domingo, 3 de março de 2013

Com casa cheia, Marquinhos Santos elogia 'frieza e eficácia' do Coritiba

O Coritiba tinha uma missão: suportar a pressão do Londrina e não perder em um Estádio do Café completamente lotado, com público pagante de 29.116 e público total de 30.098 presentes. Cumpriu o objetivo e mais: venceu por 1 a 0, com gol do meia Alex, e garantiu o título do primeiro turno do Campeonato Paranaense. O motivo para o sucesso do Verdão? Segundo Marquinhos Santos, a frieza e a eficácia.

Em entrevista coletiva após o jogo, o comandante alviverde comentou sobre a pressão do Tubarão no começo do jogo, mas destacou a mudança de postura da equipe na etapa final. Marquinhos Santos também citou a "fórmula do sucesso" da times campeões:

- Tivemos que conter o ímpeto do Londrina, o que é normal. Uma equipe jogando em casa, precisando do resultado. Sabemos que eles teriam essa postura. Nós perdemos um pouco o meio, tínhamos que ajustar a transição do meio para o ataque, ter mais velocidade. No segundo tempo, foi isso. Acho que o Coritiba está aprendendo a ser um time eficaz e está descobrindo a fórmula para grandes conquistas. Se você pegar a fórmula de equipes que tiveram conquistas a nível nacional e internacional, foram equipes eficazes e frias. O Coritiba está aprendendo a trabalhar assim.  Está sendo uma equipe fria e eficaz.

Marquinhos Santos garante que o título do primeiro turno e a consequente classificação para a final do Campeonato Paranaense foram planejados. O técnico coxa-branca elogiou o planejamento do Coritiba, que começou a competição com um time sub-23 e foi colocando os titulares aos poucos. Assim, o Coritiba terminou o estadual com 27 pontos em 11 jogos, sendo oito vitórias e três empates.

- Foi uma conquista planejada. Um trabalho onde o grupo, a instituição vêm mostrando que o planejamento ao longo desses três anos tem tido resultado positivo. Aquilo que nós traçamos durante a pré-temporada foi minuciosamente cumprido. Futebol está deixando de trabalhar com empirismo, para trabalhar um pouco com a ciência.

O Coritiba volta a campo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília) - ele recebe o Operário-PR no Estádio Couto Pereira, na abertura do returno. Com o título do turno, o Verdão garante o título antecipado se vencer também o segundo turno.

Eltinho durante a vitória do Coritiba sobre o Londrina (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Coritiba consegue superar a presão de um Estádio do Café lotado (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)