sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Armandão: garçom e goleador, Souza é o craque da rodada#17

Acostumado a balançar as redes, Souza mostrou que o seu repertório não se limita apenas aos gols. O artilheiro do Bahia deixou o seu na vitória contra a Ponte Preta e também chamou a atenção na jogada do primeiro tento do Tricolor, na qual serviu o companheiro de ataque Gabriel. A boa atuação lhe rendeu nota 8.5 e o título de craque da rodada#17 do Troféu Armando Nogueira. Autor de 23 gols em 2012, o Caveirão anotou o seu 4º no Brasileiro e ajudou o time da Boa Terra a voltar a Salvador com três pontos na bagagem.

Outros destaques do meio de semana foram o goleiro Fábio, do Cruzeiro, e o atacante Neymar, do Santos. Os dois atletas garantiram a nota 8. Contra o Fluminense, o camisa 1 da Raposa salvou o clube mineiro em quatro oportunidades e comandou o time no empate contra o vice-líder do campeonato. Um dia após ajudar a seleção brasileira na vitória contra a Suécia, o menino da Vila fretou um jatinho de luxo para poder estar em campo contra o Figueirense e mostrou que o investimento valeu a pena. O jovem avante desfilou o seu belíssimo futebol no gramado do Orlando Scarpelli e ajudou o Peixe a triunfar com um gol e uma assistência.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.

Seleção da 17ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Globoesporte.com)

Goleiro

Capitão e ídolo da torcida cruzeirense, Fábio foi o melhor em campo no empate entre a Raposa e o Fluminense por 1 a 1. Seguro quando exigido, o camisa 1 salvou o time mineiro com quatro defesas difíceis e não teve como impedir o tento do Tricolor, marcado por Fred. O arqueiro da equipe carioca também merece ser lembrado. Diego Cavalieri foi muito bem e complicou a vida do ataque celeste. No triunfo do Bahia fora de casa contra a Ponte Preta por 2 a 0, o goleiro Marcelo Lomba foi a muralha do duelo. Rafael Cabral (Santos), Magrão (Sport) e Cássio (Corinthians) também merecem menções.

Lateral-direito

Excelente opção de ataque pela direita, Ivan foi perigo constante para o sistema defensivo do Grêmio. Além de participar da jogada do segundo gol, marcado por Bruno Mineiro, o lateral ainda mandou bem na marcação e não deu espaços para os avanços gremistas. Autor de belo gol, Bruno Peres, do Santos,  passou pela defesa do Figueirense e anotou o seu na vitória do Peixe por 3 a 1. Léo Moura (Flamengo), Alessandro (Corinthians) e Artur (Palmeiras) são outros especialistas na posição que também mandaram bem na rodada. 

Zagueiros

Em um jogo de poucas chances para as duas equipes, o zagueiro Paulo André anotou o único gol do Corinthians na vitória contra o Internacional. Xerife na defesa, o camisa 13 freou o ataque do Colorado no duelo. No melhor estilo “zagueiro-zagueiro”, Rogério foi decisivo no triunfo da Portuguesa contra o Grêmio em pleno estádio Olímpico. O jogador rubro-verde foi bem no jogo aéreo e preciso na marcação. Outros defensores que merecem ser lembrados são: Gum (Fluminense), Maurício Ramos (Palmeiras) e Antônio Carlos (Botafogo).

Lateral-esquerdo

Um dos destaques do Internacional contra o Corinthians, o lateral Fabrício foi a melhor opção de ataque do clube gaúcho na derrota para o Alvinegro por 1 a 0. Constante no apoio pela esquerda, o jogador atacou e fechou a defesa com eficiência. Lima, do Botafogo, se destacou na marcação na vitória do Glorioso contra o Sport e foi peça importante no esquema tático armado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Hélder (Bahia), Marcelo Cordeiro (Portuguesa) e Carlinhos (Fluminense) foram outros atletas da posição que devem ser lembrados.

Volantes

Voltando ao Náutico após cumprir suspensão automática, o volante Martinez jogou muito bem na boa vitória do Timbu contra o São Paulo nos Aflitos. Eficiente na marcação e com a tradicional categoria na saída de bola, o camisa 7 levou perigo ao gol de Rogério Ceni com os seus chutes de fora da área. Substituto do volante Paulinho, Willian Arão mostrou muita disposição na marcação, se aventurou no ataque e teve o seu nome gritado pela torcida do Corinthians. Ferdinando (Portuguesa), Wendel (Vasco) e Juninho Pernambucano (Vasco) também foram jogaram bem na rodada.

Meias

Uma das principais contratações do futebol brasileiro em 2012, o holandês Seedorf não precisou de muito tempo para mostrar o seu futebol refinado. Maestro do Botafogo no triunfo contra o Sport, o experiente meia roubou a bola e acertou um belo chute da entrada da área na jogada do segundo gol alvinegro. Destaque do Coritiba no empate contra o Vasco, Everton Ribeiro foi um dos responsáveis pelo tropeço do clube vascaíno em São Januário. No primeiro tento, o armador deu uma boa assistência para Júnior Urso. Já nos acréscimos, o camisa 11 marcou o segundo do time paranaense. Souza (Náutico), Montillo (Cruzeiro) e Bernard (Atlético-MG) também brilharam na jornada.

Atacantes

Principal goleador do Bahia no ano, o atacante Souza foi fundamental no triunfo do Tricolor contra a Ponte Preta por 2 a 0. No primeiro gol, o jogador fez um belo lançamento para Gabriel marcar. No segundo, o Caveirão recebeu uma excelente passe de Lulinha e, sem marcação, definiu o placar final. Após jogar contra a Suécia na quarta-feira, Neymar foi a Florianópolis para tentar ajudar o Peixe e foi decisivo no triunfo do time da Vila Belmiro contra o Figueirense. Além de marcar o golaço da rodada, o jovem ainda deu o passe para Ganso deixar o seu. Araújo (Náutico), Fred (Fluminense) e Elkeson (Botafogo) foram alguns dos goleadores que merecem ser lembrados.