Coritiba viaja até o litoral paranaense para encarar
o Rio Branco-PR (Foto: Divulgação / Coritiba)
A cidade de Paranaguá entra na rota da disputa pelo título do primeiro turno no Campeonato Paranaense, ao sediar o duelo entre Coritiba e Rio Branco-PR no domingo. Apesar do dono da casa viver uma situação complicada, com apenas uma vitória, o Leão da Estradinha pode complicar o sonho alviverde de conquistar a fase. Já uma vitória coxa-branca dá mais tranquilidade para o Atletiba da próxima semana, além do duelo direto contra o Londrina na última rodada.
A partida será realizada às 16h (de Brasília), no Gigante do Itiberê, e pode receber um bom público visitante, por causa do bom momento do Coritiba. A proximidade com a capital também um fator que auxilia. Na disputa pela ponta, o Coxa vai entrar com força máxima, apostando no bom rendimento de Alex, Rafinha e companhia. Com 18 pontos, Coxa é perseguido de perto pelo Londrina (17), além da dupla JMalucelli e Paraná (16).
Já o Leão da Estradinha passa por uma situação complicada no ano do centenário. Uma temporada que foi planejada com muita expectativa, ainda não se concretizou. Além de perder nos últimos três jogos, o Rio Branco-PR só conseguiu vencer o lanterna Nacional-PR.
O árbitro da partida será Leonardo Sigari Zanon, que vai contar com o auxílio dos assistentes Henrique de Souza Santos e Júlio César de Souza. A RPC TV transmite a partida ao vivo para todo o estado. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os principais lances, com vídeos, através do Tempo Real.
Rio Branco-PR: o técnico Amauri Knevitz deve realizar duas mudanças no time .Regularizado, o atacante Rodrigo Jesus pode fazer sua estreia. O único desfalque é o lateral-esquerdo Fábio Alves, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Wagner deve ser o substituo. A provável escalação do Rio Branco-PR pode contar com Felipe; Caimmy, Valdir, Wladimir e Wagner; Duda, Rafael Muçamba, Renan Tavares e Diogo Fogliato; Marcelo Tamandaré e Rodrigo Jesus.
Coritiba: a fase do rodízio e experiências acabaram. A ideia da comissão técnica é colocar força máxima no final do turno, para garantir a primeira fase e uma vaga na final do Paranaense. O único desfalque do time é o atacante Deivid, que está suspenso. O provável substituto pode ser Julio César. A escalação coritibana deve ser formada por Vanderlei; Leandro Almeida, Pereira e Chico; Gil, Willian, Alex, Robinho e Patric; Rafinha e Julio César.
Rio Branco-PR: Fábio Alves, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Coritiba: Deivid, suspenso após ser expulso na vitória sobre o Toledo.
Rio Branco-PR: o atacante Marcelo Tamandaré, de 32 anos, é experiente e já passou por equipes como Vasco, Portuguesa, Fortaleza e América do México. Após passar a última temporada no JMalucelli, o atleta foi contratado no Rio Branco-PR e se tornou uma arma no ataque. No Paranaense, Tamandará já marcou dois gols.
Coritiba: o meia Robinho conquistou a confiança da comissão técnica, permaneceu no time titular e participou da vitória sobre o Toledo com um gol, uma assistência e boa movimentação. Além da importância dele na transição entre defesa e ataque, o atleta é o artilheiro da equipe, com três gols marcados.
Amauri Knevitz, técnico do Rio Branco-PR: “Tem um lado bom e já falei isso para os jogadores. O bom é ser o Coritiba, que a motivação é natural. Mesmo vindo de derrotas, a gente sabe que a dificuldade é maior, assim como a motivação. A gente também sabe que a repercussão de um bom resultado é maior.”.
Marquinhos Santos, técnico do Coritiba: “Há duas rodadas nós alcançamos a liderança e acabamos perdendo na rodada seguinte. Faltam três jogos para terminar o primeiro turno e que nós temos que ter sabedoria e jogar como líderes da competição.”.
* Coritiba e Rio Branco-PR se enfrentam pela 72ª vez na história do futebol. O Coxa leva ampla vantagem com 53 vitórias, 12 empates e seis derrotas.
* O Coritiba tem um tabu contra o Leão da Estradinha já somou 13 vitórias seguidas diante do Rio Branco e 24 confrontos seguidos sem perder. Ao todo, foram 178 gols marcados pelo time da capital.
A última vez que Coritiba e RIo Branco-PR se encontraram foi no segundo turno do Campeonato Paranaense do ano passado. O Coxa jogou na casa do adversário e venceu por 2 a 1, com gols dos zagueiros Emerson e Demerson, após dois cruzamentos do ex-meia Tcheco. Pelo Leão da Estradinha, o também zagueiro Bonfim descontou - que atualmente também está no elenco alviverde.
