quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Com 74 partidas, Coritiba é o time brasileiro que mais jogou em 2012

Glydiston Ananias, perparador físico do Coritiba (Foto: Divulgação / Coritiba)Glydiston Ananias, preparador físico, já faz planos
para o ano que vem (Foto: Divulgação / Coritiba)

O ano de 2012 será lembrado na história do Coritiba como a temporada em que o clube paranaense mais entrou em campo para disputar partidas oficiais: 76 vezes. No próximo sábado, o Coxa enfrenta o Cruzeiro pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Além da Raposa, o time joga contra o Figueirense, dois de dezembro, e fecha o ano mais desgastante dos 103 anos.

Porém, mais do que o recorde pessoal, o Coritiba detém uma marca no cenário nacional: é o time brasileiro que mais entrou em campo durante 2012. A equipe paranaense fica na frente do Grêmio (72), São Paulo (72), Palmeiras (71) e Santos (71).

Até o final da temporada, o único time que pode ultrapassar o Coritiba é o São Paulo, que ainda disputa a Copa Sul-Americana. Se o Tricolor passar para a final da competição, pode chegar a 78 jogos em doze meses.

Durante a temporada, o Coritiba disputou quatro competições: Campeonato Paranaense (24 jogos), Copa do Brasil (12 jogos), Campeonato Brasileiro (38 partidas) e Copa Sul-Americana (dois jogos). Foi tricampeão regional e vice-campeão da Copa do Brasil. Na Sul-Americana foi eliminado na primeira fase pelo Grêmio, enquanto no Brasileirão está em 14º lugar.

  jogos total*
Coritiba 74 76
Grêmio 72 74
Palmeiras 71 73
Santos 71 73
São Paulo 72 78**

 A atual marca superou os anos de 1972 e 2003, quando o grupo coxa-branca disputou 74 jogos em cada temporada. Em 2011 o Coritiba já tinha passado pela mesma situação, quando atuou em 72 partidas e ficou como a quarta temporada mais desgastante.

Na opinião do preparador físico do Coritiba, Glydiston Ananias, além do cansaço físico e problemas de lesões, o elenco do Coritiba teve que se preocupar com o desgaste psicológico.

- Realmente foi uma temporada muito desgastante, até pelo fato de termos chego em duas finais das quatro competições que disputamos, o que gera além do desgaste físico um desgaste emocional muito grande também - opina.

Clube tenta adaptar 2013 para a realidade do apertado calendário

Após várias reclamações e um artigo publicado no site oficial, a preparação física alviverde resolveu tirar lições do apertado ano de 2012 para colocar em prática na próxima temporada. Glydiston Ananias conta que todo o planejamento é montado para aliviar a sequência de partidas, que se repete aos domingos e quartas.

- Não podemos reclamar porque a cada ano que passa o calendário vem se repetindo. Então temos que nos preparar para algo que já sabemos - diz.

Segundo o responsável pela preparação física coxa-branca, a pré-temporada do ano que vem será maior, além da parada obrigatória entre junho e julho, para a disputa da Copa das Confederações. O início do Campeonato Paranaense será deixado de lado pela equipe principal, que vai priorizar um melhor esforço para o recondicionamento. Enquanto isso, a equipe Sub-23 terá a missão de representar o Coritiba.

- No ano tivemos 13 dias de pré-temporada e ano que vem teremos 20. Ainda não é o suficiente para a temporada que a gente enfrenta no Brasil, mas também teremos um período de paralisação durante a Copa das Confederações - se consola Ananias.

* Contando os dois jogos restantes pelo Brasileiro

** O São Paulo só pode chegar caso vá até a final da Copa Sul-Americana