O Londrina pode conquistar, com uma vitória sobre o Coritiba, quatro objetivos: o título do primeiro turno, um lugar na final do Campeonato Paranaense, a classificação para Copa do Brasil de 2014 e também uma das duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2013.
O regulamento do estadual prevê que o melhor time na classificação geral (sem considerar Atlético-PR, Coritiba e Paraná Clube) dispute as competições nacionais. Porém, com os três pontos no jogo de domingo, o Tubarão venceria o turno e seria, pelo menos, vice-campeão paranaense. Ou seja, ele já garantiria vaga na Série D. Para ir também para a Copa do Brasil, o Londrina precisaria ser campeão estadual ou torcer para que outro time do interior não chegue à decisão.
- Se o Londrina for campeão do primeiro turno, ele garante vaga na Série D. Ele também fica perto da classificação para a Copa do Brasil. A única exceção é se outro time do interior for campeão do returno e ganhar do Londrina na decisão. Aí a vaga na Copa do Brasil ficaria com o outro clube - explica o vice-presidente da FPF (Federação Paranaense de Futebol), Amilton Stival.
Londrina pode garantir vaga na Série D e ficar perto da Copa do Brasil (Foto: Fernando Freire)
Copa do Brasil e Série D
Os clubes paranaenses têm direito a quatro vagas na Copa do Brasil. Em 2013, por exemplo, Atlético-PR, Coritiba, Paraná Clube e Arapongas vão disputar a competição. Para o próximo ano, Furacão, Coxa e Tricolor têm classificação garantida pelo ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O melhor time do interior conquista a outra vaga.
Já na Série D, o estado conta com duas vagas. No ano passado, Arapongas e Cianorte foram os representantes paranaenses. Para 2013, a ideia da CBF era organizar o campeonato com 32 clubes - o Leão do Vale teria direito a uma vaga por ter sido o quinto colocado na última edição. A Confederação, porém, pode manter o formato com 40 times. O Cianorte não teria a classificação garantida para a Série D, e as duas vagas ficariam com os melhores colocados no Campeonato Paranaense.
