domingo, 3 de março de 2013

Melhor do estadual, defesa do Coxa fica 'intacta' pela sétima vez

O Coritiba teve trabalho com o ataque do Londrina na tarde deste domingo. Neílson acertou o travessão, Gilvan cabeceou rente à trave, Bruno tentou de longe, Wendel ficou no quase... Porém, a melhor defesa do Campeonato Paranaense conseguiu conter o ímpeto do Tubarão no Estádio do Café, não sofreu gol e foi decisiva para a vitória por 1 a 0 e para o consequente título do primeiro turno.

Com isso, o Coritiba amplia para sete o número de partidas sem sofrer gol no Campeonato Paranaense. A defesa alviverde só tinha vazado na vitória por 4 a 1 sobre o Paranavaí, no empate em 1 a 1 com o Arapongas, na vitória por 3 a 1 sobre o Toledo e, por fim, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR. A segunda melhor defesa do estadual, por exemplo, sofreu o dobro de gols. Londrina e Paraná Clube levaram oito gols cada.

Na tarde deste domingo, o goleiro Vanderlei, titular em 10 dos 11 jogos do campeonato, salvou o Coritiba no chute rasteiro do lateral-direito Maicon e na finalização de longe do volante Germano. O trio defensivo, formado por Leandro Almeida, Pereira e Chico, conseguiu parar Celsinho, Wéverton, Neílson e companhia.

Em entrevista coletiva pós-jogo, Marquinhos Santos elogiou o setor, mas destacou a participação dos jogadores de ataque. Único atacante, Julio Cesar marcava a saída de bola do Londrina. Os meias Robinho, Alex e Rafinha voltavam para o próprio campo para ajudar na marcação. Motivo de elogios do comandante alviverde:

- Quando nós falamos de sistema defensivo, ele inicia lá na frente, com a marcação dos atacantes vindo atrapalhar atrás do meio-campo, muitas vezes para trás da linha da bola, recompondo a extensão ataque-defesa. O Londrina, do meu ponto de vista, não teve uma hegemonia toda. O primeiro tempo, sim, teve mais posse de bola. Mas, em números de oportunidades, foi igual - avaliou o técnico Marquinhos Santos.

O Coritiba volta a campo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília) - ele recebe o Operário-PR no Estádio Couto Pereira, na abertura do returno.

Chico e Pereira, do Coritiba, com Weverton, do Londrina (Foto: Fernando Araújo)Junto com Leandro Almeida, Chico e Pereira formaram o trio de zaga do Coxa (Foto: Fernando Araújo)