sexta-feira, 15 de março de 2013

Marquinhos Santos admite que o Coritiba rende mais no esquema 3-5-2

Marquinhos Santos orienta o time do Coritiba antes do jogo contra o Operário-PR (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Marquinhos quebra a cabeça em busca do melhor
sistema (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)

O técnico Marquinhos Santos bem que tentou retornar o Coritiba ao esquema original, com quatro defensores atrás e variando entre o 4-4-2 para o 4-3-3 contra o Paranavaí. Mas sem apoio pelas laterais e jogadas muito centralizadas, a equipe não conseguiu um bom rendimento e tomou um gol. A solução foi retomar a tática com os alas mais livres nos lados e colocar mais um zagueiro.

Com o time montado no 3-5-2, a equipe conseguiu dominar o meio-campo, fluiu melhor as jogadas de ataque, principalmente com meias-atacantes caindo nas laterais, como Rafinha e Geraldo. O primeiro gol alviverde saiu da jogada do meia angolano na esquerda, que cruzou para Alex balançar as redes.

Em entrevista coletiva, o técnico Marquinhos Santos admitiu que, no atual momento, o grupo consegue um rendimento melhor no 3-5-2. A intenção inicial da comissão técnica era colocar a equipe no 4-3-1-2 para dar mais entrosamento, prevendo que esse é o esquema que será utilizado no restante do ano. 

- Não podemos ficar preso apenas ao sistema 3-5-2 ou 4-3-3. É muito perigoso pensar em uma situação de sequência de Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Mas hoje (o 3-5-2) é o sistema que a equipe tem um melhor aproveitamento.

O argumento do treinador coritibano é que o momento propicia um melhor trabalho com três zagueiros, mas muitos atletas estão retornando do departamento médico e eles contam com uma característica para atuar com as linhas de quatro. Os casos mais especiais são dos laterais Victor Ferraz e Dênis.

- Mas tem que ser trabalhado outros sistemas, pois ainda temos seis jogadores foras e que estão retornando do departamento médico. As características dos jogadores que estão retornando não compartilham muito com o sistema 3-5-2. Por isso existem essas situações trabalhadas, para quando esses atletas retornarem - concluiu.

O Coritiba aproveita a sexta-feira para se preparar e realizar o único treino tático antes do jogo contra o Cianorte, no sábado às 16h (de Brasília), no Estádio Couto Pereira.