nas quartas de final em 2006 e em 2010. A importância de uma Copa do Mundo disputada no Brasil fez com que a CBF recorresse a quem entende do assunto e, por isso, aos 69 anos, Carlos Alberto Parreira é o preferido para o cargo de coordenador.

Ele foi a todos os mundiais, desde 1970, seja como técnico, preparador físico ou consultor da Fifa. Uma experiência de 11 Copas consecutivas a serviço da Seleção. Neste ciclo que se inicia, Parreira será para Felipão o que Zagallo foi para ele na conquista do tetracampeonato há 18 anos. Um fiel escudeiro, o consultor experiênte, alguém capaz de proteger Felipão nos momentos difíceis.

Para participar do “Arena”, basta acessar a página do programa.

luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Luiz Felipe Scolari será anunciado como treinador da Seleção nesta quinta-feira (Foto: Agência Getty Images)



Marquinhos deve mesclar titulares e reservas na escalação do Coritiba

Eltinho Coritiba (Foto: Raphael Brauhardt / Divulgação Coritiba)Eltinho pode ser a novidade no lado esquerdo
(Foto: Raphael Brauhardt / Divulgação Coritiba)

O técnico Marquinhos Santos já começa a planejar quais são os jogadores que vão compor a escalação do Coritiba contra o Figueirense, no próximo domingo - às 17h (de Brasília). No primeiro treinamento, após dois dias de folga, a comissão técnica fez  algumas observações e já mapeou possíveis mudanças na última rodada.

Sem objetivos no Brasileiro, o treinador passa avaliar o elenco para 2013 e o jogo de domingo deve ser parte do teste. O duelo final será uma despedida na temporada e da torcida, mas muitos atletas já estão com o pensamento em fechar o ano.

As principais mudanças entre os onze jogadores que começam a partida podem ser o zagueiro Bonfim, o lateral-esquerdo Eltinho e o meia Ruidiaz. Robinho também pode aparecer pela meia-cancha na vaga de Rafinha.

O jogo contra o Figueirense pode funcionar para tirar motivação dos jogadores que querem mostrar trabalho. Além disso, o grupo não quer emplacar a quarta derrota seguida e fechar o ano com a marca negativa.

O clube paranaense treina mais três dias antes do jogo contra o Figueira. A provável escalação deve ser formada por Vanderlei; Victor Ferraz, Bonfim (Luccas Claro), Escudero e Eltinho (Denis); Willian, Gil, Robinho, Ruidiaz (Lincoln) e Everton Ribeiro; Deivid.



Grandalhão Escudero brinca de goleiro durante o treino do Coritiba

O zagueiro Escudero aproveitou o início da última semana de treinamentos no Coritiba para testar uma nova função. Enquanto a comissão técnica ainda não posicionava o time, alguns jogadores chutavam bolas ao gol. Sem um arqueiro na área, o defensor argentino assumiu a meta por alguns minutos.

A impressão não foi muito boa para o atleta, que se arriscou só em alguns chutes, mas logo depois ficou imóvel nos chutes mais longos - sem aproveitar sua altura de 193 centímetros.

Quando o reserva Vaná chegou para a função, os dois ainda dividiram as defesas. Mas não demorou muito para ele pegar a bola e inverter a posição: fazer uma cobrança e largar mão da brincadeira.

O Coritiba encerra a temporada contra o Figuirense no domingo, às 17h (de Brasília), no estádio Couto Pereira.

Junto com o arqueiro Vaná, Escudero brinca como goleiro durante o treino do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Junto com o arqueiro Vaná, Escudero (número 22) brinca como goleiro (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)



Jogadores aproveitam tranquilidade no Coxa para levar filhos no treino

Sem tanta responsabilidade na semana para o Coritiba, que cumpre tabela no Brasileirão, o treino de quarta-feira começou com duas presenças novas. Os filhos de Alex e Deivid estavam no gramado, antes de começar o trabalho, e bateram bola com os pais.

O menino do atacante Deivid é o Cauan, que tem seis anos e quer ser goleiro quando crescer. Para brincar com o sonho do filho, o centroavante colocou o pequeno na meta e cobrou algumas penalidades. O detalhe é que ele nem ligou para a estatura dele e mandou vários com chutes altos, para Cauan se esforçar.

- Ele quer ser goleiro quando crescer, tem que começar a sentir como é - se diverte Deivid.

O craque Alex também aproveitou enquanto os colegas se preparavam e fez algumas jogadas com o filho, que ainda começa a dar os primeiros passos.

O elenco alviverde se reapresentou na tarde de quarta-feira, no CT da Graciosa, e iniciaram a semana de trabalho antes da última rodada do Brasileirão. A partida será contra o Figueirense no domingo, às 17h (de Brasília).

Deivid com o filho Cauan no CT do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Deivid com o filho Cauan no CT do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)

Alex levou o filho pequeno e bateu bola com ele antes do treino do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Alex levou o filho pequeno e bateu bola com ele antes do treino (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)

gaga



Dupla Felipão/Parreira é capaz de ganhar o hexa em 2014?

A CBF já acertou o substituto de Mano Menezes. Será Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção em 2002. Com a demissão de Andrés Sanchez, a entidade extinguiu o cargo de diretor de seleções. A cúpula, porém, decidiu por ter de volta a função de coordenador técnico, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Campeão mundial em 1994, Carlos Alberto Parreira é o preferido para assumir. Assim, a comissão técnica será comandada pelos dois homens que conquistaram os dois últimos títulos com o Brasil.

Por isso o “Arena SporTV” quer saber: Na sua opinião, uma dupla Felipão/Parreira é capaz de ganhar o hexa?

Desde o título em 2002, no Japão e na Coreia, o Brasil não consegue avançar à semifinal de uma Copa – parou nas quartas de final em 2006 e em 2010.

O “Arena” começa às 14h (de Brasília) e para participar basta acessar a página do programa.

luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Luiz Felipe Scolari comemora gol na Copa do Mundo em 2002 (Foto: Agência Getty Images)



Quem foi a melhor contratação de 2012? Comentaristas opinam

Em 2012, estes jogadores vestiram novas camisas e trouxeram alegrias para as torcidas de suas equipes. Agora, os internautas do podem escolher quem foi a principal contratação da temporada no futebol brasileiro. Confira abaixo a opinião dos nossos analistas.

Toninho Nascimento, editor de "O Globo"

"O Zé Roberto é a alma do Grêmio. O jogo contra a Portuguesa foi um exemplo da importância dele para o time. Ele virou o jogo no segundo tempo. Mas não foi um ano de grandes contratações. Os times já estavam mais encorpados. Fluminense e Corinthians são dois belos exemplos. Mantiveram a base do ano passado e não precisaram de grandes reforços"

grêmio atlético-go zé roberto (Foto: Wesley Santos/PressDigital)Zé Roberto é o principal reforço do Brasileirão, diz Toninho Nascimento (Foto: Wesley Santos/PressDigital)

Sidney Garambone, jornalista da TV Globo

"Seedorf é a melhor, não só pelo que ele trouxe dentro de campo para o Botafogo, mas pelo que ele representou. É um marco na atitude do jogador brasileiro. Ele é responsável pela união e pelo profissionalismo sem paternalismo. Ele dá bronca quando precisa, une quando precisa unir. Deu poucas entrevistas até agora, mas uma foi simbólica: ele falou que tem vergonha de jogadores que simulam faltas"

seedorf Botafogo x Atlético-GO (Foto: Marcelo Santos/AGIF)Para Sidney Garambone, Seedorf é exemplo de profissionalismo (Foto: Marcelo Santos/AGIF)

Tim Vickery, correspondente da BBC na América do Sul

"Eu acho o Jadson um jogador maravilhoso. Na última bola dele com a camisa da seleção brasileira, ele fez o gol (no empate contra o Paraguai, na Copa América de 2011). Depois, foi substituído no intervalo e nunca mais apareceu nas listas do Mano Menezes. Nunca entendi isso. O Jadson é um jogador que faz o jogo fluir, faz o coletivo jogar melhor. Quando ele sai do time, o São Paulo murcha. Foi uma baita contratação"

Jadson gol São Paulo x Goiás (Foto: Carlos Costa / Futura Press)Com Jadson, jogo do São Paulo flui com naturalidade, afirma Tim Vickery (Foto: Carlos Costa / Futura Press)

André Loffredo, comentarista do SporTV

"O Barcos tem um ótimo posicionamento, finaliza e sabe o que fazer com a bola fora da área. Ele tem bom domínio, sabe conduzir, partir para cima do adversário. Além de ter ótima presença de área e finalizar bem, se movimenta bastante. Ele fez 14 gols por um time que lutou para não cair, e caiu. Imagine esse time sem os 14 gols. O Palmeiras já poderia estar rebaixado no começo do returno. Por conseguir ser um destaque neste Palmeiras de 2012, é a melhor contratação do ano"

Barcos comemora gol do Palmeiras contra o Botafogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Barcos comemora seu gol contra o Botafogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)