domingo, 30 de setembro de 2012

Rodada do Brasileirão vê Flu abrir vantagem e Palmeiras reagir

Valdomiro Neto - 30/09/2012 - 22:00 São Paulo (SP)

Barcos e Fred - (Fotos: Tom Dib e Cleber Mende)
Artilheiros Barcos e Fred comandaram vitórias de Palmeiras e Fluminense, respectivamente (Fotos: Tom Dib e Cleber Mende)

A 27ª rodada do Campeonato Brasileiro foi de alegria para duas torcidas em especial, uma carioca e outra paulista, cada qual com o time em um extremo da tabela. Os torcedores do Fluminense viram sua equipe abrir seis pontos de vantagem na liderança da competição. Já os palmeirenses ficaram eufóricos com a segunda vitória consecutiva e a possibilidade de sair da zona da degola na próxima rodada.

O Tricolor Carioca venceu o clássico contra o Flamengo por 1 a 0, no Engenhão, com um golaço do atacante Fred. O triunfo teve colaboração decisiva do goleiro Diego Cavalieri, que pegou pênalti do argentino Bottinelli nos minutos finais da partida. O time comandado por Abel Braga acumula agora uma boa gordura por conta de tropeços dos seus rivais diretos na disputa do título. O Atlético-MG apenas empatou com a Portuguesa, no Canindé, por 1 a 1, e o Grêmio, em casa, ficou na igualdade de mesmo placar com o Santos, no Olímpico. O jogo de Porto Alegre, aliás, teve um enredo curioso. Os donos da casa venciam por 1 a 0 quando o Peixe teve seu principal jogador, Neymar, expulso. Ainda assim, os visitantes chegaram ao gol de empate com o zagueiro Bruno Rodrigo.

O Vasco, que completa o G4 - grupo dos times que se classificam para a Copa Libertadores de 2013 -, conseguiu uma importante vitória sobre o Figueirense por 3 a 1, em São Januário, com bela atuação do ídolo Juninho Pernambucano.

Na parte debaixo tabela, o Palmeiras teve uma rodada dos sonhos. No Pacaembu, a equipe goleou a Ponte Preta por 3 a 0, consolidando o segundo triunfo sob o comando de Gilson Kleina. O atacante Barcos foi o destaque da equipe com dois gols, encerrando assim jejum de sete jogos sem balançar as redes. De quebra, o time viu seus principais concorrentes colherem maus resultados. Além da derrota do Figueirense para o Vasco, o Atlético-GO perdeu para o Náutico por 2 a 0, nos Aflitos, em uma partida que contou com uma polêmica atitude do árbitro Leandro Vuaden, que ordenou a retirada de uma faixa da torcida que fazia referência a erros de arbitragem.

Outro time que briga para não cair, o Sport, foi goleado pelo Corinthians por 3 a 0. Assim, o Timão deu uma mão para seu arquirrival Verdão. Romarinho, com dois gols, foi o destaque do duelo. O Bahia, por sua vez, deu sequência à melhor campanha do segundo turno e superou o Botafogo por 2 a 0, no Pituaçu, em Salvador. Por fim, Cruzeiro e Internacional, que ainda aspiram um lugar no G4, não saíram do 0 a 0 em Minas, em partida que o atacante Borges, da equipe celeste, perdeu um pênalti.

A próxima rodada do Brasileirão foi desmembrada entre quinta e sábado, por conta das eleições municipais em todo o país, que acontecem no domingo, dia 7. Destaque para os clássicos São Paulo x Palmeiras e Fluminense x Botafogo. Será que Verdão e Flu manterão o embalo?



Jogadores do Coritiba usam discurso de tentar corrigir os erros após empate

LANCEPRESS! - 30/09/2012 - 20:18 Curitiba (PR)

Frustrados com o fato do São Paulo arrancar o empate por 1 a 1 ao final da partida deste domingo, os jogadores do Coritiba foram unânimes: é hora da equipe se acertar no Brasileirão. Com o tropeço em casa, o Coxa está a dois pontos da zona de rebaixamento, e não pode sair da décima-sexta colocação na próxima rodada, devido à vitória do Bahia sobre o Botafogo, por 2 a 0, em Pituaçu.

- Os resultados em casa não estão saindo por detalhes, e a gente tem de corrigir nos próximos jogos para mostrar que tem, sim, força em casa.

Autor do gol do Coritiba, em cobrança de pênalti, Everton Ribeiro lamentou o fato da equipe permitir a jogada do gol de Osvaldo. E foi incisivo:

- Não podíamos ter dado vacilo com o Lucas. Agora, não podemos mais errar no campeonato.


São Paulo garante empate com o Coritiba fora de casa



Everton Ribeiro leva terceiro cartão amarelo e desfalca o Coritiba contra a Ponte

LANCEPRESS! - 30/09/2012 - 19:57 Curitiba (PR)

Coritiba x Corinthians - Campeonato Braileiro - Gol do Everton Ribeiro (Foto: Felipe Gabriel)
Everton Ribeiro foi o único advertido do lado do Coritiba na partida contra o São Paulo (Foto: Felipe Gabriel)

O único cartão amarelo que a equipe do Coritiba recebeu durante o empate por 1 a 1 com o São Paulo, neste domingo, no Couto Pereira, custou caro ao clube. O meia Everton Ribeiro era um dos jogadores do Coxa que estavam pendurados, e não poderá atuar na próxima quinta-feira, contra a Ponte Preta, também em casa.

Equipe que se destacou pelo excesso de expulsões até o momento (seis), o Coritiba vem mudando desde a chegada do técnico Marquinhos Santos. Já são cinco jogos sem um atleta expulso.

 



Marquinhos Santos credita empate com São Paulo a descontrole emocional

LANCEPRESS! - 30/09/2012 - 19:45 Curitiba (PR)

Coritiba x Flamengo - Campeonato Brasileiro - Marquinhos Santos (Foto: Felipe Gabriel)

As expressões 'controle emocional' e 'equilíbrio' foram novamente usadas por Marquinhos Santos na coletiva após o empate do Coritiba por 1 a 1 com o São Paulo, neste sábado. De acordo com o treinador, a ansiedade atrapalhou a equipe a definir a partida quando estava em vantagem:

- Nós tínhamos que manter a posse de bola, ter um melhor equilíbrio de jogo, para escolher a melhor jogada e buscar o segundo gol.

O técnico declarou que a expulsão do zagueiro Rhodolfo acentuou o nervosismo da equipe alviverde:

- Por questão de querer matar o jogo, houve um relaxamento defensivo e uma aceleração desnecessária em querer. A questão do posicionamento é muito importante para ter o controle do jogo quando você está com um homem a mais - afirmou.

São Paulo garante empate com o Coritiba fora de casa

Marquinhos Santos lamentou o fato do Coritiba ter novamente uma atuação satisfatória, mas um resultado que não serve à equipe no momento:

- Controle emocional e concentração são dois aspectos que refletem nos resultados e acontecem no final do jogo. O tempo todo jogando em cima do São Paulo. Fizemos o gol, tivemos até oportunidade de matar o jogo e um descuido novamente nos tira dois pontos.

O treinador esclareceu que continuará um trabalho com foco na parte psicológica dos jogadores. Segundo Marquinhos Santos, situações como perder jogadas em contra-ataque mesmo estando em superioridade numérica são de caráter emocional;

- Para as equipes que se encontram próximas à zona de rebaixamento, o emocional tem esse descontrole. É falar menos, trabalhar mais e buscar esse equilíbrio emocional. Temos que honrar esse grupo que temos.

O Coritiba volta a campo na próxima quinta-feira, dia 4 de outubro, contra a Ponte Preta, também no Couto Pereira.



São Paulo sente cansaço, mas Osvaldo decide e garante empate com o Coxa

LANCEPRESS! - 30/09/2012 - 18:09 Curitiba (PR)

O São Paulo sentiu o desgaste da maratona de viagens, foram ao todo foram 32 horas em trânsito, feitas para o duelo contra a Liga de Loja (EQU), no meio de semana. No entanto, o atacante Osvaldo, que já havia brilha nos dois últimos jogos, voltou a decidir e garantiu o empate em 1 a 1 com o Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira - equipe já estava com um jogador a menos: o zagueiro Rodolpho foi expulso. O gol da equipe paranaense foi marcado pelo meia Everton Ribeiro, de pênalti.

ENQUETE: Qual foi o melhor jogador do Coxa nesta partida?
ESCOLHA: Quem foi o cara do São Paulo no Couto Pereira?

O empate fora de casa pôs fim a série de vitórias consecutivas do São Paulo na competição nacional - antes, havia vencido Portuguesa e Cruzeiro. Com o resultado, o Tricolor permanece na quinta colocação com 43 pontos, quatro a menos que o Vasco, último colocado do G4.

Receba primeiro as notícias do seu clube pelo celular!

Já o Coritiba, que vinha de duas derrotas consecutivas (Santos e Sport), segue nas últimas colocações da tabela. Com o empate, chegou aos 29 pontos, dois a mais que o o Sport, o primeiro dos times que seria rebaixado para a Série B.

São Paulo voltará a campo pelo Brasileirão no próximo sábado, às 16, no Morumbi, no clássico contra o Palmeiras. Já os paranaenses encararão a Ponte Preta, na quinta-feira, no Couto Pereira, às 21h.

CONFIRA O LANCE A LANCE DESTA PARTIDA

O início da partida foi preocupante. Acusando cansaço por conta da maratona realizada no meio de semana para o duelo contra a Liga de Loja (EQU), pela Sul-Americana, o São Paulo sofreu intensa pressão nos primeiros dez minutos e não conseguiu se encontrar dentro do gramado do Couto Pereira.

De positivo no início, apenas a homenagem feita a apresentadora Hebe Camargo, que faleceu no último sábado, aos 83 anos, após parada cardíaca. Jogadores entraram no gramado com os dizeres "Você é nossa estrela... descanse em paz", prestando homenagem a uma das torcedoras mais fanáticas da equipe do Morumbi.

O único jogador que não aparentou sinais de cansaço e mostrou total disposição em torno de uma homenagem ainda maior para a ícone da comunicação brasileira foi o goleiro e capitão Rogério Ceni, que fez boa defesa logo aos 4 minutos e depois interviu em grande lance criado pelo centroavante Roberto, aos 7 minutos.

Com o passar do tempo, no entanto, o cansaço foi se esvaindo na mente dos jogadores tricolores, que começaram a equilibrar as ações da partida. A mudança se deu pelo "acordar" da grande estrela tricolor: Lucas. Dono de privilegiado vigor físico, o camisa 7 bagunçou a zaga rival no início da partida e quase chegou ao gol aos 14 e 22, após duas lindas arrancadas.

O gás do atacante e setor ofensivo tricolor durou cerca de 10 minutos. Nos minutos finais, o Coritiba, que ficou apenas no ímpeto inicial e não conseguiu crias mais oportunidades, voltou a dominar a partida, mas sem grande ameaça, apenas com toque de bola. O panorama

Seguindo o panorama da primeira etapa, o Coritiba sufocou o São Paulo nos primeiros mimnutos de partida. Em apenas 12 minutos, duas bolas na trave do goleiro Rogério Ceni: após cobrança de falta de Everton Ribeiro e chute do atacante Rafinha.

Preocupado com a pressão imposta, o técnico Ney Francou tratou de mexer no logo no início e sacou o volante Paulo Miranda, que foi substituído por Casemiro, e o zagueiro Paulo Miranda, que deu lugar para o lateral Douglas - equipe teve formação altera para o 4-3-3. No entanto, as mudanças pouco adiantaram.

Aos 15 minutos, o Coritiba, que tanto pressionava, enfim, conseguiu chegar ao primeiro gol. Após jogada individual dentro da área, o atacante Rafinha caiu na área após lance com o zagueiro Rodolpho: pênalti, que gerou reclamação dos são-paulinos. Com tranquilidade, Éverton Ribeiro só deslocou o goleiro Rogério Ceni.

Ao contrário da primeira etapa, o São Paulo não conseguiu criar, ameaçar a zaga rival. Explica-se: o atacante Lucas, estrela solitária na primeira etapa, teve marcação acirrada e não conseguiu brilhar. A única jogada criada pelo camisa 7 foi aos 31 minutos, após lido chute de fora da área.

Pelo lado dos paranaenses, só felicidade. A cada minuto, ainda mais pressão, boas jogadas... e bola na trave. Aos 26, Everton Ribeiro alçou bola na área, desviada pela zaga tricolor no travessão.

A situação ficaria ainda pior um minuto depois, após Rodolho receber o segundo cartão amarelo. No entanto, o São Paulo não se entregou e foi recompensado com a estrela do atacante Osvaldo, que já havia brilhado nos jogos contra Cruzeiro e Liga de Loja. Após linda jogada de Lucas, jogador bateu cruzado para garantir empate, aos 39.

No fim da partida, o Coritiba bem que tentou chegar a vitória, mas o São Paulo conseguiu levar um pontinho para casa, graças ao talento da dupla Osvaldo e Lucas.

FICHA TÉCNICA:

CORITIBA 1x1 SÃO PAULO

Data - Hora: 30/09/12 (16h)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (Fifa/RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)

Renda e público: não disponíveis
Cartões amarelos: Rafinha (CTB); Rafael Tolói, Ademilson, Rhodolfo, Rogério Ceni (SAO)
Cartão vermelho: Rhodolfo (SAO)

GOLS: Everton Ribeiro (pênalti), 15/2ºT (1-0), Osvaldo, 39/2ºT (1-1)

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz (Robinho, 36/2ºT), Demerson, Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Rafinha e Lincoln (Ruidiaz, 10/2ºT) e Everton Ribeiro; Roberto (Anderson Aquino, 24/2ºT). Técnico: Marquinhos Santos.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda (Douglas, 8/2ºT), Rafael Tolói, Rhodolfo e Cortez; Paulo Assunção (Casemiro, 8/2ºT), Maicon e Jadson (Cícero, 35/2ºT); Lucas, Ademilson e Osvaldo. Técnico: Ney Franco.



Copa do Brasil como divisor: Coxa, em alerta, pega motivado São Paulo

Há exatos 103 dias, Coritiba e São Paulo decidiram uma vaga na final da Copa do Brasil. No estádio Couto Pereira lotado, o Coxa levou a melhor, venceu por 2 a 0 e garantiu um lugar na decisão do torneio. Para o time paulista, além de ver o fim do sonho de um título inédito, o tropeço desencadeou uma crise que, semanas depois, acabou custando o emprego do técnico Emerson Leão.

O tempo passou, o Campeonato Brasileiro engrenou e, neste domingo, às 16h, as duas equipes vão se reencontrar no mesmo palco. O momento, porém, é diferente. O Coritiba perdeu o rumo após a Copa do Brasil, trocou seu treinador (Marquinhos Santos ficou com a vaga de Marcelo Oliveira) e está colado na zona de rebaixamento. Já o Tricolor, apesar da irregularidade, ainda sonha com o G-4.

montagem Rafinha Coritiba Lucas São Paulo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Rafinha e Lucas, esperanças de Coritiba e São Paulo (Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O Coritiba ocupa a 16ª colocação, com 28 pontos, apenas um a mais que o Sport, que é o primeiro integrante do Z-4. Para não figurar entre os piores, a equipe paranaense precisa vencer os paulistas, ou torcer para que o Corinthians derrote a equipe pernambucana no duelo que será disputado no Pacaembu, também neste domingo.

Já o São Paulo, que tem 42 pontos, precisa vencer para seguir na cola do Vasco, último integrante do grupo de classificação para a Taça Libertadores. O time carioca venceu o Figueirense neste sábado e abriu cinco pontos de vantagem para o Tricolor.

A partida será transmitida pela TV Globo para os estados de SP, RS, PI, GO, MT, MS, TO, PR (menos Curitiba) e para as cidades de Ituiutaba e Uberlândia, em MG. Para o restante do país, a opção é o canal Premiere, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.

header as escalações 2

Coritiba: Marquinhos Santos não anunciou a escalação com antecendência. Porém, pelos treinamentos da semana, a tendência é que inicie com o meia Rafinha e o atacante Roberto, liberados pelo departamento médico. Com as mudanças, Robinho e Marcel vão para o banco. No lado direito, Victor Ferraz deve ser o substituto do lesionado Ayrton. A provável escalação: Vanderlei; Victor Ferraz, Demerson, Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Everton Ribeiro, Lincoln e Rafinha; Roberto.

São Paulo: preocupado com o desgaste da equipe, que jogou na quarta-feira no Equador, pela Copa Sul-Americana e encarou uma viagem de 20 horas para retornar ao Brasil, o técnico Ney Franco comandou um leve treino no CT da Barra Funda no último sábado. Ele deverá abrir mão do esquema 4-3-3. Com isso, Paulo Assunção e Casemiro devem ser as novidades na equipe, já que Wellington e Denilson estão suspensos. A provável formação do Tricolor, ainda sem o lesionado Luis Fabiano, é: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Paulo Assunção, Wellington, Maicon e Jadson; Lucas e Osvaldo.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Coritiba: Ayrton, Deivid e Everton Costa iniciaram tratamento no departamento médico. Pereira já está trabalhando a parte física, enquanto Emerson não volta nos próximos dois meses. Keirrison, Jackson e Sergio Manoel só voltam a jogar em 2013.

São Paulo: Wellington e Denilson levaram o terceiro cartão amarelo na vitória contra o Cruzeiro e terão de cumprir suspensão automática. Luis Fabiano e Paulo Henrique Ganso recuperam-se de lesões musculares e não têm prazo de retorno aos gramados. O meia argentino Cañete ainda aprimora a forma física após se recuperar de cirurgia no joelho direito, enquanto Fabrício, que operou o joelho esquerdo, só retorna aos gramados em 2013.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Coritiba:
Deivid, Demerson, Everton Ribeiro, Gil, Sergio Escudero, Sérgio Manoel e Willian.

São Paulo: Douglas, Ganso, Jadson, João Filipe, Maicon, Osvaldo, Paulo Assunção e Rodrigo Caio.header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Péricles Bassols Cortez (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ). Péricles Bassols Cortez arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 343 faltas (média de 38,1 por jogo), aplicou 52 amarelos (média de 5,8 por jogo), cinco vermelhos (média de 0,56 por jogo) e três pênaltis (média de 0,33 por jogo). O campeonato tem média de 5,05 amarelos, 0,28 vermelho, 36,6 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos paranaenses e um dos paulistas na Série A deste ano: Santos 2 x 2 Coritiba, pela sexta rodada, Palmeiras 1 x 1 São Paulo, pela nona, e Coritiba 1 x 0 Internacional, pela 20ª.

header fique de olho 2

Coritiba: Rafinha. O meia tem motivação extra para enfrentar o São Paulo, onde teve passagem frustante. Este será, no entanto, seu primeiro jogo após se recuperar de uma lesão muscular. As jogadas inidividuais de Rafinha no meio-campo podem fazer a diferença para o ataque alviverde. 

São Paulo: Osvaldo. Contratado em janeiro, o ex-atacante do Ceará finalmente está mostrando o futebol que fez o São Paulo desembolsar R$ 4 milhões. Autor de gols na vitória sobre o Cruzeiro e no empate com a LDU de Loja, o baixinho já balançou as redes adversárias em seis oportunidades na temporada.

header o que eles disseram

Marquinhos Santos, técnico do Coritiba: "Nunca escondi que o Ney é minha referência. É o profissional que trabalhei mais tempo acompanhando, não só aqui, mas na Seleção também. Tem um perfil parecido e taticamente também. A característica ofensiva é o principal ponto a ser trabalhado, então a gente vai ter um embate poderoso e prazeroso de se disputar".

Ney Franco, técnico do São Paulo: "Vamos concentrar no Campeonato Brasileiro. Os atletas estão preparados para enfrentar essa maratona. O grupo está fechado, o ambiente está ótimo, todos querem ganhar um título ainda em 2012 e isso requer sacrifício. Existe um compromisso de buscar a vaga na Libertadores e, para isso, temos de fazer um bom papel no domingo".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Coritiba e São Paulo se enfrentaram 17 vezes em Curitiba na história do Campeonato Brasileiro, com bastante equilíbrio. Na capital paranaense, cada equipe venceu sete vezes e houve mais três empates. O Coxa marcou 28 gols contra 26 do Tricolor.

* Esta é a quarta partida que Coritiba e São Paulo disputam em 2012. Foram duas pela Copa do Brasil e uma pelo Brasileirão. Até agora, o placar mostra duas vitórias dos paulistas e uma dos paranaenses.

* A média de gols das partidas entre Coritiba e São Paulo no Brasileirão é de 2,94 por partida. Em 35 jogos, foram marcados 103 gols. Apenas quatro partidas terminaram sem gols, curiosamente todas no Morumbi, em 1973, 1988, 1997 e 2011.

* A primeira vez que Coritiba e São Paulo se encontraram pelo Campeonato Brasileiro foi no dia 17 de novembro de 1971, no Estádio Belford Duarte, em Curitiba. Na oportunidade, o Coxa venceu por 2 a 0, gols de Hermes e Jurandir (contra).

header último confronto v2

Apesar de Coritiba e São Paulo terem sido rivais nas semifinais da Copa do Brasil deste ano, o último duelo entre os dois foi válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, no Morumbi, os paulistas venceram os paranaenses por 3 a 1, gols de Jadson, Maicon e Osvaldo - Robinho descontou para os visitantes. O Tricolor entrou em campo com Denis; Douglas, João Filipe, Edson Silva e Cortez; Rodrigo Caio (Casemiro), Denilson, Maicon (Cícero) e Jadson; Lucas e Osvaldo. Já o Coxa, que teve um time reserva por causa das finais da competição nacional, contra o Palmeiras, atuou com Bruno Fuso; Willian Leandro, Luccas Claro, Emerson e Chico; França, Júnior Urso, Tcheco e Lincoln (Thiago Primão); Robinho e Anderson Aquino.



Veja os resultados de sábado das Séries A, B e C e quatro estaduais

29/09/2012 23h16 - Atualizado em 29/09/2012 23h16

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



CBF publica desmembramento das rodadas 31, 32 e 33 do Brasileirão

A CBF desmembrou as rodadas 31, 32 e 33 do Campeonato Brasileiro. Assim, os jogos que anteriormente estavam todos marcados para quarta-feira, dia 17 de outubro, sábado, dia 20, e sábado, dia 27, respectivamente, agora vão acontecer em dois dias.

Na 31ª rodada, Fluminense x Grêmio, São Paulo x Atlético-GO e Sport x Ponte Preta passaram para a quinta-feira, dia 18. Na quarta-feira, os jogos Botafogo x Vasco, Internacional x Figueirense, Coritiba x Náutico e Bahia x Palmeiras serão às 19h30m, enquanto Santos x Atlético-MG, Cruzeiro x Corinthians e Portuguesa x Flamengo acontecem às 22h.

Na 32ª rodada, somente Corinthians x Bahia e Vasco x Internacional serão realizados no sábado, dia 20, às 18h30m. Os jogos Náutico x Portuguesa, Flamengo x São Paulo, Atlético-MG x Fluminense e Palmeiras x Cruzeiro acontecerão às 16h de domingo, enquanto Grêmio e Coritiba, Ponte Preta e Santos e Atlético-GO e Sport jogam às 18h30m. A rodada ainda tem o jogo entre Figueirense e Botafogo na quarta-feira, dia 24, às 22h.

Pela 33ª rodada, Santos e Náutico, Fluminense e Coritiba e Ponte Preta e Cruzeiro jogam às 21h de quinta-feira, dia 25 de outubro. No sábado, dia 27, Corinthians x Vasco, Internacional x Palmeiras e Figueirense x Portuguesa estão marcados para às 16h20m, enquanto Sport x São Paulo, Bahia x Grêmio e Botafogo x Atlético-GO serão às 18h30m. Na quarta-feira, dia 31, Atlético-MG e Flamengo encerram a rodada às 21h50m.
 



Após pancadaria, Coritiba conquista o título do Paranaense Sub-20

O Coritiba conquistou o Campeonato Paranaense Sub-20, mas as principais imagens que ficaram marcadas da decisão não foram de alegria, mas de violência. A vitória coxa-branca por 3 a 2 sobre o Londrina teve que ser interrompida, aos 16 minutos do segundo tempo. O motivo foi uma revolta geral dos atletas do Tubarão, que não gostaram da comemoração do atacante Zé Rafael, que fez o terceiro gol e simulou uma pesca, se referindo ao apelido do time do norte paranaense.

Após uma troca de socos generalizada, nos dois lados, o saldo terminou com as expulsões de Matheus e Everton, por parte do Londrina, além dos alviverdes Zé Rafael e Tiago Andrey. No final das contas,  a comemoração foi coxa-branca no Estádio do Café. O time da capital já tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 0 e confirmou o favoritismo. Além de Zé Rafael, Raphael Lucas balançou as redes duas vezes. Robinho e Joel marcaram os gols do Londrina.

Coritiba conquista o Campeonato Paranaense Sub-20 (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Coritiba conquista o Campeonato Paranaense Sub-20 (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)



Marquinhos Santos elogia Denis, que pode atuar contra o São Paulo

Denis Coritiba (Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba)Denis ganha destaque no lado esquerdo do Coxa
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba)

O lateral-esquerdo Denis começa a ganhar destaque no Coritiba, após uma série de empréstimos, que deixou indefinido o futuro do atleta. Após ser resgatado do Oeste-SP, o jogador se integrou no elenco alviverde e se destacou nos treinamentos. Eficiência que pode ser aliada com mais um fator: a boa relação com o técnico Marquinhos Santos.

O treinador coritibano já comandou Denis nas categorias de base do Coritiba, quando o atleta conseguiu chamar a atenção e ser promovido ao profissional. Em entrevista coletiva, na sexta-feira, Marquinhos elogia o lateral e diz que ele pode ser uma peça importante para interromper as jogadas do meia Lucas, no duelo contra o São Paulo.

- Trabalhei a possibilidade do Denis, pois é um atleta que a gente sabe e conhece, até porque sabemos como é a proposta de jogo do São Paulo, com o Lucas caindo naquele setor. É um jogador que dentro da necessidade, até com característica defensiva, pode encaixar melhor em um posicionamento, sem perder na transição de defesa para ataque.

Porém, o comandante coxa-branca também lembra que o elenco conta com mais três laterais bons, que podem ser utilizados no decorrer da competição. Uma informação nova, que não tinha sido divulgada pelo clube, é que Timbó está no departamento médico, com dores musculares.

- O Denis é um atleta que conheço bem e sei das características defensivas e ofensivas. Temos quatro laterais-esquerdo bons. Temos o Eltinho, Denis e o Henrique. O Timbó está machucado.

O favorito para a vaga titular é o meia Eltinho, mas Denis pode surgir como uma boa opção para o decorrer da partida. Coxa e São Paulo se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Couto Pereira.



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pelo conhecimento de Ney Franco, Santos não define o time do Coritiba

Marquinhos Santos Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Marquinhos Santos não quer revelar a escalação
(Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)

Apesar de abrir o treino para a imprensa e montar uma formação inicial no coletivo, o técnico Marquinhos Santos deixa a definição do time titular para momentos antes da partida contra o São Paulo, no domingo. O conhecimento e relacionamento próximo com o treinador são-paulino Ney Franco influencia na decisão.

Como os dois têm um esquema tático parecido, e já trabalharam juntos desde 2009, Santos prefere não dar tantas pistas e tentar embaralhar a cabeça do amigo tricolor. No treino desta sexta-feira, o comandante coritibano montou duas formações. A primeira começou na formação 4-5-1, com Vanderlei; Victor Ferraz, Demerson, Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Everton Ribeiro, Lincoln e Rafinha; Roberto. Na sequência, observou o zagueiro Luccas Claro na vaga de Demerson.

A última parte do treino foi usada para poupar alguns jogadores e testar uma formação bem ofensiva, no 4-3-3, com Vanderlei; Gil, Luccas Claro, Escudero e Denis; Willian, Rafinha e Everton Ribeiro; Ruidiaz, Aquino e Roberto.

- Não (vou definir), ainda mais conhecendo o Ney do jeito que conheço. Mas são poucas dúvidas e vamos definir momentos antes da partida.

A principal dúvida é em relação a escalação dos dois recuperados Rafinha e Roberto. A expectativa é que o meia e o atacante sejam colocados como titulares, apesar do pouco ritmo de jogo.

- São dois jogadores de velocidade de postura ofensiva. Eles se comportaram bem e vamos analisar, ver a equipe que o Ney que vai colocar em campo para oficializar.

Durante o coletivo, o time principal do Coxa apresentou as mesmas dificuldades que enfrenta no jogo, principalmente no setor de criação. Tanto com Roberto, como Aquino, não conseguiram preencher a lacuna no ataque, e a equipe titular pouco finalizou. O técnico alviverde minimiza o desempenho no coletivo, argumentando que divide o treinamento para testar situações de jogo.

- Sou sincero em dizer que não vejo resultados de coletivo, até porque a equipe de baixo está mais solto e não tem posicionamento. Por isso, os meus coletivos são de pequenas regras, para tratar assuntos de jogo.

Coletivo do Coritiba no Couto Pereira (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)ColetEverton Ribeiro chegou próximo de marcar no coletivo (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)



Em último dia útil do prazo, diretoria do Fla paga R$ 2,7 milhões a Deivid

Deivid, Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Deivid defende o Coritiba desde o início deste mês
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

Uma assinatura da presidente do Flamengo, Patricia Amorim, deixou Deivid mais rico e fez o clube cumprir o acordo que firmou com o atacante quando ele deixou a Gávea para se transferir ao Coritiba, no início deste mês. Nesta sexta-feira, o Rubro-Negro depositou um cheque de cerca de R$ 2,7 milhões (R$ 3 milhões com desconto de impostos) para acertar sua situação com o jogador.

Quando ainda era funcionário do Flamengo, Deivid entrou na Justiça com contrato em vigor para cobrar cerca de R$ 8 milhões por causa do longo atraso no pagamento de direitos de imagem, que correspondiam à maior fatia do seu salário. Para conseguir ser liberado antes do fim do vínculo, que terminaria em dezembro, o atacante abriu mão de grande parte do valor a que tinha direito e retirou a ação judicial.

Na negociação, Deivid exigiu que os R$ 3 milhões fossem quitados em parcela única até o dia 30 de setembro (próximo domingo). Por isso, a diretoria efetuou o pagamento nesta sexta. O atacante assinou com o Coritiba por três anos.

A diretoria também depositou cerca de R$ 190 mil, quantia a ser dividida entre jogadores e comissão técnica por conta da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, na última quarta-feira. O valor inicialmente combinado fora de R$ 7 mil por pessoa. Mas, depois da partida, no calor do vestiário do Engenhão, os jogadores pediram e foram atendidos pelo vice-presidente de finanças rubro-negro, Michel Levy, que aumentou a premiação para R$ 10 mil, valor pago aos jogadores que atuaram. Quem ficou no banco ou foi relacionado ganha porcentagem inferior.

Em caso de vitória sobre o Fluminense, domingo, no Engenhão, a premiação deve ser de R$ 7 mil.



Recuperados, Rafinha e Roberto treinam no time titular do Coritiba

Rafinha Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Rafinha treina entre os titulares do Coritiba
(Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)

O Coritiba realiza o último treinamento antes da partida contra o São Paulo, no domingo, e o técnico Marquinhos Santos montou o provável time titular coxa-branca. As principais novidades são as presenças do meia Rafinha e do atacante Roberto entre os onze jogadores que começam a partida.

Sem muitas opções e precisando de um resultado, o treinador coritibano pretende colocar os jogadores, que acabaram de ser liberados do departamento médico. Como os dois atletas treinaram normalmente durante a semana, sem reclamar de dores, Rafinha e Roberto podem ser as alternativas, nas vagas de Robinho e Marcel. No lado direito, na vaga do lesionado Ayrton, o lateral Victor Ferraz será a solução.

O time titular que começou o coletivo foi formado por Vanderlei; Victor Ferraz, Demerson, Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Lincoln, Everton Ribeiro e Rafinha; Roberto.

No segundo período, Marquinhos Santos colocou um jogador a mais no time reserva, para diminuir os espaços dos titulares no contra-ataque. Por outro lado, trocou Demerson por Luccas Claro, na zaga.

Coritiba e São Paulo se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Couto Pereira.



Marquinhos Santos reencontra tutor Ney Franco e espera táticas parecidas

Acostumado a assistir inúmeros vídeos dos técnicos adversários, Marquinhos Santos poderá poupar um pouco os olhos e a televisão. O próximo treinador que vai duelar com o Coritiba é um velho conhecido que abriu os caminhos para o atual comandante alviverde. O são-paulino Ney Franco usou Marquinhos como um braço direito nas passagens pelo próprio Coritiba e Seleção Brasileira.

O tradicional abraço, antes de começar a partida, deverá ser mais caloroso entre os dois amigos, que pela primeira vez estarão em lado opostos. Ney Franco quer colocar o São Paulo no G-4, enquanto Marquinhos Santos quer tirar o Coxa da parte de baixo da tabela.

Marquinhos Santos, técnico da categoria de base do Coritiba (Foto: Divulgação / Coritiba)Marquinhos Santos trabalhou com Ney Franco no Coxa e na Seleção Brasileira (Foto: Divulgação / Coritiba)

Apesar das diferenças nos momentos das equipes, Franco e Santos compartilham esquemas táticos parecidos, que priorizam o jogo ofensivo. Por isso, o treinador coritibano aguarda um jogo muito estudado em campo e aberto.

- Nunca escondi que o Ney é minha referência. É o profissional que trabalhei mais tempo acompanhando, não só aqui, mas na Seleção também. Tem um perfil parecido e taticamente também. A característica ofensiva é o principal ponto a ser trabalhado, então a gente vai ter um embate poderoso e prazeroso de se disputar - avalia Santos.

Na época em que trabalhavam juntos, Marquinhos ainda não era técnico profissional, então compartilhava mais informações e buscava conhecimento de Ney Franco. Apesar de um saber muito sobre o outro, o coxa-branca acha que está com uma pequena desvantagem.

Ney Franco no Couto Pereira (Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba)Ney Franco reencontra o Couto Pereira e o amigo Marquinhos (Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba)

- Até pelo convívio na Seleção, nas viagens, as discussões futebolísticas de parte tática e situações ofensivas fez com que tivéssemos um bom conhecimento um do outro. Acho que ele conhece um pouco mais de mim, pelas declarações que fiz a ele e nas trocas de experiência. Até porque tem coisa que o treinador guarda para si.

Uma coisa é certa. A amizade será deixada de lado nos próximos dias, até o apito final do juiz. Cada treinador no seu lado, mas quem sabe, um encontro mais próximo não fica marcado para o pós jogo.

- Nessa semana a gente vai apenas acompanhar as notícias e conversar só semana que vem. Nessa semana não tem nada de troca de conversa não - brinca Marquinhos Santos.

Coritiba e São Paulo se enfrentam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Couto Pereira.



Coritiba aumenta pré-temporada e quer iniciar regional com time sub-23

Thiago Primão comemora gol de empate do Coritiba contra o Palmeiras (Foto: Julia Abdul-Hak / Backstage Comunicação)Jovens atletas, como Primão, poderão aproveitar
(Foto: Julia Abdul-Hak / Backstage Comunicação)

No lugar das reclamações sobre o curto período de pré-temporada, o Coritiba resolveu agir por conta própria. O planejamento para o início da próxima temporada já está fechado e inclui três novidades. A preparação para 2013 será prolongada para um mês, ao invés de quinze dias; a concentração será em Assunção (Paraguai), após dois anos de estadia em Foz do Iguaçu; e o time sub-23 vai atuar nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Paranaense.

O objetivo das mudanças é para dar um tempo de recuperação maior aos atletas, evitar um desgaste excessivo, diminuir o número de lesões e preparar melhor para a longa temporada. Enquanto isso, os jovens jogadores terão a oportunidade de mostrar o potencial deles e conseguir uma vaga no time principal, no decorrer do ano. Alguns jogadores como Thiago Primão, Alex Alves, Rafael Silva e Arthur devem ser os principais atrativos do jovem grupo coritibano.

As novidades no planejamento coxa-branca foram confirmadas pelo presidente Vilson Ribeiro de Andrade, em entrevista para a Rádio 98 FM Curitiba, durante o início da noite de quinta-feira.

- O Coritiba fez uma pré-temporada que não existe. Tem que fazer uma pré-temporada de trinta dias. É um erro do calendário, mas os clubes precisam se planejar melhor. Nós adotamos uma definição que o mês de janeiro será reservado para a pré-temporada. O Coritiba inicia o Paranaense com o time sub-23, pelo menos nas quatro primeiras partidas - declara o dirigente alviverde.



Coritiba tem muitos problemas para enfrentar o São Paulo

LANCEPRESS! - 27/09/2012 - 17:54 Curitiba (PR)

Atlético-GO x Coritiba - Campeonato Brasileiro - Gol do Deivid (Foto: Carlos Costa)
Deivid está fora do jogo contra o São Paulo (Foto: Carlos Costa)

Se a situação do Coritiba já não era das melhores no Campeonato Brasileiro, piorou ainda mais nesta semana com notícias muito desagradáveis. O lateral-direito e o atacante Deivid sofreram lesões que foram confirmadas como estiramento no músculo adutor da coxa direita e desfalcam o Coxa para o jogo contra o São Paulo, neste domingo, no Couto Pereira.

Já o atacante Everton Costa sofreu um rompimento de ligamento no joelho direito e só volta em 2013. Além deles, o zagueiro Emerson sofreu uma fratura no dedão do pé e também está fora, assim como Pereira, este em fase final de recuperação.

Por outro lado, Rafinha e Roberto voltaram a treinar normalmente durante a semana e ficam à disposição do treinador Marquinhos Santos. A tendência é de que eles entrem no decorrer do jogo.



Volante Willian comenta jogo de domingo contra o São Paulo

LANCEPRESS! - 27/09/2012 - 16:04 Curitiba (PR)

Willian - Coritiba (Foto: Divulgação)
Willian acredita que São Paulo dará trabalho mesmo com viagem longa (Foto: Divulgação)

Pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba recebe o São Paulo no próximo domingo e vai tentar aproveitar a longa viagem do adversário, que jogou em Loja, no Equador, nesta quarta-feira e terá pouco tempo para se recuperar.

O volante Willian, do Coritiba, elogiou o Tricolor e disse que o desgaste da viagem e do jogo não vai pesar tanto por conta da qualidade do time.

- Nós, jogadores, sabemos que uma viagem longa e mais o cansaço do jogo pesa. Mas o São Paulo tem uma grande equipe, um grande trabalho, que até nós conhecemos, de recuperar os atletas. Contra nós acredito que a equipe vai estar inteira para jogar - avaliou.

Para o jogador, não há mistérios entre os times e o Couto Pereira vai ser um ponto positivo para o Coritiba.

- Não tem muito o que esconder. As equipes já se conhecem muito bem. Os treinadores se conhecem, sabem a maneira de trabalho. Acredito que vá fazer valer a nossa torcida, que tem que comparecer e fazer a diferença para nós. E o nosso mando de campo, a partir de agora, tem que fazer valer também - disse.



Ramírez e Guerrero são convocados e desfalcam o Timão em três jogos

LANCEPRESS! - 27/09/2012 - 09:24 São Paulo (SP)

Paolo Guerrero - Botafogo x Corinthians (Foto: Paulo Sergio)
Paolo Guerrero é o atual capitão da seleção peruana (Foto: Paulo Sergio)

A seleção peruana anunciou nesta quinta-feira os convocados para a sequência das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Os corintianos Cachito Ramírez e Paolo Guerrero foram chamados para enfrentar a Bolívia, em 12 de outubro, em La Paz, e o Paraguai, em Assunção, quatro dias depois.

Para a primeiro confronto, no entanto, o técnico Sergio Markarián não poderá contar com o volante Ramírez, que está suspenso. Ele deve voltar ao time no duelo seguinte.

Com a convocação, o Corinthians deverá perder a dupla peruana em três jogos no Campeonato Brasileiro: (Flamengo, 10/10; Portuguesa, 13/10; Cruzeiro, 17/10).



Vilson Ribeiro revela que pretende manter a comissão técnica para 2013

O trabalho do técnico Marquinhos Santos agrada a diretoria do Coritiba e pode ter uma continuidade na próxima temporada. Após a demissão de Marcelo Oliveira, o ex-treinador das categorias de base foi promovido para o cargo profissional, uma aposta da superintendência de futebol coritibana.

Em entrevista para a Rádio 98 FM Curitiba, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade disse que a ideia inicial era esperar acabar o contrato de Marcelo Oliveira, em dezembro, para promover Santos. Com a saída prematura de Oliveira, a solução mais simples foi adiantar o plano e oferecer um contrato curto, que dura até o final da competição.

Marquinhos Santos, técnico do Coritiba, e o auxiliar Tcheco (Foto: Divulgação / Coritiba)A dupla Marquinhos e Tcheco deve ser mantida para a próxima temporada (Foto: Divulgação / Coritiba)

Apesar de ter pouco tempo para implantar a nova filosofia, o trabalho de Marquinhos agrada o dirigente alviverde. Além de elogiar o jovem treinador, de 33 anos, Andrade revela que a intenção da diretoria do Coritiba é manter a mesma comissão técnica para a próxima temporada.

- O Marquinhos viria como treinador para o ano que vem. O que aconteceu é que ele chegou antecipadamente, no mínimo, quatro meses. É o nosso projeto investir nele. Conhecemos ele, quando fez um grande trabalho na base. Ele tem uma liderança grande, é inteligente, atualizado e um profissional que gosto. Desde como trata o jogador até na filosofia em campo. Vejo o trabalho dele e acho maravilhoso - diz o presidente.

Os elogios de Vilson Ribeiro de Andrade se estende para o novo auxiliar técnico Tcheco, que há quatro meses estava no elenco como jogador. Com o entrosamento do trabalho da dupla Marquinhos e Tcheco, o objetivo é não se preocupar com o assunto para o ano que vem.

- Outra surpresa boa que nós temos é o Tcheco, que se encaixou muito bem como auxiliar. O Tcheco junto com ele faz uma coisa maravilhosa. A proposta é manter a comissão técnica, não mudar - revela.



Você aprova o retorno de Kaká à seleção brasileira?

Pensando na preparação da seleção brasileira visando a Copa do Mundo de 2014, o Brasil vai jogar contra Iraque e Japão, dias 11 e 16 de outubro, respectivamente. Para esses duelos, o técnico Mano Menezes convocou Kaká.

Por isso o “Arena Sportv”, desta sexta-feira quer saber: você aprova o retorno de Kaká à Seleção?

O meia do Real Madrid não era chamado por Mano desde novembro do ano passado para os amistosos contra Gabão e Egito, mas não jogou devido a uma lesão muscular.

Sua última partida pela seleção foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, com derrota de 2 a 1 ante a Holanda.

Premiado pela Fifa como o melhor jogador de 2007, ele tem sofrido com lesões de joelho e musculares desde então.
 

Kaka brasil x costa do marfim (Foto: Getty Images)Kaká em ação pelo Brasil na Copa do Mundo de 2010 (Foto: Getty Images)

Vote: Você aprova o retorno de Kaká à Seleção?

O jogador foi destaque nos 8 a 0 aplicados pela equipe espanhola sobre o Millonarios, da Colômbia, em partida amistosa na última quarta-feira, marcando três gols.

O “Arena” começa às 14h (de Brasília) e para participar basta acessar a página do programa.

Assista a outros vídeos do "Arena Sportv"