O técnico Marquinhos Santos enfrenta o primeiro Atletiba no comando de um time profissional, mas não faltará experiência quando o assunto é o duelo entre os dois rivais. O atual treinador alviverde já comandou as duas categorias de base e encarou vários clássicos com os jovens jogadores.
A primeira experiência de Marquinhos Santos no comando do time foi no Atlético-PR, quando ele assumiu a equipe sub-15. Na sequência, se tornou o coordenador da base, mas se transferiu para o rival Coritiba. De 2009 até 2012, atuou na revelação de vários nomes e se acostumou com a ansiedade pré-Atletiba, mesmo entre os mais jogadores novos.
Marquinhos Santos já passou pela base do Atlético-PR e Coxa (Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estado)
- Já tive uma passagem vitoriosa pela categoria de base do Atlético-PR, com conquistas e muitos atletas sendo revelados. Muitos jogando. Desse elenco tem alguns que eu aprovei no sub-15 da época e passou por todo o processo - disse.
O fato dele conhecer vários atletas que atualmente estão na equipe rubro-negra, como o goleiro Santos e o lateral-esquerdo Héracles, não é visto como uma vantagem. Marquinhos diz que o momento é outro, além de não ter como tirar vantagem dentro do esquema tático da equipe rival.
- Em um clássico, acho que não tem um peso grande. Se tratando de clássico que pode definir um turno, não tem tanta valor conhecer eles. É outro momento, trata-se de outra equipe. Claro que a característica de um jogador não muda, mas na questão tática, evolução e maturação não tem tanta relevância em conhecer.
Do mesmo jeito que ele não leva em conta o conhecimento da jovem equipe do Furacão, ele não se preocupa com as informações sigilosas no CT do Caju. Mesmo assim, o auxiliar técnico Edson Borges assistiu a vitória do Atlético-PR sobre o JMalucelli, na semana passada, para buscar informações.
- Nós estamos preocupados em mostrar o nosso trabalho. Tem o outro lado, é um clássico, mas parte do príncipio da continuidade de evolução da nossa equipe. A informação é válida quando chega com antecedência, mas temos que nos preocupar com o time que está aqui.
Coritiba e Atlético-PR se enfrentam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Couto Pereira.
