domingo, 3 de março de 2013

Com melhor ataque x melhor defesa, Londrina e Coritiba decidem o turno

montagem técnicos Claudio Tencati e Marquinhos Santos Londrina x Coritiba (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Velhos conhecidos, Claudio Tencati e Marquinhos
Santos se reencontram (Foto: Editoria de Arte)

O Campeonato Paranaense é disputado em dois turnos, e só depois os clubes disputam uma final. Os deuses do futebol, porém, criaram uma "decisão do primeiro turno". Coritiba e Londrina chegaram à última rodada colados na tabela de classificação. O Verdão é o líder, com 24 pontos. O Tubarão, vice-líder, com 23. Ou seja, quem vencer o duelo deste domingo, às 16h (horário de Brasíia), sai do Estádio do Café como campeão do turno.

A partida marca o duelo entre o melhor ataque e a melhor defesa da competição. O time comandado por Claudio Tencati tem 25 gols marcados, e o Coxa, apenas quatro gols sofridos. Além do título do turno, os clubes ainda brigam pela artilharia do estadual. Celsinho, do Londrina, é o goleador, com sete gols. Neílson, também do LEC, e o coxa-branca Júlio César vêm logo atrás, com cinco gols.

E o Londrina pode conquistar outro objetivo neste domingo. O time alviceleste garante classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2013 se vencer. Ele também fica perto da vaga na Copa do Brasil de 2014. Para confirmar a classificação, ele precisaria conquistar o título estadual ou torcer para que outro time do interior não chegasse à final.

Para o jogo, tanto Claudio Tencati quanto Marquinhos Santos fazem mistério. O Londrina tem apenas um desfalque: o lateral-esquerdo Wendel, suspenso. Sílvio deve ocupar o setor, com a entrada de Diogo Roque no meio-campo. Os dois técnicos devem revelar o time apenas minutos antes da decisão.

A partida terá arbitragem de Felipe Gomes da Silva. Ele já tinha apitado a vitória do JMalucelli sobre Arapongas, o empate entre Paraná e Coritiba e a vitória do Londrina contra o Operário-PR. Ele será auxiliado por Moisés Aparecido de Souza e Adair Carlos Mondini.

A RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, transmite a partida para o estado. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos dos principais lances, a partir de 15h30m.

header as escalações 2

Londrina: Claudio Tencati faz mistério. Ele tem um desfalque para o duelo: o lateral-esquerdo Wendel, suspenso. Sívio e Serginho Paulista disputam a camisa 6. Na frente, Alexandre Oliveira, Wéverton e Neílson disputam duas posições. Os dois últimos são favoritos. A escalação: Danilo; Maicon, Dirceu, Gilvan e Serginho Paulista (Sílvio); Sílvio, Bruno, Germano e Celsinho; Wéverton (Alexandre Oliveira) e Neílson.

Coritiba: a principal surpresa pode ser a presença do meia Rafinha, que não treinou a semana inteira, mas viajou com o grupo. Sem Gil na direita e Deivid no ataque, Julio César será o homem da frente. Nas laterais, Patric retorna para a direita e Eltinho fica na esquerda. A provável equipe deve ser formada por Vanderlei; Leandro Almeida, Pereira e Chico; Patric, Willian, Robinho, Alex e Eltinho; Rafinha (Arthur) e Deivid.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Londrina: o lateral-esquerdo Wendel, advertido com o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o JMalucelli, é o único desfalque.

Coritiba: o volante Gil levou qautro pontos no joelho direito e não se recuperou a tempo. O atacante Deivid está suspenso, após ser expulso contra o Atletiba.

header fique de olho 2

Londrina: no atacante Neílson. Autor dos gols da vitória sobre o JMalucelli, ele tenta balançar as redes também contra o Coritiba. Aos 25 anos, o jogador tem passagem porCianorte, Nacional-PR, Mirassol, Chapecoense, Avaí e Caxias.

Coritiba: no atacante Julio César. Será o primeiro jogo dele, após marcar quatro gols em uma só partida, ele terá uma nova chance - justamente em decisão.

header o que eles disseram

Claudio Tencati, técnico do Londrina: "Faz parte do treino e do jogo. O Coritiba tem esse recurso. Fez vários gols, inclusive no Atletiba, com cobrança de escanteio cobrado pelo Alex, e o Pereira fazendo o gol. Então, eles têm pontos fortes. Nós também temos. São alternativas que os times têm. São fatores do jogo".

Marquinhos Santos, do Coritiba: "Acho que são dados que ficam para o lado de fora do campo. A partir do momento que o árbitro inicia a partida, tudo isso não tem mais validade. O trabalho tem sido bom e a gente pretende dar manutenção a esses números.".

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Londrina e Coritiba já decidiram o Campeonato Paranaense duas vezes. Na primeira, em 1959, os coxas-brancas levaram a melhor: venceram por 3 a 0 no então Belfort Duarte e por 2 a 1 no Vitorino Gonçalves Dias, o VGD. Três anos depois, o troco: os visitantes ganharam do Coxa por 4 a 2 na capital e levantaram a taça.

* Enquanto o Londrina tem o melhor ataque do Campeonato Paranaense, com 25 gols, o Coritiba é o segundo colocado no quesito, com 22. Por outro lado, enquanto o time comandado por Marquinhos Santos tem a melhor defesa, com quatro gols, o Tubarão aparece logo atrás, com sete - empatado com o Paraná Clube.

* O Londrina está invicto como mandante no Campeonato Paranaense. Ele tem quatro vitórias (sobre Toledo, Nacional-PR, Atlético-PR e Paranavaí), além de um empate (com o Arapongas). E o Coritiba está invicto em 2013. Fora de casa, ele tem duas vitórias (sobre Cianorte e Rio Branco-PR) e três empates (com Operário-PR, Paraná Clube e Arapongas)

header último confronto v2

No último confronto entre os clubes, vitória alviverde e muita polêmica. Os comandados de Marcelo Oliveira venceram por 1 a 0, com gol do atacante Roberto aos cinco minutos do segundo tempo. O Tubarão teve um gol olímpico marcado pelo lateral-direito Ayrton e anulado pela arbitragem. Os jogadores protestaram bastante.