domingo, 24 de fevereiro de 2013

Coxa vence o Atlético-PR por 2 a 1 e retoma liderança para a última rodada

O Coritiba venceu o Atlético-PR por 2 a 1, manteve a liderança do Campeonato Paranaense e conquistou a vantagem do empate na disputa pelo título da primeira fase. Além de se encaminhar com mais tranquilidade na briga, o Coxa manteve o tabu de cinco anos sem perder em casa para o maior rival. O zagueiro Pereira e o atacante Deivid foram os responsáveis pelos gols alviverdes. O atacante Taiberson fez o gol de honra do Furacão.

A decisão pela primeira vaga na grande final do Paranaense vai ficar para o próximo domingo, no Estádio do Café. Coxa e Tubarão se enfrentam, mas o time da capital está com a vantagem do empate. O Verdão tem 24 pontos, um a mais que o Londrina.

Já o Atlético-PR continua com a sua jornada irregular no início do Estadual. Com os mesmos 11 pontos, o Furacão está na sétima colocação. Na despedida do turno, o Rubro-Negro joga contra o Operário-PR no próximo domingo, às 15h40m (de Brasília), no Ecoestádio.

coritiba x atlético-pr no atletiba (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba Foot Ball Club)Coritiba fez o resultado no primeiro tempo do Atletiba (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba Foot Ball Club)

Coxa domina o jogo e abre vantagem

O primeiro tempo foi marcado pelo Coritiba comandando o jogo desde o seu início. Os jovens do Atlético-PR, que entrou em campo com a sua equipe Sub-23, a mesma que vem jogando durante todo o Paranaense, abdicaram do ataque e só entraram em campo com a proposta de se defender e aproveitar uma falha do Coxa que não aconteceu. O quadrado ofensivo entre Gil, Rafinha, Alex e Deivid funcionou bem, mas teve que superar o nervosismo antes de começar a criar boas chances.

Nas oportunidades em que o Furacão tentou sair, principalmente pelas laterais, faltou qualidade na ligação, com muitos passes errados e chutões para fora. Com a quantidade de erros atleticanos, o Coritiba começou a chegar mais perto do gol. Aos 19 minutos, quase que Leandro Almeida acertou um cabeceio, após cobrança de Alex.

A ansiedade acabou aos 26 minutos, quando o Coritiba achou seu caminho. Primeiro foi pelo alto, após mais uma cobrança de escanteio de Alex, o zagueiro Pereira apareceu na segunda trave para abrir o placar. Na sequência, Rafinha carregou a bola, tocou para Deivid só ter o trabalho de finalizar para o fundo da rede.

Com uma boa vantagem, a torcida do Coritiba se livrou da tensão e a festa começou nas arquibancadas. O primeiro coro foi "o freguês voltou", em relação ao tabu do Coxa, que não perde em casa para o rival desde 2008. Até sobrou um coro irônico para o presidente atleticano, com gritos de "Petraglia".

Mas não faltou uma dose de nervosismo em campo. O foco do problema foi uma dividida mais dura entre o goleiro Santos e o ala Gil, na entrada da área. Vários jogadores dos dois times trocaram insultos e bateram boca, mas o ápice foi uma troca de empurrões entre Deivid e Léo. O resultado foi a expulsão dos dois atletas. Para arrumar o esquema, o técnico Arthur Bernardes trocou o meia Harrison pelo volante Renato Vieira.

Atlético-PR melhora, se fecha, mas não diminui a vantagem

O técnico Marquinhos Santos esperou o intervalo para repor um centroavante na equipe. Após levar quatro pontos no joelho direito, Gil deixou o gramado para a entrada do atacante Julio César. O segundo tempo ainda foi marcado pela postura da equipe do Atlético-PR com um time mais adiantado. Em cinco minutos, o Furacão finalizou duas vezes e mais que todo o primeiro tempo inteiro.

O Furacão se fechou sem deixar espaço para as infiltrações do quarteto ofensivo do Coxa. Com uma linha de quatro defensiva, o Coritiba parou na muralha atleticana, dependendo de jogadas individuais. Só que na hora de atacar, o Atlético-PR continuou com os mesmos erros da etapa inicial.

As mudanças do decorrer do segundo tempo mostraram a mudança de atitude do Atlético-PR. O volante David Manteiga deixou o gramado para a entrada do atacante Taiberson. Na sequência, Diego Ivo foi substituído por Rafael. No Coxa, Rafinha e Alex deram lugar para Arthur e Lincoln.

O Atlético-PR foi premiado pelo esforço de alguns jogadores e, principalmente de Taiberson, que fez um belo gol em jogada individual aos 43 minutos, invadindo a área do Coxa e batendo cruzado para marcar o seu, que colocou um pouco de água no chopp da torcida coxa-branca, que agora briga pela título em Londrina.