Em um jogo emocionante, com a vaga da Copa Sul-Americana passando de mãos e mãos durante a partida, o Grêmio ficou com ela pouco antes do apito final. Mesmo perdendo por 3 a 2 no Couto Pereira, a equipe gaúcha somou o placar à vitória por 1 a 0 em Porto Alegre e comemorou. Everton Ribeiro, Roberto e Pereira fizeram pelo Coxa e Elano, de pênalti, e Marcelo Moreno, aos 45 minutos, marcaram para o Grêmio.
O Grêmio comemora o feito inédito de chegar nas oitavas de final e avançar para a fase internacional do torneio. O time espera o resultado da partida entre Cobreloa ou Barcelona, do Equador, que jogam a primeira partida no próximo dia 28 de agosto. O jogo da próxima fase ainda não tem data prevista para ser realizado.
Elano comemora o primeiro gol, que abriu o caminho para a classificação (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Primeiro tempo emocionante desde o início
O jogo começou com o Coritiba se lançando a frente em busca do gol, que deixaria o resultado igualado. E teve uma grande chance logo aos seis minutos, com Roberto, que invadiu a área, mas chutou sobre o goleiro Marcelo Grohe. No entanto, o Grêmio conseguia jogadas rápidas de contra-ataque e assustava o Coxa.
Na batalha dos esquemas táticos, Marcelo Oliveira levava vantagem sobre Vanderlei Luxemburgo, principalmente depois que os jogadores descobriram espaços no lado esquerdo do Grêmio. Robinho caindo pelo setor e o lateral-direito Ayrton se aproveitavam das oportunidades até que acharam o gol.
Aos 22 minutos, a bola trabalhada do meio de campo do Coritiba começou depois que Roberto roubou na intermediária e achou o caminho pela direita com Ayrton, que fez o passe para Robinho na linha de fundo. Ele passou para Everton Ribeiro dentro da área, que driblou Gilberto Silva, chutou no canto direito e fez o gol.
Após o gol, o clima do jogo esquentou depois que Souza, do Grêmio, derrubou Rafinha com um carrinho frontal, mas que passou em branco pelo juiz Wilson Seneme. Em meio a muita reclamação e empurra -empurra entre os jogadores, o bate boca só parou depois que o capitão do Coxa, Pereira, e Souza foram amarelados.
O Coritiba tocava mais a bola e chegava com mais perigo, envolvendo a defesa do Grêmio. Quando não entrava na área, Robinho, Chico e Everton Ribeiro testavam Marcelo Grohe de fora da área. Do lado do Grêmio, os meias Elano e Marquinhos estavam bem marcados e pouco criavam.
Mas o Grêmio tem fama de copeiro e não desperdiça oportunidades. Na primeira escapada de Kleber, o zagueiro Pereira não conseguiu alcançar o atacante e o derrubou dentro da área aos 41 minutos do primeiro tempo. Houve muita reclamação dos jogadores do Alviverde, mas o pênalti foi claro. Elano – aquele que perdeu na Copa América –, dessa vez, não deu chance para o goleiro Vanderlei, fazendo o gol.
Com o gol, o Grêmio levava a vaga.
Segundo tempo pega fogo com gols e confusão
O segundo tempo começou no mesmo ritmo do primeiro. Mancando desde o final do primeiro tempo, Roberto teve outra grande chance logo no começo da partida, quando recebeu a bola na área, mas mandou um chutão terrível sobre o gol. Só que não houve tempo de reclamação e Roberto se redimiu, aos sete minutos, quando recebeu o passe de Robinho e, antes que a bola quicasse no chão, mandou o chute para estufar as redes. O gol ainda não dava a vaga para o Coritiba, mas serviu como o combustível para o time.
Depois do gol, o atacante desmontou e foi substituído por Lincoln. O Grêmio passou a assustar avançando pela direita, como Kleber, que chegou na linha de fundo e fez cruzamento rasteiro para Marcelo Moreno chutar a queima roupa. Vanderlei fez grande defesa.
O terceiro do Coxa veio aos 21 minutos, quando Everton Ribeiro fez um passe perfeito para a cabeça de Pereira, que estava dentro da área.
Só que o jogo não havia acabado. O Grêmio passou a pressionar, principalmente tentando as faltas e os escanteios para a cobrança de Zé Roberto e Marquinhos, além do perigo que Kleber representava cada vez que pegava na bola.
A partida se tornou aberta dos dois lados, com diversas chances e os goleiros Vanderlei e Marcelo Grohe trabalhando muito. E quem deu a sorte foi o Grêmio, quando Marcelo Moreno, já nos 45 minutos do segundo tempo, recebeu na área e mandou para as redes.
A alegria do lado gremista se contrastou com a revolta do jogadores do Coritiba, que partiram para cima do árbitro Wilson Seneme reclamando de impedimento do jogador gremista. Mas Seneme deixou as reclamações de lado e confirmou o resultado. Fim de jogo e Grêmio com a vaga.
