sábado, 23 de fevereiro de 2013

Alex controla a ansiedade e conta o segredo para o Atletiba: 'equilíbrio'

Alex durante o treino do Coritiba (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Alex quer equilíbrio e atenção nos detalhes
(Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)

O meia Alex é o principal porta-voz do Coritiba com os mais jovens do elenco. E partiu dele a principal palavra para o Atletiba de domingo: equilíbrio. O duelo é importante para o Coxa, que pode encaminhar o título do primeiro turno ou perder a dianteira na briga com o Londrina e Paraná.

Para Alex, o clima na cidade muda durante os dias que antecedem o principal clássico do estado. Para não se deixar influenciar com a expectativa em cima do grupo, ele sugere calma e concentração.

- A cidade muda. Você vai levar o seu filho na escola, o porteiro da escola comenta alguma coisa. Você vai no posto de gasolina, o frentista comenta algo. Em qualquer lugar que você anda só se fala na partida. Mesmo estando acostumado e já disputando o próprio Atletiba e outros clássicos, a gente sabe que é uma situação diferente.

A dica para manter a atenção serve para a partida, em que ele não fugiu do clichê de que os detalhes fazem a diferença. Alex tem experiência para falar, após disputar 12 Atletibas e marcar duas vezes contra o maior rival.

- O mais importante é o equilíbrio. Equilíbrio para trabalhar. Equilíbrio para manter a ansiedade no lugar e no jogo se manter o mais equilibrado possível, para que nos detalhes que surgirem seja ao nosso favor.

Nem mesmo a vantagem do Coritiba no Campeonato Paranaense é usado como trunfo. O Coxa é o atual líder, enquanto o Atlético-PR ocupa somente a sétima posição. Mas, para Alex, o que vale é a história de 80 anos de confronto.

- Tudo isso é um mês. O Atletiba tem mais de 80 anos. Realmente, até parece que é um discurso meio decorado, mas quando entra Atlético-PR e Coritiba para disputar um jogo, o que foi feito antes fica para trás. Aqueles 90 minutos são decididos em cima de detalhes.

Coritiba e Atlético-PR se enfrentam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Couto Pereira.