As semifinais da Copa Sul-Americana começam nesta quinta-feira, com duas partidas. No estádio San Carlos de Apoquindo, o São Paulo duela contra a Universidad Católica, do Chile, às 20h15m (de Brasília). Às 22h45m, o Tigre recebe na Argentina o Millonarios, da Colombia. Na opinião do correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, o time brasileiro é o grande favorito a uma vaga na final.
- O São Paulo é o grande favorito. Seria uma façanha histórica se a Universidad Católica chegar à final. Eles nem ficaram entre os oito melhores do Campeonato Chileno. Não imagino como poderão se defender contra o São Paulo. A diferença de qualidade entre os dois times é muito grande. A partida vai acontecer em um estádio muito pequeno, que pode testar o lado emocional do São Paulo. Mas, na bola, o time paulista é muito melhor - afirmou Tim Vickery.
Jadson comemora gol contra a Universidad do Chile (Foto: Sergio Neves / Agência Estado)
No outro duelo, o jornalista inglês acredita que os colombianos estão mais preparados que os argentinos para chegar à final. No entanto, o Millionarios terá de enfrentar uma grande dificuldade.
- Eu sempre apontei o Millonarios como um desafio para os brasileiros. Já eliminaram dois. O MIllonarios é mais time, mas o calendário está muito a favor do Tigre. O Millonarios está nos playoffs do Campeonato Colombiano. São dois grupos de quatro, com turno e returno. Ou seja, são seis partidas de alta pressão. Além disso, eles não vencem o campeonato nacional há mais de 20 anos e o Santa Fé, principal rival, é o atual campeão. É muita pressão para ser campeão colombiano.
Rentería, no duelo contra o Palmeiras: ataque é a
força do Millonarios (Foto: Agência EFE)
Na equipe que vai a campo nesta quinta, Tim Vickery enxerga o goleiro Delgado como a principal fraqueza do Millonarios. No entanto, o trio ofensivo tem tudo para deixar a Argentina com gols marcados fora de casa.
- A eliminação contra o Grêmio quase aconteceu por uma falha de goleiro, que é o reserva. O Millonarios perdeu o Nelson Ramos, que só volta em 2013. Delgado já é um suplente. Mas o técnico Hernán Torres normalmente produz times equilibrados. A dupla de ataque, Rentería e Cosme, tem força física, potência e fazem gols. Além disso, o camisa 10 Candelo está de volta.
Embora tenha calendário mais tranquilo, o Tigre está desfalcado de seu principal destaque das quartas de final, quando os argentinos eliminaram o Cerro Porteño, do Paraguai.
- O Tigre quase foi campeão no primeiro semestre, mas o preço do sucesso foi perder seus mlehores jogadores: Diego Morález foi para o Oriente Médio e Martínez, para o Estudiantes. Mas, nas últimas rodadas, a equipe trocou de técnico e reagiu. Encontraram novas revelações, principalmente Botta, que foi muito bem contra o Cerro Porteño. Mas ele foi expulso e está suspenso.
Nas partidas de volta, o São Paulo recebe a Universidad Católica na quarta-feira, dia 28, no Morumbi, às 21h50m. O Millonarios encara o Tigre, em Bogotá, no dia seguinte, às 22h15m.
