quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Marquinhos evita montar o Coxa e testa opções para o decorrer do jogo

Marquinhos Santos e Edison Borges observam o treino do Coritiba (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Marquinhos Santos observou o treino do Coritiba
(Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)

O técnico Marquinhos Santos utilizou o treinamento de quinta-feira para testar variações táticas para o jogo contra o Londrina, no próximo domingo. Com a presença da imprensa no trabalho realizado no CT da Graciosa, o treinador evitou montar a equipe alviverde que inicia a decisão, que vale a taça do primeiro turno e uma vaga na final do Paranaense.

A primeira atividade do trabalho foi separado em dois grupos pequenos, que exercitaram o toque de bola rápido, com a marcação encurtando o espaço. Na sequência, a comissão técnica fez a distribuição dos coletes, mas com uma formação diferente. O técnico Marquinhos Santos testou uma linha de retaguarda com dois zagueiros e dois laterais (Patric e Eltinho). O primeiro a ficar de fora foi Leandro Almeida, que permaneceu na sobra. Mas o grupo foi se revezando, para o treinador ter uma melhor avaliação.

Apesar da variação no esquema tático é possível que o treinador mantenha o esquema tático com três zagueiros. A formação deve contar com Vanderlei; Leandro Almeida, Pereira e Chico; Patric, Willian, Robinho, Alex e Eltinho; Rafinha (Arthur) e Julio César.

A única pista que o treinador deu é que pode colocar Julio César e Arthur no ataque, se for confirmada a ausência do meia Rafinha - que ainda sente uma dor no tornozelo. O formato foi treinado no coletivo de quarta-feira, mas será definido somente na sexta. Outros desfalques alviverdes é o atacante Deivid, que está suspenso, enquanto o volante Gil ainda é dúvida com dificuldades no joelho direito.

Outra definição que Marquinhos fez questão de dizer é a manutenção dos três homens na retaguarda, mas com uma variação, com a possibilidade da saída de Chico como volante.

Coritiba e Londrina jogam no próxio domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Café, no interior do estado. O Verdão da capital entra em campo precisando somente de um empate para levar a taça do primeiro turno e uma vaga na final do Paranaense.



Felipe Gomes da Silva apita a decisão entre Londrina e Coritiba no domingo

A Federação Paranaense de Futebol (FPP) divulgou a escala de arbitragem para a última rodada do primeiro turno do Campeonato Paranaense 2013. Os jogos começam no sábado com Atlético-PR x Operário-PR, às 15h30, com o árbitro Adriano Milczvski.

No domingo, a disputa da final do primeiro turno entre Londrina x Coritiba será apitada por Felipe Gomes da Silva, que foi o árbitro de três partidas no Paranaense:  JMalucelli 2x1 Arapongas, na terceira rodada, Paraná 0x0 Coritiba, na quinta rodada, e Operário-PR 0x1 Londrina, na oitava rodada.

Confira os árbitros de toda a rodada

Sábado
15h30 Atlético-PR x Operário-PR, no Ecoestádio Janguito Malucelli
Árbitro: Adriano Milczvski
Assistente 1: Jefferson Cleiton Piva da Silva
Assistente 2: Bruno José Ferreira

Domingo
Toledo x JMalucelli, estádio Municipal 14 de dezembro
Árbitro: Antônio Denival de Morais
Assistente 1: Rafael Trombeta
Assistente 2: Sidney Pedro da Silva

Londrina x Coritiba, no Estádio do Café
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistente 1: Moisés Aparecido de Souza
Assistente 2: Adair Carlos Mondini

Paraná x Paranavaí, na Vila Capanema
Árbitro: Leonadro Sigari Zanon
Assistente 1: Daniel Cotrim de Carvalho
Assistente 2: Wesley Waldir Marmitt

Rio Branco-PR x Arapongas, no estádio Fernando Farah
Árbitro: Eduardo Elias Melek
Assistente 1: Diogo Morais
Assistente 2: Rafael Dias de Melo

Nacional-PR x Cianorte, no estádio Erick Georg
Árbitro: Antônio Valdir dos Santos
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos
Assistente 2: Fabio Gazarini Silva



Gil continua na academia e deve desfalcar o Coritiba contra o Londrina

Gil e Rafinha conversam no treino do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Gil e Rafinha não treinaram com o grupo do Coxa
(Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)

O volante Gil corre contra o tempo para se recuperar antes do jogo contra o Londrina, no próximo domingo, que vale o título do primeiro turno do Paranaense. O jogador levou quatro pontos no joelho direito, após uma entrada forte do goleiro Santos, no último Atletiba.

Quatro dias depois do choque, Gil ainda continua com dificuldades de locomoção e manca um pouco. Sem realizar um treino com bola durante a semana, o tempo vai se esgotando e o volante, improvisado como ala direito, deve ficar de fora.

Segundo o boletim do departamento médico, repassado pela assessoria de imprensa, o atleta ainda será reavaliado antes de sábado, quando o time viaja para Londrina. Além de Gil, o meia Rafinha também realizou atividades na academia durante a semana, mas não preocupa a comissão técnica.

O meia-campista também se machucou durante o clássico contra o Atlético-PR, com uma dor no tornozelo direito. Porém, o atleta apresenta evolução e pode ser relacionado.

Sem Gil, o técnico Marquinhos Santos pode mudar o esquema tático do Coritiba, que era formado por três zagueiros e dois alas livres. Sem o volante, Patrick é a única opção para voltar para a direita, enquanto Eltinho ou Escudero pode ser uma alternativa na esquerda. Assim, o Coxa poderia voltar para o 4-4-2.

O único desfalque confirmado é o atacante Deivid, que cumpre suspensão automática. Coritiba e Londrina jogam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Café. O Coxa joga com a vantagem do empate, já que é o atual líder do Paranaense.



Vitória do Londrina dá título do turno, vaga na Série D e Copa do Brasil 2014

O Londrina pode conquistar, com uma vitória sobre o Coritiba, quatro objetivos: o título do primeiro turno, um lugar na final do Campeonato Paranaense, a classificação para Copa do Brasil de 2014 e também uma das duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2013.

O regulamento do estadual prevê que o melhor time na classificação geral (sem considerar Atlético-PR, Coritiba e Paraná Clube) dispute as competições nacionais. Porém, com os três pontos no jogo de domingo, o Tubarão venceria o turno e seria, pelo menos, vice-campeão paranaense. Ou seja, ele já garantiria vaga na Série D. Para ir também para a Copa do Brasil, o Londrina precisaria ser campeão estadual ou torcer para que outro time do interior não chegue à decisão.

- Se  o Londrina for campeão do primeiro turno, ele garante vaga na Série D. Ele também fica perto da classificação para a Copa do Brasil. A única exceção é se outro time do interior for campeão do returno e ganhar do Londrina na decisão. Aí a vaga na Copa do Brasil ficaria com o outro clube - explica o vice-presidente da FPF (Federação Paranaense de Futebol), Amilton Stival.

Londrina vence o JMalucelli no Ecoestádio Janguito (Foto: Fernando Freire)Londrina pode garantir vaga na Série D e ficar perto da Copa do Brasil (Foto: Fernando Freire)

Copa do Brasil e Série D

Os clubes paranaenses têm direito a quatro vagas na Copa do Brasil. Em 2013, por exemplo, Atlético-PR, Coritiba, Paraná Clube e Arapongas vão disputar a competição. Para o próximo ano, Furacão, Coxa e Tricolor têm classificação garantida pelo ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O melhor time do interior conquista a outra vaga.

Já na Série D, o estado conta com duas vagas. No ano passado, Arapongas e Cianorte foram os representantes paranaenses. Para 2013, a ideia da CBF era organizar o campeonato com 32 clubes - o Leão do Vale teria direito a uma vaga por ter sido o quinto colocado na última edição. A Confederação, porém, pode manter o formato com 40 times. O Cianorte não teria a classificação garantida para a Série D, e as duas vagas ficariam com os melhores colocados no Campeonato Paranaense.



No Bayern, Rafinha está dividido na torcida entre Coritiba e Londrina

A decisão do primeiro turno entre Londrina e Coritiba vai dividir um torcedor especial, que acompanha tudo de longe, direto de Munique, na Alemanha. O lateral-direito Rafinha tem uma ligação especial com os dois clubes e atualmente ele defende a camisa do time alemão Bayern. Apesar da distância, ele vai acompanhar o jogo, sem ainda saber direito para quem torcer.

Na dúvida, Rafinha aguarda um bom jogo e que o melhor consiga levar a taça, além da vaga garantida na finalíssima do Campeonato Paranaense. O atleta está com 27 anos de idade, sendo que há oito vive no Velho Continente.

Rafinha nasceu em Londrina, começou a carreira no futsal do Grêmio Londrinense, migrou para o futebol de campo, com passagens pelo PSTC e Londrina. O próximo passo foi o Coritiba, clube que o projetou para o futebol mundial. .

É difícil. O Londrina é um clube que eu gosto muito. O Coritiba é um time que tenho um carinho muito grande, pois abriu as portas para mim"

Rafinha

Nos dias que antecedem a decisão do primeiro turno do Campeonato Paranaense entre os dois times que ele defendeu no futebol brasileiro, a equipe do Globo Esporte conversou com Rafinha pela internet.

- É difícil. O Londrina é um clube que eu gosto muito, pois meus tios e meus irmãos sempre vão no campo acompanhar e ver o time como está. O Coritiba é um time que tenho um carinho muito grande, pois abriu as portas para mim e para a minha vida - disse, dividido e sem conseguir demonstrar uma preferência.

Quando ainda era pequeno, com apenas sete anos, Rafinha viu o Londrina ser campeão estadual em 1992. O jogador lembra de todos os detalhes da conquista do Tubarão.

- Para nós, londrinenses e pé-vermelho, é um título que tem grande importância.Graças ao João Neves, que é um amigo meu e da minha família, ele fez aquele gol de cabeça e deu o título tão sonhado e inesquecível para o Londrina.

Já no Verdão da capital, os títulos que Rafinha recorda contaram com a participação dele no gramado, como os dois Campeonatos Paranaenses. A passagem pelo Coxa traz boas lembranças ao lateral - que faz parte dos planos da diretoria alviverde para os próximos anos. No final do ano passado, o próprio presidente Vilson Ribeiro de Andrade foi apresentar o projeto do Coritiba para Rafinha.

- O presidente, quando esteve aqui, conversou comigo e falou do projeto que o Coritiba tem em mente. Claro que a gente fica sempre contente, pois o clube está pensando grande e com bons objetivos. De qualquer forma, ele deixou bem claro para mim que a porta está sempre aberta para quando eu quiser voltar para o Coritiba. Ele disse que o Coritiba é minha casa e isso é gratificante.

O lateral Rafinha não sabe quando, mas já garantiu que no Brasil vai voltar a vestir a camisa do Coritiba. Enquanto isso não acontece, ele acompanha, de longe, a decisão no domingo.

- Já vi na programação da televisão que o jogo vai passar por aqui e vou assistir sem dúvida. Quero pedir para o torcedor do Londrina e do Coritiba que comparecam ao estádio com bons modos e sem violência. Torço bastante para o Londrina e Coritiba para que seja um bom jogo, para que quem ganhe sejam os torcedores. Sorte a todos - se despediu Rafinha.

Coritiba e Londrina jogam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Café. O Coxa tem a vantagem do empate, já que é o atual líder do Campeonato Paranaense, com 24 pontos - um a mais que o Tubarão.

Rafinha no treino do Bayern de Munique (Foto: Getty Images)Rafinha está no Bayern de Munique, mas já passou pelo Londrina e pelo Coritiba (Foto: Getty Images)



Robinho minimiza peso no Coritiba: 'Pressão é igual, 50% para cada lado'

Coritiba se reúne no meio do gramado do Couto Pereira (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Foco e tranquilidade dominam o grupo do Coxa
(Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)

O Coritiba tenta lidar com a pressão e a ansiedade na semana que antecede a decisão com o Londrina, pelo título do primeiro turno do Campeonato Paranaense. Os mais experientes passam calma e confiança para o duelo que será disputado no norte do estado, neste domingo.

A primeira função é afastar qualquer euforia ou clima de favoritismo. Com um elenco mais valorizado que o rival alviceleste, o Coritiba também quer deixar de lado a pressão e a responsabilidade pela vitória - que facilita o caminho rumo ao tetracampeonato.

O meia Robinho disse que a responsabilidade será necessária, mas com muita tranquilidade para conseguir vencer o jogo. Apesar de poder contar com a vantagem do empate, os atletas entram em campo com o pensamento na vitória.

- Tranquilidade, responsabilidade e ganhar. O que não podemos é perder. Precisamos ter tranquilidade e saber o que fazer lá. Se a gente tiver oportunidade lá em Londrina tem que fazer. Se a gente tiver dez oportunidades, fazer um gol e conseguir a vitória já vai estar válido.

O jogador do Verdão ainda destacou que a pressão sobre a equipe da capital não é maior que sobre os adversários. Segundo Robinho, cada time é cobrado pelos seus torcedores, que estão ansiosos por uma conquista.

- A pressão é igual, 50% para cada lado, pois os dois times querem ser campeões. Os dois times vão estar pressionados para vencer - minimizou o meia.

Coritiba e Londrina se enfrentam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Café. O vencedor do confronto garante uma vaga na final do Campeonato Paranaense.



Resultados de quarta na Libertadores, Copa do Brasil e em 14 estaduais

28/02/2013 00h10 - Atualizado em 28/02/2013 00h18

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2013 (fase de grupos - 2ª e 3ª rodadas)
Barcelona-EQU 1 x 2 Boca Juniors CRÔNICA
Corinthians 2 x 0 Millonarios-COL CRÔNICA
Huachipato-CHI 1 x 2 Fluminense CRÔNICA
Deportes Iquique-CHI 2 x 0 Emelec-EQU CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
COPA DO BRASIL 2013 (fase preliminar - jogo de ida)
Atlético Acreano 1 x 1 Desportiva Ferroviária CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (primeira fase - 11ª rodada)
Monte Azul 1 x 1 Santacruzense CRÔNICA
Grêmio Osasco 2 x 3 Santo André CRÔNICA
Audax São Paulo 2 x 1 Juventus-SP CRÔNICA
Capivariano 1 x 0 São Carlos-SP CRÔNICA
RB Brasil 1 x 0 Portuguesa CRÔNICA
Velo Clube 1 x 0 Noroeste CRÔNICA
Ferroviária 4 x 0 Rio Branco-SP CRÔNICA
Catanduvense 0 x 0 Rio Claro CRÔNICA
Guaratinguetá 3 x 1 Grêmio Barueri CRÔNICA
São José-SP 0 x 0 Comercial-SP CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3 2013 (primeira fase - 8ª rodada)
Rio Preto 1 x 0 Itapirense CRÔNICA
Palmeiras B 1 x 3 Joseense CRÔNICA
Taubaté 2 x 0 América-SP CRÔNICA
Sertãozinho 1 x 0 União São João CRÔNICA
Inter de Limeira 1 x 0 Votuporanguense CRÔNICA
São Bento 1 x 0 Batatais CRÔNICA
Marília 2 x 0 Flamengo-SP CRÔNICA
Francana 1 x 0 Guaçuano CRÔNICA
Barretos 1 x 0 Grêmio Novorizontino CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (primeira fase - 3ª rodada)
Democrata SL 2 x 0 URT CRÔNICA
Patrocinense 1 x 0 Uberlândia CRÔNICA
Mamoré 1 x 1 Uberaba  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO BAIANO 2013 (primeira fase - 7ª rodada)
Fluminense-BA 0 x 1 Juazeirense CRÔNICA
Vitória da Conquista 3 x 0 Jacuipense CRÔNICA
Atlético-BA 2 x 1 Botafogo-BA CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013 (segundo turno - 2ª rodada)
Sport 3 x 2 Serra Talhada CRÔNICA
Chã Grande 1 x 1 Ypiranga-PE CRÔNICA
Porto 2 x 1 Salgueiro CRÔNICA
Petrolina 2 x 1 Central CRÔNICA
Pesqueira 3 x 2 Náutico CRÔNICA
Belo Jardim 1 x 2 Santa Cruz CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (primeira fase - 12ª e 17ª rodadas)
Tiradentes 3 x 0 Crato CRÔNICA
Ferroviário 7 x 2 São Benedito CRÔNICA
Guarany de Sobral 1 x 0 Guarani de Juazeiro CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO POTIGUAR 2013 (primeira fase - 14ª rodada)
Palmeira-RN 2 x 1 Baraúnas CRÔNICA
Potiguar de Mossoró 1 x 1 Alecrim CRÔNICA
Assu 2 x 1 Potyguar CN CRÔNICA
Santa Cruz-RN 3 x 1 Corintians-RN CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
OBS.: O Santa Cruz-RN está classificado para Copa do Brasil. Já o Potyguar CN está rebaixado.
CAMPEONATO ALAGOANO 2013 (primeira fase - 13ª rodada)
CSE 1 x 1 Sport Atalaia CRÔNICA
CSA 1 x 2 Comercial-AL CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (segunda fase - 3ª rodada)
Sergipe 3 x 0 América-SE CRÔNICA
Estanciano 0 x 1 Lagarto  
Itabaiana 2 x 2 Confiança CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato sul-mato-grossense 2013 (primeira fase - 9ª rodada)
Maracaju 1 x 3 CENE CRÔNICA
Aquidauanense 3 x 0 Misto CRÔNICA
Itaporã 6 x 0 Corumbaense CRÔNICA
Comercial-MS 5 x 1 Serc CRÔNICA
Sete de Dourados 2 x 0 Urso CRÔNICA
Naviraiense 0 x 1 Ivinhema CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba 2013 (primeira fase - 6ª rodada)
Vitória 1 x 1 Real Noroeste CRÔNICA
Rio Branco-ES 2 x 0 Linhares CRÔNICA
Estrela do Norte 2 x 1 Espírito Santo CRÔNICA
Conilon 4 x 0 São Mateus CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba série b 2013 (primeira fase - 3ª rodada)
Vilavelhense 0 x 1 Tupy-ES CRÔNICA
GEL 2 x 3 Colatina CRÔNICA
Castelo 2 x 1 Esse CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato amazonense 2013 (taça estado do amazonas - 3ª rodada)
Sul América 2 x 2 São Raimundo  
Rio Negro 1 x 0 Princesa do Solimões CRÔNICA
Penarol 7 x 1 Tarumã  
Holanda 1 x 3 Iranduba  
VEJA A TABELA COMPLET
CAMPEONATO PIAUIENSE 2013 (PRIMEIRA FASE - 3ª RODADA)
Cori-Sabbá 2 x 2 Piauí CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato CATARINENSE 2013 (PRIMEIRO TURNO - 5ª RODADA)
Guarani de Palhoça 3 x 3 Avaí CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Adaptado ao Coxa, Leandro Almeida está atrás do primeiro gol pelo time

O zagueiro Leandro Almeida já está integrado ao grupo do Coritiba e faz planos com a equipe alviverde. A última contratação coxa-branca teve um tempo de preparação maior, pois estava sem jogar há três meses, e só iniciou o Campeonato Paranaense na oitava rodada.

Assim que chegou ao time titular, o esquema tático do Coxa passou a ser o 3-5-2, com Leandro Almeida atuando pela direita. Curiosamente, o zagueiro defende uma sequência do time com ele em campo. Contra o Toledo, Rio Branco-PR e Atlético-PR, o Verdão conquistou três vitórias.

- A gente nunca está 100%, sempre está buscando mais. Creio que já estou rendendo o meu futebol. Espero cada dia aprimorar e melhorar alguns erros. Esses três jogos já me senti muito bem com a equipe e conseguimos três vitórias. O pensamento é na próxima partida - disse.

Contra o Londrina, ele quer acabar com a falta de sorte do Atletiba, quando teve duas chances claras para marcar o seu primeiro gol no Alto da Glória. Os lances foram através de cruzamentos do meia Alex. No primeiro tempo do clássico com o Atlético-PR, Leandro Almeida cabeceou para fora, passando próximo do travessão (veja o vídeo acima). Já na etapa final, o defensor acertou o alvo, mas o goleiro Santos teve sorte e conseguiu sentar em cima da bola.

- É a felicidade dos jogadores. Sem dúvida, o meu trabalho é para defender, mas sempre pinta a oportunidade ali e a gente quer fazer um gol. Na última partida eu tive duas chances e a segunda foi muito clara. Nem acreditei quando finalizei, fiquei ali caçando a bola dentro do gol. Creio que está chegando próximo, quem sabe agora pode sair um gol.

Quando atuou pelo Atlético-MG, Leandro Almeida conseguiu criar uma identificação de zagueiro-artilheiro, por ter o hábito de balançar as redes adversárias. Só que ele admitiu que nunca fez gol em decisões. Contra o Londrina, no domingo, o Coxa decide o título do primeiro turno e deixa o zagueiro confiante:

- Em decisão não, quem sabe essa pode ser o primeiro.

Coxa e Tubarão se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Café. O vencedor ergue a taça do primeiro turno do Estadual. Se der empate, o Coritiba fica com a taça e a vaga na final do Campeonato Paranaense.

Leandro Almeida, Gil e Rafinha Coritiba x Toledo (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Leandro Almeida (esquerda) já está entrosado com a equipe (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)



Ingressos para a torcida do Coritiba são vendidos somente pela internet

Torcida do Coritiba no Estádio Couto Pereira, no Atletiba, pelo Campeonato Paranaense (Foto: Site oficial do Coritiba/Divulgação)Torcida do Coritiba tem espaço reservado no Café
(Foto: Site oficial do Coritiba/Divulgação)

O torcedor do Coritiba que pretende acompanhar a decisão do primeiro turno do Campeonato Paranaense já pode começar a comprar os ingressos. O mandante Londrina destinou dois mil ingressos para a torcida alviverde (menos de 10% da capacidade do estádio, já que o Estádio do Café comporta 30 mil torcedores).

Só que a carga de bilhetes coritibanos não foram enviados para a venda em Curitiba. O único caminho para comprar será através da internet ou por telefone. Os interessados podem começar a adquirir a partir das 17h (de Brasília) desta quinta-feira, no site ou pelo telefone (014) 3402-5800.

A entrada para o Estádio do Café custa R$ 40,00 a entrada inteira (mais R$ 8,00 de taxa de conveniência), enquanto a meia está R$ 20,00 (mais R$ 4,00 de taxa de conveniência). O jogo será no próximo domingo, às 17h, no norte do estado.

O confronto coloca Coritiba (líder, com 24 pontos) e Londrina (segundo colocado, com 23) frente a frente pelo título do turno e uma vaga na final do Campeonato Paranaense. O Coxa tem a vantagem do empate para levar a taça para a capital.



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Robinho torce por estádio cheio em Londrina e presença da família

Robinho comemora os dois gols que fez para o Coritiba contra o Paranavaí (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Autor de quatro gols no ano,Robinho espera contar 
com o apoio da família (Foto: Divulgação/Coritiba)

Assim como boa parte do grupo do Coritiba, o meia Robinho está ansioso por sua primeira decisão no time alviverde. Porém, o atleta não teme o Londrina, adversário do próximo domingo, quando as duas equipes disputam o título do primeiro turno. O jogador disse que vive a expectativa de um bom jogo e quer o Estádio do Café fique lotado para melhorar o espetáculo.

A diretoria do Londrina colocou 30 mil ingressos à venda e aguarda um público recorde na última rodada da atual fase. A ousadia foi tão grande, que o gestor do clube, Sergio Malucelli, lançou um desafio de que se o público ultrapassar 20 mil pessoas, os ingressos serão vendidos pela metade do preço no segundo turno.

- Espero que esteja lotado. Quanto mais gente tiver no campo é melhor. O espetáculo fica mais bonito.

Porém, Robinho vai olhar com mais carinho para um outro tipo de torcida. No meio da pequena parte que será reservada para os coxas-brancas, alguns torcedores mais barulhentos vão se destacar. Natural de Sarandi, no norte do Paraná, Robinho vai contar com o apoio dos pais e familiares, que costumam se destacar com faixas e gritos de guerra especiais.

- Acho que vai estar lotado, minha família vai estar presente. Eles sempre preparam alguma coisa especial lá. Eu até nem gosto de que eles façam isso, mas eles fazem. Mas vão estar presentes, lá perto de casa - contou.

O jogador alviverde até descreveu como imagina o momento do jogo, com uma tarde ensolarada, estádio lotado e um Coritiba entrosado no momento certo.

- Espero que esteja com sol e que a nós possamos fazer um grande jogo. Nós estamos preparados. O Marquinhos sempre falou que, até a sétima rodada, o time ia estar com uma irregularidade ainda, mas isso melhorar. Vamos chegar na última rodada bem preparados - ressaltou.

O Coritiba enfrenta o Londrina com a vantagem de conquistar o título do turno - e a vaga na final do Paranaense - com um empate. O Coxa tem 24 pontos, um a menos que o Tubarão. O duelo será no domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Café.



Decisão empolga Londrina e time tem música, mascotes e até o 'picoLEC'

Tio Sam veste a roupa do Londrina e convoca a torcida (Foto: reprodução Facebook)Tio Sam veste a roupa do Londrina e convoca  torcida
(Foto: reprodução Facebook)

A torcida pelo Londrina ganhou as ruas, a internet e os estômagos dos torcedores do Tubarão. Na semana que antecede a decisão do primeiro turno contra o Coritiba, no Estádio do Café, as páginas das redes sociais e blogs estão tomadas por fotos, montagens e vídeos que remetem ao Tubarão.

A torcida também já elegeu a música da equipe “Passinho do Volante (Lek Lek)” de Mc Federado e os Leleques, como o hino a ser contado no dia do jogo. Além a música, os vídeos que estão espalhados pelo canal de vídeos You Tube mostram a festa da torcida nas arquibancadas e os melhores momentos do time.

Sorvete picolec em homenagem ao Londrina (Foto: Divulgação/Sávio Sorvetes)Sorvete em homenagem faz sucesso na cidade
(Foto: Divulgação/Sávio Sorvetes)

Além da música, o forte calor da cidade de Londrina pode ser aplacado com um “picolec”. O sorvete em azul e branco, nos sabores Blue Ice e Chantilly, foi feito por uma sorveteria da cidade e é sucesso no estádio e nas ruas.

Nesta semana, a empresa também está lançando o "Sabor Londrina" em pote de dois litros e já se prepara para aumentar a produção para a venda no estádio do Café, no domingo. 

- Sempre foi um sonho do proprietário patrocinar o Londrina, pois ele via que não existia muito apoio. Desde que fechamos o contrato no início do ano, lançamos o sorvete, que tem sido uma febre nos postos de venda e também no estádio, disse a assessora de marketing da empresa, Luana Sávio.

Tubarão em homenagem ao Londrina (Foto: reprodução Facebook)Brincadeira diz que tubarão gosta de carne de coxa
branca (Foto: reprodução Facebook)

A criatividade dos torcedores utiliza de outros símbolos para chamar a torcida a comparecer no estádio. A famosa imagem do Tio Sam convocando os americanos para a Segunda Guerra Mundial foi colocada aos serviços do alviceleste.

Também corre pelas redes sociais uma imagem do Tubarão com as mandíbulas sujas de sangue e um visual bem ameaçador. A maior parte dos comentários sugere que a alimentação tradicional do tubarão é carne de coxa branca, em alusão ao Coritiba.

O Londrina recebe o Coritiba neste domingo, no Estádio do Café. A partida está prevista para as 16 horas.



Recuperado de lesão, Dênis projeta retorno ao time titular do Coritiba

O lateral-esquerdo Dênis se torna um reforço para o segundo turno do Coritiba. Após passar a primeira fase inteira no departamento médico, o jogador finalmente pode vislumbrar o início de temporada. O atleta foi liberado do problema clínico e já iniciou a preparação física.

A tendência é que ele esteja à disposição do técnico Marquinhos Santos nos próximos dez dias, podendo ser relacionado para a segunda rodada do próximo turno, contra o Paranavaí. Dênis sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo, durante o amistoso contra o Colón, da Argentina, no dia 26 de janeiro.

Para não atrasar o retorno com uma precipitação, Dênis pregou cautela e disciplina com as recomendações médicas.

- Estou trabalhando forte, sei que cheguei a uma fase importante do processo de recuperação. Por isso vou procurar treinar muito bem seguindo as orientações dos profissionais do clube para voltar na hora certa e nas melhores condições - afirmou.

Enquanto Dênis se recupera, o Coritiba tenta o título do primeiro turno no confronto direto com o Londrina, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Café.

Dênis inicia recuperação física no Coritiba (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Dênis inicia recuperação física no Coritiba (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)



Internautas preferem o Brasileirão com clássicos na última rodada

Em reunião na segunda-feira, dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, 11 votaram pela mudança na tabela do torneio, tirando os clássicos da última rodada. No entanto, os internautas que visitaram o site do reprovaram a medida em massa: 87,39% dos votos foram contra a decisão.

Clique aqui e veja o resultado final da votação

Para o jornalista Sidney Garambone, da TV Globo, com menos clássicos nas rodadas decisivas, aumentam os riscos de partidas "entregadas", ou seja, que uma equipe entre em campo sem buscar a vitória, tentando prejudicar outro clube, na luta por título, vaga na Libertadores ou contra o rebaixamento.

- É ruim, espero que mantenham pelo menos alguns clássicos. O risco de "entrega" aumentou, e o que me assusta é que os dirigentes dos clubes concordaram. Parece que eles gostam da possibilidade de "entregar" o jogo. Você faz uma coisa para evitar um problema e eles revertem, é porque não se incomodam. Parece que só os torcedores se incomodam - disse o jornalista.

marcos junior renato silva fluminense x vasco (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)Em 2012, Flu já era campeão e encerrou o Brasileirão contra o Vasco (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)

Sidney Garambone não acredita que, mesmo nas cidades que teriam dois clássicos no mesmo dia, as duas partidas deveriam acontecer com segurança, em grandes palcos.

- Isso é falência da sociedade. No fim do ano, no Rio de Janeiro, por exemplo, teremos o Engenhão e o Maracanã. Poderia fazer os dois jogos tranquilamente. Se a sociedade não consegue manter duas partidas de futebol ao mesmo tempo, não é mais uma sociedade, é barbárie. É culpa de todo mundo: polícia, torcedores, dirigentes.

Somente duas edições do Brasileirão tiveram seus clássicos estaduais na sua última rodada. Em 2011, o Corinthians conquistou o título contra o Palmeiras, empatando por 0 a 0. No ano seguinte, o Fluminense já tinha conquistado o Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Veterano, Pereira deixa de lado as críticas de lento: 'Já cansei disso aí'

O zagueiro Pereira está na quinta temporada pelo Coritiba e nesse tempo  já aprendeu a filtrar as críticas motivantes das que o irritam. Um dos comentários que sempre o acompanha é relacionado a sua velocidade na marcação dos jogadores adversários.

Com 33 anos de idade, Pereira é líder e um dos homens de confiança do técnico Marquinhos Santos, mas não é unanimidade entre os torcedores quando está em campo. Alguns preferem uma zaga formada por jogadores mais jovens e considerados mais rápidos.

A resposta de Pereira é dada durante os testes de velocidade, realizados no início do ano e em períodos específicos do ano. Entre todos os zagueiros alviverdes, o defensor se mostra o mais rápido, com o melhor desempenho. No ano passado, Pereira só perdeu para o zagueiro Demerson, que se transferiu para o Bahia.

A verdade é que Pereira deixou de lado o assunto e prefere não se incomodar com a fama. Ele citou que a mobilidade diminui em razão da estatura de 1,89 metro, mas argumenta que o mais importante é saber se posicionar.

- Já cansei disso aí. Não dou mais muita credibilidade. É óbvio que tenho a minha estatura, tenho meu porte físico. Mas aqui entre nós, se for analisar por aí, zagueiro é zagueiro. No caso do Dedé. Eu vi alguns lances do Rio, com vários gols que o Vasco tomou e é normal. Os atacantes sempre são mais velozes. Tem que saber os atalhos, a hora certa. Mas eu tiro de letra, isso é coisa pequena - argumentou.

Quando o assunto é aposentadoria, Pereira disse que não pensa em parar ainda. O zagueiro acredita que pode contribuir muito com o Coritiba, mas 'não precisa provar nada para ninguém'.

- Eu não penso em parar ainda não. Sempre procuro viver um dia após o outro. Eu não tenho que provar nada para ninguém. Mostrar, nós temos que mostrar, pois somos cobrados, mas provar não. Enquanto eu achar que tenho condições, vamos caminhando ainda.

Pereira é o atual titular da zaga do Coritiba, que atua com uma linha de três defensores. O próximo compromisso do Verdão é a disputa do título do primeiro turno, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Londrina.

Pereira durante o treino do Coritiba (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Pereira se destacou nos testes de velocidade como o mais rápido (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)



Libertadores, Estaduais e Superliga: veja o que acontece em Tempo Real

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite terá estádio vazio em jogo do Timão
Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A quarta-feira do GLOBOESPORTE.COM conta com Tempos Reais dos jogos da Taça Libertadores, além das emoções dos Estaduais por todo o Brasil. Às 22h (de Brasília), pelo torneio continental, o Corinthians recebe o Millonarios em um Pacaembu vazio, por canta da punição da Conmebol pelo incidente em Oruro (Bolívia), que causou a morte do torcedor Kevin Espada, de 14 anos, no empate por 1 a 1 com o San José. No mesmo horário, o Fluminense tenta se recuperar da derrota por 3 a 0 para o Grêmio e visita o Huachipato. Na quinta, é a vez de Palmeiras e São Paulo encararem compromissos pela segunda rodada.

O dia começa com mais uma transmissão ao vivo do Campeonato Capixaba, às 15h com Rio Branco-ES e Linhares se enfrentando e tentando chegar mais perto da zona de classificação. Atlético-AC e Desportiva Ferroviária entram em campo para decidir uma vaga na Copa do Brasil às 20h. Pelo Pernambucano, Sport, Náutico e Santa Cruz entram em campo pela segunda rodada do segundo turno; o Avaí enfrenta o Guarani de Palhoça pelo Catarinense; o Ferroviário recebe o São Benedito no Cearense; CSA x Comercial-AL pelo Alagoano; Sergipe x América-SE e Itabaiana x Confiança no Sergipano: todos os jogos com Tempo Real.

A Superliga feminina de vôlei, que está nas quartas de final, tem às 18h30m o duelo entre Campinas e Pinheiros. O mata-mata tem sequência na sexta, com Minas x Osasco e Praia Clube x Sesi-SP. E também na sexta, o primeiro evento do Jogo das Estrelas do NBB, com Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas, com os principais craques do basquete masculino. E nas manhãs de quinta e sexta-feiras, confira o que acontece nos treinos de Barcelona pela Fórmula 1.

Confira a programação de quarta a sexta (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUARTA, 27/02

15h Rio Branco-ES x Linhares (Campeonato Capixaba) - TRANSMISSÃO AO VIVO

16h45m Middlesbrough x Chelsea (Copa da Inglaterra)

18h30m Campinas x Pinheiros (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m Guarani de Palhoça x Avaí (Campeonato Catarinense) - com vídeos

20h Atlético-AC x Desportiva Ferroviária (Copa do Brasil)

20h Sport x Serra Talhada (Campeonato Pernambucano)

20h Pesqueira x Náutico (Campeonato Pernambucano)

20h15m Ferroviário x São Benedito (Campeonato Cearense)

20h30m CSA x Comercial-AL (Campeonato Alagoano)

20h15m Sergipe x América-SE (Campeonato Sergipano)

20h15m Itabaiana x Confiança (Campeonato Sergipano)

22h Corinthians x Millonarios (Taça Libertadores)

22h Huachipato x Fluminense (Taça Libertadores)

22h Belo Jardim x Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)

QUINTA, 28/02

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

15h15m Corinthians-AL x Murici (Campeonato Alagoano)

17h Sporting Cristal x Tigre (Taça Libertadores)

19h15m Libertad x Palmeiras (Taça Libertadores)

20h15m Sampaio Corrêa x Cordino (Campeonato Maranhense)

21h30m São Paulo x The Strongest (Taça Libertadores)

SEXTA, 01/03

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

18h30m Minas x Osasco (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m XV de Piracicaba x Mirassol (Campeonato Paulista)

19h30m Oeste x União Barbarense (Campeonato Paulista)

21h Jogo das Estrelas do NBB - com vídeos
Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas (basquete masculino)

21h Praia Clube x Sesi-SP (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fim de clássicos na última rodada do Brasileiro divide a dupla Atletiba

A extinção dos clássicos estaduais na última rodada do Campeonato Brasileiro dividiu a dupla Atletiba. Em reunião na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na segunda-feira, a maioria dos clubes decidiu alterar o modelo, adotado em 2011 e 2012, que colocava os clássicos para a reta final da competição. O Atlético-PR, representado pelo presidente Mario Celso Petraglia e pelo diretor de futebol Antônio Lopes, foi um dos 11 clubes favoráveis à alteração. Já o Coritiba era um dos oito times que desejavam manter o modelo.

O presidente alviverde, Vilson Ribeiro de Andrade, compareceu à reunião na CBF. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM nesta terça-feira, ele afirmou que a tabela com clássicos na última rodada servia para “não desmotivar o campeonato”, mas que a questão da segurança, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, pesou para a mudança:

- Os clássicos eram na última rodada para não desmotivar o campeonato. Em 2011, a mudança teve resultados positivos. Já no ano passado, eles foram péssimos. Para nós, sinceramente, não faz muita diferença. O Coritiba era contrário à mudança porque ele não tem problema de ordem pública. Os grandes do eixo Rio-São Paulo, em função da polícia militar, não queriam manter os clássicos nas últimas rodadas. Isso porque lá acontecem dois clássicos no mesmo dia e na mesma cidade. O Rio, por exemplo, podia ter Flamengo x Vasco e Fluminense x Botafogo no mesmo dia. Aqui, não faz muita diferença - argumentou o mandatário coxa-branca.

Paulo Baier e Leandro Donizete, Atlético-PR x Coritiba (Foto: Heuler Andrey/Agência Estado)Em 2013, Atletiba não será na última rodada do Brasileirão (Foto: Heuler Andrey/Agência Estado)

Atlético-PR e Coritiba disputaram o clássico na última rodada do Brasileirão de 2011. Na ocasião, o Furacão precisava vencer para ter chance de livrar-se do rebaixamento, e o Verdão, para chegar à Taça Libertadores. O Rubro-Negro ganhou por 1 a 0, mas, com a vitória do Cruzeiro sobre o Atlético-MG, o time comandado por Antônio Lopes caiu para a Série B. E o Coxa, com o resultado, terminou o campeonato no oitavo lugar.

'No Paraná, não faz tanta diferença'

Apesar de dividir a dupla Atletiba, a extinção dos clássicos na última rodada do Brasileirão não faz muita diferença. Essa é a avaliação do comentarista Cristian Toledo, dono do Blog Futebol Mutante. Ele afirmou que, nos outros estados, o modelo adotado em 2011 e 2012 teve pouca eficiência, e os times que já não tinham mais objetivos na reta final ofereceram pouca resistência aos rivais:

- No final, os clássicos na última rodada tiveram pouco efeito prático. Quem não disputava nada entrava sem tanta motivação. Aqui no Paraná, nós tivemos um Atletiba bacana, entre áspas, porque os dois times tinham objetivos no campeonato: o Atlético-PR para não cair; o Coritiba para ir para a Libertadores. Mas, nos outros estados, não teve uma diferença. Lá, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, eles pediram para mudar principalmente pela questão da segurança. Aqui, não faz tanta diferença - argumentou Cristian Toledo.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com a assessoria de imprensa do Atlético-PR, que não informou o motivo do clube ter votado pela extinção dos clássicos.



Sociólogo afirma que extinção das organizadas não é um bom caminho

Estudioso da violência no futebol brasileiro, o sociólogo Maurício Murad esteve no na tarde desta terça-feira, dia 26, em meio a todo o problema ocorrido em função da morte de um torcedor boliviano de 14 anos, chamado Kevin Espada, durante partida entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia, pela Taça Libertadores. O menor H. A. M., de 17 anos, que confessou ter sido o responsável por disparar o sinalizador que matou o adolescente boliviano, é integrante há dois anos da torcida organizada Gaviões da Fiel. Murad pede medidas preventivas e repressivas diante das organizados, mas não a extinção delas.

- A extinção não (seria um bom caminho). Defendo que precisamos de um plano nacional de segurança para o futebol, que implica em três grandes momentos e três conjuntos de medidas interligados - destaca o estudioso, para em seguida detalhar cada um desses conjuntos através de determinadas medidas.

Torcida Corinthians Gaviões da Fiel Mundial Al Ahly (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)Menor de 17 anos, que assumiu crime, é integrante da Gaviões da Fiel (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)

- (É preciso) medidas de curto prazo e repressivas, como, por exemplo, a prisão, levar o processo até o fim, e que as punições sejam garantidas dentro da legislação. Medidas de médio prazo, de prevenção, como, por exemplo, controle das redes sociais. A prevenção é em torno de sete vezes mais barata, eficaz e mais rápida do que a punição. E medidas de longo prazo, de caráter reeducativo, para mudar esse cultura das organizadas, de machismo, exclusão e intolerância à diferença.

Maurício Murad ainda informa um dado que julga "estarrecedor": o Tribunal de Contas da União, ao avaliar os processos criminais no Brasil, incluindo-se os do futebol, concluiu que 95% deles não são finalizados.

Assista aos vídeos do "Arena SporTV"

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Aristeu Tavares é demitido da Comissão de Arbitragem da CBF

Aristeu Leonardo Taves não é mais o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dirigente foi demitido nesta terça-feira e será substituído interinamente por Edson Rezende, responsável pela corregedoria do órgão, até que um novo nome seja escolhido.

Tavares envolveu-se recentemente em um polêmica entrevista ao jornal goiano "O Popular" e teria afirmado que sua comissão recebeu diversas denúncias de árbitros envolvidos em manipulação de resultados no Brasil. Ele teria afirmado, ainda, que muitos dos juízes denunciados continuam apitando, apesar dos casos terem sido informados ao Ministério Público.

Tavares chegou ao cargo da Comissão de Arbitragem em agosto de 2012.



Aniversariante do dia, Julio César está ansioso pela definição no ataque

O atacante Julio César tem vários motivos para ficar contente nesta terça-feira. O jogador completa 33 anos, é o artilheiro do Coritiba no ano e pode ser o homem da frente na decisão do título do primeiro turno. A comissão técnica ainda não definiu o ataque alviverde para  confronto contra o Londrina, no domingo, mas o atleta é o favorito.

O motivo é a suspensão do centroavante Deivid, que foi expulso durante o clássico contra o Atlético-PR. Na última vez que Julio César ocupou a vaga , contra o Rio Branco-PR, o atacante balançou as redes quatro vezes. No Atletiba de domingo, ele entrou no segundo tempo e quase fez um golaço, quando aproveitou a saída atrasada do goleiro Santos. Julio deu toque por cobertura e quase comemorou o sexto gol no ano, se a zaga atleticana não tivesse tirado a bola em cima da linha (veja o vídeo acima).

- Estou feliz no Coritiba, estamos trabalhando e pensando em ajudar o clube. Se tudo der certo, vamos ser campeão do primeiro turno no domingo. Temos a semana toda para aguardar o que o Marquinhos vai decidir. Importante é que independente de quem vai atuar vai entrar e ajudar- disse o cauteloso aniversariante, que prefere esperar o aval do treinador Marquinhos Santos.

Coritiba e Londrina se enfrentam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Café. O Coxa é o atual líder do Campeonato Paranaense, com 24 pontos, um a mais que o Tubarão.

Julio César comemora o primeiro gol dele pelo Coritiba contra o Cianorte (Foto: Raphael Brauhardt / Divulgação Coritiba)Julio César comemora 33 anos de idade e bom momento (Foto: Raphael Brauhardt / Divulgação Coritiba)



Arnaldo: presidente da Comissão de Arbitragem pode ser demitido da CBF

A polêmica entrevista de Leonardo Aristeu Tavares ao jornal goiano "O Popular", publicada no último dia 20 de fevereiro, pode causar a demissão do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem. A informação é do comentarista Arnaldo Cezar Coelho, que afirma que o comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está avaliando o teor das declarações de Tavares.

- Essa entrevista já chegou à direção da CBF, que está averiguando este caso, que pode redundar até na demissão do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem - disse Arnaldo durante o .

Árbitro da final da Copa do Mundo de 82, Arnaldo disse ter confirmado o conteúdo das declarações e criticou a postura do chefe da arbitragem, que assumiu o cargo em agosto de 2012. Na entrevista, Tavares afirma que a ouvidoria de sua comissão tem recebido diversas denúncias de árbitros que estariam manipulando partidas de futebol no Brasil. O presidente afirmou que alguns dos denunciados continuam apitando, apesar de ter notificado o Ministério Público sobre os casos.

Aristeu Tavares, Marin e Edson Resende, CBF (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Aristeu Tavares (esquerda) ao lado do presidente
da CBF, José Maria Marin, e Edson Resende

- Se uma pessoa um pouco mais responsável dá uma entrevista dessa e depois nega a entrevista, eu não sei onde nós estamos em termos de arbitragem. Ainda mais (em uma área) que precisa de credibilidade. Essa entrevista não ajuda em nada ao futebol brasileiro. É lamentável que durante uma semana em que os árbitros vão se preparar em Goiás, vão fazer testes de avaliação física, o diretor de árbitros dê esse tipo de entrevista infeliz - afirmou Arnaldo.

A entrevista teria sido dada durante a presença dos árbitros em Goiás, na semana passada, para testes de avaliação física. A Comissão de Abitragem esteve presente no encontro. Após publicada a matéria, Tavares negou ter respondido no mesmo teor que foi apresentado pelo jornal.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Para comentarista, Série A perde credibilidade sem clássicos no fim

Com 11 votos a favor e oito contra, entre os 20 clubes da Série A, a tabela do Campeonato Brasileiro não terá mais clássicos rodadas na 19ª e na 38ª rodadas. Para o comentarista Diogo Olivier, da RBS TV, a medida é ruim para a competição, pois podem voltar as polêmicas sobre a escalação de equipes reservas nas rodadas finais do torneio.

- Eu ainda procuro uma explicação. Quando se instituíram os clássicos na ultima rodada, o objetivo era evitar times desinteressados na última rodada e isso acaba. Isso é a ponta mais suave, sem desconfiar de "entrega". Os clássicos entraram para acabar com isso. Quando é retirado, passa para o torcedor uma perda de credibilidade. Era uma sinalização de que a CBF se preocupava com a lisura do campeonato - disse, no desta terça.

Diogo Olivier lembrou que, em 2009 e em 2010, os campeões Flamengo e Fluminense tiveram seus caminhos "facilitados" porque outras equipes, que não lutavam pelo título ou contra o rebaixamento, escalaram jogadores reservas nas rodadas decisivas.

- Em 2010, o Fluminense enfrentou equipes reservas, foi campeão. O Corinthians reclamou, porque estava na cola. Em 2009, o Grêmio escalou os reservas na última rodada, contra o Flamengo, e o Internacional poderia ser campeão. Havia um motivo para os clássicos na última rodada.

Henrique e Liedson, Corinthians x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)Corinthians conquistou o título de 2011, em clássico contra o Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

No entanto, o correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, discorda e aprova o fim dos clássicos nas rodadas decisivas. Na sua opinião, jogos sem tanta tradição podem lotar e se tornar fundamentais, se decidirem títulos, vagas na Taça Libertadores ou a luta para não cair.

- Eu sempre achei a justificativa original deprimente. É uma inversão de valores absurda. Nem a torcida nem o próprio clube pode gostar mais da derrota do rival do que de sua vitória do seu time. É uma mentalidade muito pequena. Com os novos estádios, sediar dois clássicos ao mesmo tempo seria possível, mas não faz sentido econômico. Em 2010, o Fluminense foi campeão contra o Guarani, com estádio cheio. A situação do campeonato pode transformar um Fluminense x Guarani em jogo de casa cheia.

A medida durou por dois anos. Em 2011, o Corinthians conquistou o título, após empate por 0 a 0 com o Palmeiras. Em 2012, o Fluminense foi campeão antecipado e perdeu o clássico para o Vasco por 2 a 1 na rodada decisiva.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)