sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Marquinhos estabelece meta para as próximas seis rodadas do Coritiba

Lincoln gol Coritiba (Foto: Giulianos Gomes / Ag. Estado)Apesar da meta fechada, o foco do time será jogo
a jogo (Foto: Giulianos Gomes / Ag. Estado)

O elenco do Coritiba não quer deixar o desafio de escapar do rebaixamento para as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. A ideia da comissão técnica é iniciar uma arrancada nas próximas seis rodadas, para dar mais tranquilidade no final da competição, e ainda almejar as oito primeiras colocações.

Dos 18 pontos que serão disputados contra Sport, São Paulo, Ponte Preta, Palmeiras, Bahia e Náutico, o objetivo é conquistar, no mínimo, onze. A vantagem para conquistar a minimeta é que quatro jogos serão no Couto Pereira. Na teoria, para ultrapassar o piso pretendido, o Coxa pretende liquidar os duelos no Alto da Glória e somar pontos nos duelos fora de casa.

- Dentro do nosso planejamento, os próximos seis jogos vão ditar o ritmo do Coritiba na competição. São seis jogos determinantes para que possamos alcançar o grupo lá de cima, que eu considero os oito primeiros.

Dentro do nosso planejamento, os próximos seis jogos vão ditar o ritmo do Coritiba na competição"

Marquinhos Santos

Porém, a meta poderá ser revista após os três primeiros jogos. Se o time conquistar bons resultados, o objetivo mínimo de pontos deverá ser maior, para conseguir chegar próximo da briga pelo G-10.

- Nós pensamos jogo a jogo. Traçamos a minimeta, mas para pensar jogo a jogo. Os jogadores compararam a ideia e que se faz necessário que cada jogo seja uma decisão. A motivação deles é muito importante. O principal ponto é a continuidade do trabalho.

Antes mesmo de ganhar um ritmo maior com a equipe, Marquinhos Santos já propôs uma meta ousada. A ideia era conquistar duas vitórias e um empate nas três primeiras partidas no comando da equipe. A meta quase foi alcançada, com duas vitórias e uma derrota.

- Tivemos o primeiro trabalho dos três jogos que comecei aqui. Dos três jogos disputados, queríamos sete. Conseguimos seis.

A atual fase proposta pela comissão técnica é vital para dar mais tranquilidade na sequência do Brasileirão, pois serão nos próximos seis jogos em que o Coxa vai enfrentar adversários diretos. Na reta final, os rivais serão os postulantes a uma vaga na Libertadores ou ao título da atual edição, como Atlético-MG e Vasco.

- É importante somar o maior número de pontos antes de entrar em um novo período, que são os últimos cinco jogos. Mas não podemos deixar desesperar ou achar que está tudo perdido, pois temos que ter paciência. Temos que ter o pensamento pontual e depois desses seis jogos, podemos projetar coisas maiores - completa Santos.