São muitos os craques de mais de 30 anos que vêm se destacando no Campeonato Brasileiro de 2012. Veteranos como Juninho Pernambucano, Seedorf, Deco, Forlán e Zé Roberto conseguem manter um alto rendimento apesar da idade que até pouco tempo atrás era considerada limite para a prática do futebol.
Os talentosos jogadores revelados na década de 90 continuam sendo indispensáveis para os clubes em que atuam. Os treinamentos específicos e a ajuda da medicina na prevenção de lesões fazem com que a carreira dos atletas se torne cada vez mais longa. Novas tecnologias permitem retardar o envelhecimento do corpo destes veteranos, que contam com um ritmo de treinos específicos para a sua condição física.
Os avanços da ciência também contribuem para que os jogadores possam se aposentar cada vez mais tarde. A cada ano são descobertos novos genes responsáveis pelo desempenho dos atletas, através dos quais serão desenvolvidos tratamentos que prometem revolucionar o esporte. Os especialistas prometem que em pouco tempo será possível manipular geneticamente um jogador, criando veteranos ainda mais fortes e resistentes a lesões.
O programa "Atleta com mais de 30: pode confiar!" vai ao ar neste sábado, dia 15, às 22h (de Brasília).
