LANCEPRESS! - 18/11/2012 - 23:58 São Paulo (SP)

Flu levanta a taça, Ceni comemora gol e Maikon Leite lamenta rebaixamento (Fotos: Alexandre Loureiro, Miguel Schincariol e Ari Ferreira)
A antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro teve os extremos da alegria e da tristeza. No Engenhão, a torcida do Fluminense celebrou os grandes campeões, consagrados uma semana antes . A derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro nada representou para os apaixonados tricolores que lotaram o estádio e comemoraram com a taça liberada por empréstimo pela CBF.
No outro lado da ponte aérea, no Morumbi com o maior público desta edição, o São Paulo fez o resultado que poucas horas depois, com derrota do Botafogo, garantiria seu retorno à Libertadores após dois anos de ausência. Alegria completada pela estreia do meia Ganso, no segundo tempo da partida em que o time superou o Náutico por 2 a 1, de virada. Esse resultado combinado com o triunfo por 2 a 0 do Sport sobre o Botafogo, na Ilha do Retiro, asseguraram um lugar para a equipe na competição sulamericana.
Se a dupla tricolor riu às pencas, os palmeirenses reviram o filme mais doloroso de sua história. Dez anos depois, a equipe tomba para a Segunda Divisão nacional. O time nem mesmo conseguiu fazer o seu papel, como já havia acontecido nas rodadas anteriores, e apenas empatou por 1 a 1 com o Flamengo em Volta Redonda. Por dessas trapaças do destino, o gol rubro-negro foi feito por Vagner Love, que foi o símbolo do Alviverde na Série B em 2003 e anos depois seria hostilizado pela torcida.
A queda se consumou com o empate por 2 a 2 entre Portuguesa e Grêmio no Canindé. Enquando a delegação do Verdão deixava o Rio escoltada pela polícia, o duelo que selaria a tragédia transcorria, como se fosse uma morte lenta e gradual. O time alviverde precisava de um mau resultado da Lusa porque o Bahia venceu a Ponte Preta por 1 a 0, no Pituaçu, e distanciou-se na tabela.
Com campeão e classificados para a Libertadores definidos, sobraram para as duas últimas rodadas duas únicas brigas. Uma delas é travada entre Grêmio, Galo e São Paulo pelo vice-campeonato, que leva diretamente à fase de grupos da competição sulamericana. O Atlético-MG perdeu a chance de passar os gaúchos na tabela ao ficar na igualdade de 2 a 2 com o lanterna Atlético-GO. O outro time já rebaixado, o Figueirense, perdeu no sábado para o Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro.
A outra disputa que resta, no andar de baixo, é mais renhida e será travada por seis equipes: Sport, Bahia, Portuguesa, Coritiba, Náutico e Ponte Preta. O Coxa, que parecia livre, voltou a complicar-se ao perder para o Vasco em casa por 2 a 1.
Para finalizar, no Beira-Rio, o Corinthians conquistou sua quarta vitória consecutiva na preparação para a disputa do Mundial de Clubes, A equipe do técnico Tite fez 2 a 0 no Internacional e assumiu a quinta posição na tabela.
