O Coritiba escapou de perder a invencibilidade no ano, virou o jogo, mas não evitou o empate com o Paranavaí por 2 a 2. A partida foi disputada no interior do estado, no Estádio Waldomiro Wagner, e colocou frente a frente dois times que estavam ansiosos pela primeira vitória no turno.
O valente Vermelhinho entrou com um esquema tático organizado e saiu na frente com o atacante Felipe Rafael. Na etapa final, o Coxa conseguiu a reação, dominou a posse de bola e o meia Alex virou para a equipe da capital. Mas a entrega da equipe do interior foi premiada com o gol do volante Celinho, que deixou tudo igual.
Com o empate, os times seguem sem vencer na segunda fase. O Coritiba ficou com dois pontos em duas partidas, caindo para a sétima colocação. Já o Paranavaí conquistou o primeiro ponto e sobe para a décima posição. Na classificação geral, o Vermelhinho briga para fugir da zona de rebaixamento, na oitava posição, com 14 pontos.
As duas equipes voltam a jogar pela terceira rodada do returno do Campeonato Paranaense no próximo final de semana. O primeiro time a entrar em campo é o Coritiba, que no sábado joga contra o Cianorte, em casa, às 16h (de Brasília). O Paranavaí enfrenta o Operário-PR no domingo, às 16h, no Estádio Germano Krüger.
Alex fez os dois gols, mas não foi suficiente para vitória (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba Foot Ball Club)
Com tática certa, Paranavaí consegue surpreender o campeão Coritiba
O primeiro tempo começou movimentado em campo e castigado pela fina chuva, que insistiu em cair no noroeste do estado. O Paranavaí enfrentou o Coxa de igual para igual, com uma tática inteligente. O ACP montou um time bem fechado na defesa, com duas linhas de quatro jogadores bem compactas, mas sem perder velocidade nas saídas de bola. Apesar de ter somente um meia de origem, o Vermelhinho contou com o apoio dos volantes nas investidas. Com o esquema funcionando, a equipe deu trabalho para a defesa alviverde e para o goleiro Vanderlei, principalmente nas bolas áreas.
O Coritiba não conseguiu aproveitar os espaços que o Vermelhinho ofereceu, quando descia ao ataque. Com uma marcação bem orientada no meio da defesa do Paranavaí, as jogadas laterais do Coxa não funcionaram, principalmente pela falta de apoio de Patric na direita. Os principais lance de perigo foram chutes de fora da área, protagonizados por Lincoln, Julio César e Rafinha.
O prêmio pela insistência e boa construção tática do Paranavaí aconteceu no final do primeiro tempo. Após uma sequência de falhas no meio-campo do Coxa, o Vermelhinho aproveitou o erro para um ataque mortal. O lateral Wesley carregou pela esquerda e cruzou no pé do atacante Felipe Rafael, que completou para o fundo da rede. 1 a 0 para o Paranavaí.
Coxa se arruma e Alex vira, mas Paranavaí garante o empate
Após sair bem chateado no final da etapa inicial, o técnico Marquinhos Santos tentou uma nova alternativa para furar o esquema do Paranavaí. O meia Rafinha foi deslocado para a direita, enquanto o zagueiro Luccas Claro entrou na vaga de Patrick. Com as mudanças, o Coritiba retornou para a formação tática 3-5-2. O Coxa dominou a posse de bola, rondando a área do Vermelhinho, que se fechou na defesa.
Quando o Verdão conseguiu finalizar, o bom posicionamento de Naldo foi o destaque. A primeira alteração do ACP foi a saída do lateral Marcelo para a entrada de Esdras. No Coxa, a estratégia foi liberar a ala da esquerda, com a entrada do meia Geraldo na vaga do lateral Eltinho. Aos 18 minutos, as duas equipes tiveram duas chances bem claras. Primeiro, Robinho arriscou o chute de fora da área. Naldo fez uma defesa difícil e a bola ainda raspou no travessão. Na sequência, Felipe Rafael desceu com velocidade, se livrou do marcador, mas finalizou muito mal.
Para conseguir furar o bom jogo do arqueiro Naldo, brilhou a estrela do craque Alex, que conduziu a virada alviverde em sete minutos. No primeiro gol, o oportunismo do camisa 10 foi brindado com a sorte. Após Geraldo cruzar na área, Alex dominou e contou com o desvio da zaga. Com 30 minutos, Alex cobrou falta de fora da área e colocou a bola exatamente no ângulo esquerdo, sem chances para Naldo espalmar.
Só que o Paranavaí não se entregou. Apesar de não conseguir repetir o mesmo desempenho tático do primeiro tempo, a busca pela recuperação foi premiada com um gol do volante Celinho. Jogo disputado até os minutos finais, que terminou empatado. Resultado ruim para as duas equipes, que seguem sem vencer no returno do Paranaense.
